TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçao

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade para complementar a nota de NP1 – Geopolitica, Integração e Regionalização

  1. Discorra sobre a Nova Ordem Mundial, criada no pós guerra e o papel das Organizações Internacionais nesse processo.

NOVA ORDEM MUNDIAL

A Nova Ordem Mundial ou Nova Ordem Geopolítica Mundial, que significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria. Com a queda do muro de Berlim, em 1989, e o esfacelamento da União Soviético, em 1991, o mundo se viu diante de uma nova configuração política. A soberania dos Estados Unidos e do capitalismo se estendeu por praticamente todo o mundo e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se consolidou como o maior e mais poderoso tratado militar internacional. O planeta, que antes se encontrava na denominada “Ordem Bipolar” da Guerra Fria, passou a buscar um novo termo para designar o novo plano político.

A primeira expressão que poder ser designada para definir a Nova Ordem Mundial é aunipolaridade, uma vez que, sob o ponto de vista militar, os EUA se tornaram soberanos diante da impossibilidade da qualquer outro país rivalizar com os norte-americanos nesse quesito. A segunda expressão utilizada é amultipolaridade, pois, após o terminio da Guerra Fria, o poderio militar não era mais o critério principal a ser estabelecido para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional, mas sim o poderio econômico. Nesse plano, novas frentes emergiram para rivalizar com os EUA, a saber: Japão e a União Europeia, em um primeiro momento, sobretudo a partir do final da década de 2000.

Por fim, temos uma terceira proposta, mais consensual: a unimultipolaridade. Tal expressão é utilizada para designar o duplo caráter da ordem de poder global: “uni” para designar a supremacia militar e politica dos EUA e “multi” para designar os múltiplos centros de poder econômico.

As organizações internacionais, quer sejam de caráter geral ou especifico, quer tenham objetivos econômicos, sociais, ambientais ou militares, contribuem de forma positiva para o fortalecimento da paz, uma vez que estabelecem relações amigáveis/de interesse entre os estados, tomando desta forma o conflito armado entre membros menos prováveis. No entanto, de momento iremos debruçar-nos estritamente sobre as organizações internacionais com repercussão no campo militar, ou seja, que têm um envolvimento direto na manutenção da paz.

  1. Classifique os atores internacionais de acordo com as ferramentas jurídicas do Direito Internacional.

RESPOSTA – de acordo com as duas ferramentas jurídica direito internacional é classificado em:

 Atores públicos que são os que celebram tratados internacionais.

 Atores privados que são os que não celebram os contratos internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com