TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçao mercadologica na administração

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.464 Palavras (18 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - CEAD

ADMINISTRAÇÃO – ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

FERNANDA DA CONCEIÇÃO                                        337486

SARA COSTA DE SOUSA                                                340374

GIANA EMANUELLA ALVES CARVALHO                 340370

MAIARA RIBEIRO PEREIRA MILHOMEM                  304083

PLANO DE MARKETING

PROFA. MSC FABIANA BIAZETTO

TUTOR RODRIGO DELMINDO MARTINS

GRAJAÚ-MA

2014

[pic 2]

        ATPS DE ADMINSTRAÇÃO MERCADOLOGICA

ATPS de Administração Mercadológica apresentada ao curso de Administração do Centro de Educação à Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP para obtenção de nota parcial para o 2 bimestre do 7 período de Administração.

GRAJAÚ-MA

2014

Sumário

INTRODUÇÃO.........................................................................................................................................1

DESENVOLVIMENTO..............................................................................................................................13

CONCLUSÃO............................................................................................................................................1

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................................................1

                

INTRODUÇÃO

O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele é possível definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade. Conhecendo o mercado é possível traçar o perfil do consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços adequados ao mercado do setor, isto é, ações necessárias para a satisfação dos clientes e o sucesso do negócio.

ETAPA 1

A empresa escolhida para elaborarmos o plano de marketing denomina- se R. Bandeira Loiola, uma organização de pequeno porte, localizada na Praça Raimundo Simas, 61; no Centro da cidade de Grajaú-MA, atua no ramo de calçados e acessórios esportivos, comercializa calçados masculinos e femininos, adulto e infantil, além de meias, malas, bolsas, bolas, troféus e acessórios em geral. A missão da empresa é garantir a satisfação dos clientes proporcionando conforto, confiabilidade e qualidade, gerando emprego com dignidade e capacitando continuamente seus colaboradores. Os valores são:

  • Ética e transparência nos negócios.
  • Respeito e lealdade a clientes e colaboradores.
  • Respeitar compromissos, prazos, horários e normas da empresa agindo com comprometimento.

O contato foi feito através do senhor Raimundo Nonato Bandeira Loiola, proprietário da empresa.

O Marketing é um fator essencial nas empresas seja ela de pequeno, médio ou grande porte, diante da grandiosidade da concorrência no século XXI, é necessário investir em um plano de Marketing eficaz, a fim de divulgar os produtos comercializados, oferecendo preço acessível a todas as classes sociais, diversidades de produtos com qualidade, atendendo as necessidades dos clientes e o satisfazendo com o objetivo de fidelizá-los.

Para se tornar competitiva e forte no mercado a empresa não basta divulgar seus produtos, ela deve ter um diferencial, algo que a destaque no meio dos demais, deve ter um motivo pelo qual os clientes prefiram comprar nesta determinada empresa e não na concorrente.

As empresas devem repensar seus conceitos e se adaptar as novas estratégias de marketing e administração. É preciso desenvolver oportunidades de mercado, ajustar os objetivos e recursos da empresa. Deve-se dar ênfase nos desejos dos compradores e oferecer a eles o que eles realmente desejam. É extremamente importante fazer uma pesquisa de mercado para conhecer o perfil dos consumidores e atender à demanda.

Os profissionais de marketing são responsáveis por identificar mudanças macroambientais, principalmente as oportunidades e ameaças. As empresas necessitam de um Sistema de principalmente as oportunidades e ameaças. As empresas necessitam de um Sistema de Informação de Marketing (SIM) para obter as informações necessárias e distribui-las no momento certo. A pesquisa de Marketing é essencial para a tomada de decisão bem sucedida.

Entender o comportamento dos consumidores é uma tarefa difícil, e o Marketing deve atender as necessidades e desejos desses consumidores. É preciso estudar o perfil do seu público-alvo e identificar como esse público seleciona, compra, utiliza e descarta os produtos e serviços.

É essencial o domínio sobre a concorrência, para isso identificar os concorrentes com maior potencial competitivo e aplicar estratégias de Marketing eficazes, monitorando as estratégias deles, conhecendo a importância que eles dão a cada objetivo e coletando informações sobre os pontos fortes e pontos fracos de cada um. Também se deve elaborar várias estratégias competitivas a fim de se tornar um líder de mercado e expandir a demanda.

Atualmente existem dois tipos de empresas: as que estão sempre observando os concorrentes e elaborando reações superiores para conseguir a competitividade e as que estão voltadas para os clientes, isto é estudando as mudanças dos clientes e elaborando estratégias para manter essa clientela. No entanto, empresas bem sucedida são aquelas que monitoram tanto os clientes como os concorrentes.

Durante a vida de um produto é necessário reformular as estratégias de Marketing, pois o mercado muda, os produtos passam por diversos estágios de vendas e os lucros podem aumentar ou diminuir nesses diferentes estágios do ciclo de vida do produto. Por isso é fundamental inovar, planejar os resultados em longo prazo e estudar junto ao consumidor quais as características que eles esperam de um produto.

ETAPA 2

A segmentação de mercado consiste em escolher um grupo de consumidores com necessidades semelhantes para o qual a empresa vai focar a sua atuação, e existem diferentes formas de realizá-la, como idade, sexo, localização, comportamento, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (127 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com