TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçaõ

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.182 Palavras (13 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

1º SEMESTRE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFESSOR EAD YAEKO OSAKI

TUTOR PRESENCIAL ROSIMEIRE BRAZ DOS SANTOS

TUTOR A DISTÂNCIA: DANIELA RIBEIRO DE SOUZA

Piracicaba/SP

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL        

1.1        Quadro Comparativo: Sistema Aberto E Sistema Fechado        

2.        CONCEITO DA INOVAÇÃO        

3.        A RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM E O TEXTO TRABALHO EM EQUIPE UMA VANTAGEM COMPETITIVA        

3.1        Por que fracassam os planos de mudança?        

4.        DEFINIÇÃO DE PERCEPÇÃO        

4.1        Definição De Comunicação        

4.2        A Percepção E A Comunicação Na Arte Da Administração        

5. CONCLUSÃO        

6. REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

O assunto abordado neste trabalho esta relacionado com a disciplina comportamento organizacional e é um complemento sobre os temas abordados em sala de aula. É a base para que o aluno complemente os seus conhecimentos sobre a importância de estudarmos o comportamento organizacional.

Elaborado em quadro capítulos, trás em si, a definição do comportamento organizacional, e a sua importância para uma organização, definida como o estudo do comportamento de cada individuo dentro de uma organização, auxiliando aos colaboradores a oportunidade e os desafios de alcançarem o equilíbrio pessoal e profissional. Comparamos a visão de Geraldo R. Caravantes e a visão de Derek Pugh e suas opiniões em relação à definição de comportamento organizacional. Há também o quadro comparativo do sistema aberto e sistema fechado que é encontrado no primeiro capitulo.

 No segundo capitulo e possível conhecer o conceito de inovação, e as informações da pesquisa realizada na empresa Aguassanta, na qual vinte colaboradores foram questionados sobre o seu ponto de vista quando se fala em inovação. No geral, os pesquisadores responderam que inovação é descobrir o novo, ou reinventar o velho, esse reinventar seria modificar algo existente, aperfeiçoando e dar vida nova a esse algo em forma criativa, que chame a atenção de quem busca essas inovações, seja um projeto para a sociedade ou para uma empresa, definimos que.  ‘“A necessidade é a mães da inovação”.

No terceiro capitulo, comparamos a figura tirada do site os vigaristas com o texto Trabalho em equipe uma vantagem competitiva, em que a figura apresenta um grupo de pessoas onde falta a liderança, já o texto aborda o que é preciso para o que líder tenha uma liderança eficaz, e logo após podemos fazer a reflexão sobre os geradores de fracasso no âmbito da liderança devido as mudanças ocorrido na parte internas e externas de uma organização.

No próximo capitulo, definimos o conceito de percepção e comunicação e sua importância nas organizações e na sociedade, e confrontarmos com a arte da administração. Já que administrar é uma arte, que leva ao sucesso.

  1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional consiste no estudo do comportamento humano e nas ações e atitudes dos indivíduos, no intuito de alcançar a produtividade e promover a cidadania organizacional alem de fornecer dicas importantes para o entendimento de um mundo profissional em mudança contínua, para a superação da resistência à inovação e para a criação de uma cultura organizacional melhor. A oportunidade e desafio no uso do comportamento organizacional ajudam os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, motivam os trabalhadores e mantêm a competitividade global das organizações. Trata-se também de uma área da administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para empresa. As finalidades do comportamento organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano.

Conforme o livro PLT Comunicação e Comportamento Organizacional – (dos autores Geraldo R. Caravantes, Cláudia B. Caravantes e Mônica C. Kloeckner) o comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Derek Pugh define Comportamento Organizacional como o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, além do comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas. A definição proposta por Pugh contempla tanto o campo macro organizacional (grandes empresas) quanto o micro organizacional (pequenas empresas).

1.1  Quadro Comparativo: Sistema Aberto E Sistema Fechado

Sistema Aberto

Sistema Fechado

  • Sistema Aberto Auto-Regulável: Célula (Chamas e Rios)
  • Vida Vegetal: Raízes, folhas, Sementes, etc.
  • Reino Animal: Olhos, Ouvidos, etc.
  • Ser Humano: Qualidade auto-reflexiva
  • Organização Social: Um conjunto de papéis enfeixados em sistemas por seus respectivos canais de comunicação

  • Sistemas Estáticos Simples: Estrutura (mapas da terra ou do sistema solar)
  • Sistemas Dinâmicos simples: Mecanismo de relógio (alavancas, roldanas, motores a vapor e os dinâmicos)
  • Sistema Cibernético Simples: Termostato (Comunicação e integração de informação)

Fonte de pesquisa: livro PLT Comunicação e Comportamento Organizacional.

  1. CONCEITO DA INOVAÇÃO

Através de uma pesquisa feita na Empresa Aguassanta, as pessoas entendem o Conceito de Inovação como, descobrir o novo ou reinventar o velho, fazer a mesma coisa de uma forma diferente e melhor, inovar é mudar, melhorar algo que já existe e aperfeiçoar, inovar as nossas ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (530.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com