TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçao

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 10

Sistema de Processamento de Transação (SPT) e Sistemas de Apoio a Decisão (SAD)

1 - Introdução

        O processo inicial de informatização de qualquer tipo de organização tem como fundamento principal a implementação de sistemas com finalidades operacionais, ou seja, que iniciam e controlam o processo de entrada e armazenamento de informações. (FALSARELA).

        Um sistema de processamento de transações é um sistema que executa e registra transações rotineiras diárias necessárias para a condução dos negócios de uma organização. A automatização destes processos através de sistemas trazem inúmeros benefícios tais como agilizar e otimizar as rotinas operacionais, obtenção de maior gama de informações e agilidade na obtenção de dados (BAZZOTTI). Este tipo de sistemas denomina-se SPT, ou sistemas de processamento de transações.

        A informação é um recurso o qual no mundo contemporâneo é valioso e crucial para os negócios da empresa e através dela que é possível obter melhor suporte ao processo decisório. Baseando-se neste cenário é onde entra o SAD (Sistema de Apoio a Decisão), o qual é um conjunto de informações, pessoas, procedimentos, softwares, banco de dados e dispositivos que são utilizados para tomadas de decisões específicas de problemas. Os sistemas de suporte a decisão oferecem o potencial de gerar maiores lucros, menores custos e melhores produtos e serviços (MARTINS,2005).

        

2- Sistema de Processamento de Transações (SPT)

2.1- Métodos de Processamento de Transações

        No início dos sistemas de processamento de transações, eram feitas atualizações da base de dados através de lotes chamados "batches", onde ao ser realizada uma entrada de dados, o processamento da transação era de uma entrada anterior, ou seja, não funcionava em tempo real. A exemplo disto temos os bancos antigamente, onde as transações eram finalizadas no final do período (STAIR, RALPH M.).

        Com a evolução tecnológica, novos métodos surgiram a fim de otimizar o que já era útil. Surge então o processamento de transação on-line, cujo envolve a realização completa das transações no ato da entrada, ou seja, em tempo real, como exemplo nos sistemas aéreos, onde através de vários terminais conectados é disponibilizada a informação desejada no ato da entrada da mesma (STAIR, RALPH M.).

2.2- Principais Objetivos e Características do SPT

  • Processar os dados gerados pelas transações: capturar, processar e armazenar e disponibilizar informações em relação às atividades rotineiras das organizações.
  • Manter alto grau de precisão: verificar tanto por pessoas quanto por sistemas os dados a serem registrados a fim de garantir a real situação do negócio inibindo erros de processamento.
  • Assegurar a integridade dos dados armazenados com informações precisas e atualizadas.
  • Produzir documentos e relatórios de modo ágil e aumento da produtividade e eficiência do trabalho (STAIR, RALPH M.).

*OBS: Na escolha do SPT, a empresa deve levar em consideração quais objetivos do sistema em termo de custos e recursos oferecidos pelo mesmo de acordo com  as necessidades da empresa a fim de atingir suas metas (STAIR, RALPH M.).

2.3- Principais Aplicações do SPT

 Compras: facilita o processo de compras através da coleta de informações das compras realizadas, direcionando como exemplo, qual menor tempo de entrega ou qual fornecedor praticou os melhores preços (STAIR, RALPH M.).

Recebimento: registro de recebimento dos itens, onde é feita conferência e notificação de chegada ao departamento de compra (STAIR, RALPH M.).

Expedição: controle do fluxo de saída dos itens dentro do estoque, gerando informações de logística com a finalidade de otimizar e dar inicio ao processo de envio de produtos aos clientes (STAIR, RALPH M.).

Controle de estoques: através respectivamente do pedido de compra realizado,e recebimento,  inicia-se o processo de controle de estoques, com a confirmação de recebimento e entrada dos itens pertinentes do pedido (STAIR, RALPH M.).

Fatura: gera e otimiza o faturamento de itens que são adquiridos pelos clientes, onde por exemplo é aplicado descontos em produtos baseando-se no histórico de compras do cliente (STAIR, RALPH M.).

Contas a Receber: realização de cobranças as quais podem conter (conforme histórico de informações armazenadas) descontos e outros valores e informações a serem acrescentadas nos recebimentos (STAIR, RALPH M.).

Contas a Pagar: tem como objetivo principal otimizar de fluxo de caixa afim de gerar maior lucratividade e melhoria nos resultados das empresas (STAIR, RALPH M.).

Contabilidade: geralmente utilizados por gerentes operacionais contábeis e financeiros a fim de monitorar a lucratividade e gerenciar o fluxo de caixa das empresas (STAIR, RALPH M.).

3- Sistema de Apoio à Decisão (SAD)

        Os primeiros Sistemas de Apoio à Decisão (SAD), que também são conhecidos como "Decision Support Systems" (DSS), surgiram nos anos 60 e 70, para dar suporte aos gerentes na solução de problemas gerenciais. O aparecimento dos SAD foi resultado de vários fatores, dentre os quais se salientam a evolução tecnológica ao nível do hardware e do software, os avanços através de investigação nas principais universidades, uma crescente preocupação com  o processo de tomada de decisão, um crescente ambiente econômico e um aumento da competitividade.  O grande problema, naquele período, era que as bases de dados dos sistemas não possuíam a arquitetura necessária para a realização de pesquisas típicas de Sistemas de Apoio à Decisão e, devido à falta de dados históricos, existia muita dificuldade para a criação de relatórios e para se realizar as análises necessárias ao gerenciamento dos negócios (MARTINS,2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com