TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçaõ

Por:   •  8/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

LIDERANÇA

A trajetória em busca da excelência da gestão é um processo evolutivo, que exige tempo, atitude e disposição por parte das organizações uma vez que são organismos vivos, em transformação e sofrem impactos das mudanças externas.

Uma organização que deseja crescer de forma perene e sistêmica precisa exercitar a liderança diariamente e a comunicação, neste sentido, tem papel fundamental, uma vez que permite a integração de todas as partes do processo. A partir dela valores e conceitos de ética serão disseminados, gerando o engajamento de colaboradores e a estruturação de práticas de gestão e das condições necessárias à busca da excelência.

Ser um líder não é apenas tomar decisões, ser responsável por tudo. Ser líder é você saber unir sua equipe, saber escutar as opiniões de sua equipe para que juntos possam alcançar seus objetivos, é ter carisma, paciência, respeito, disciplina e principalmente passar sua experiencia para seus colegas de equipe.

A liderança já nasce em você, basta saber explorar e aprimorar suas habilidades de liderança para que você consiga formar uma equipe vitoriosa.

MAIEUTICA

A maiêutica consiste em fazer perguntas e analisar as respostas de maneira sucessiva até chegar à verdade ou contradição do enunciado. Sócrates usava o principio da maieutica em 2 estagios.

no primeiro estagio ele levava as pessoas duvidarem do seu conhecimento sobre determinado assunto. no segundo estagio socrates fazia que essas pessoas criasse uma nova ideia a respeito daquele assunto. socrates fazia perguntas dentro de um contexto que ele determinava e tentando fazer q as pessoas criassem ideias mais complexas por meio da maieutica. ou seja, estimulava o pensamento a partir daquilo que não conhecem, pela ignorância. Daí a sua famosa frase: “eu só sei que nada sei”.

é claro que esse principio da maiuetica é muito questionado historicamente pq ele so e narrado por platao no livro que platao esvreveu sobre a apologia de socrates, ou seja, nao tem nenhuma compravação cientifica que socrates fez isso.

VISAO SISTEMICA

Visão sistemica dentro de uma organização é composta por partes, e todas partes de sistema devem se relacionar de forma direta ou indireta, para que consiga chegar no objetivo.Possuir visão sistêmica é importante para todos os profissionais de uma organização; pois, assim eles podem se posicionar na estrutura organizacional e compreenderem seu papel como membros de uma equipe na execução de suas tarefas inerentes aos seus cargos dentro das áreas organizacionais em que atuam.

A visão sistêmica é em grande parte responsável pelo sucesso do modelo "cliente x fornecedor interno", um dos pilares da filosofia da Qualidade Total, haja vista que os relacionamentos interpessoais dentro das organizações são pautados pela interface dos processos nos quais as pessoas atuam. Então, entender bem qual é seu real papel na estrutura e no processo em que atua é fundamental para que as pessoas também percebam quais são os papéis dos seus colegas de trabalho e com este entendimento bem claro e bem acentuado, contribuam voluntária e sistematicamente para o sucesso de todos na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com