TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  29/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Marketing é um modo de sentir o mercado e ir a procura do desenvolvimento de produtos ou serviços que venham satisfazer necessidades específicas.

O atendimento ao cliente é o teste final. Você pode fazer tudo o mais certo, em termos de produto, preço e marketing, mas a não ser que você complete processo com um incrivel atendimento ao cliente. (FREEMANTLE, 1994, p.13).

A proporção em que se alcança a motivação para compra e se reconhece o tipo de consumidor real e potencial, os produtos podem ser planejados e as súplicas de venda elaboradas de acordo com as características atentadas pela pesquisa.  Outrossim, o conhecimento conquistado, relativamente às alterações que ocorrem nos hábitos de compra da população, possibilita adaptações na estratégia de vendas, nos procedimentos de preços nas linhas de produtos, concebendo com que fabricantes, atacadistas e varejistas consigam tirar vantagens das oportunidades que se lhes são abertas. As Análises Quantitativa e Qualitativa têm constatado que nas últimas décadas foram verificadas profundas alterações nas preferências dos consumidores em correspondência ao tipo de estabelecimento varejista, às suas arrumações físicas e à apresentação dos produtos. Às vezes, estes estudos de mercado se tornam mais profundos, pois nem sempre os compradores dos produtos são os próprios usuários. Assim sendo, a pesquisa tornar-se-á útil para diferenciar os compradores dos usuários, definir o grau de influência de ambos sobre a decisão de compra e desvendar os elementos determinantes do interesse de cada um desses grupos.

A competência da organização de vendas é uma preocupação essencial das empresas, pois sua receita resulta, plenamente, desse setor. Dessa maneira, a análise de vendas é uma função que está incessantemente a exigir a realização de pesquisas.

O presente trabalho tem como propósito analisar a situação exposta no texto: “ Consul se reposiciona e rejuvenesce para falar também aos jovens” dentro das disciplinas Análise do Ambiente e Sistema de Informação de Marketing, Marketing Estratégico e Pesquisa de Marketing. Para tanto, serão coletadas informações das aulas dadas e fontes pesquisadas em livros e internet. A organização deste trabalho visa demonstrar a importância da metodologia estratégica de marketing no desenvolvimento de um produto novo e reposicionamento de uma marca, tendo como base para estudo o caso de rejuvenescimento da marca Consul.

Desenvolvimento

Segundo (COBRA, 1997, p.34), Na verdade, o conceito de venda, no passado, visualizava o lucro através da venda, e esta utilizava como meio, uma integração entre venda e promoção, e o foco era o produto. Hoje, o foco é a necessidade do cliente, o meio é o marketing integrado e fim é a obtenção do lucro com satisfação do cliente. Dessa maneira, o meio não é a venda em si, mas o marketing dentro da venda com a finalidade de satisfazer o cliente.

2.1 Marketing e vendas

2.1.1 Definição de Merchandising

Merchandising é alguma técnica, ação ou material promocional utilizado no ponto de venda que favoreça informações e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com a finalidade de motivar e persuadir as decisões de compra dos consumidores.

Podemos dizer que é também, o conjunto de técnicas responsáveis pela informação e exposição destacada dos produtos na loja, de forma tal que acelere sua rotatividade.

A concepção de merchandising é usada para constituir o produto licenciado que normalmente é vendido com o auxilio de uma marca, uma logomarca ou uma imagem.
O merchandising é o produto que simboliza o elemento de grau ou que usa imagens submetidas a licença, com a finalidade que a atração para um determinado produto ou marca.

Nos dias de hoje, o Merchandising é algo muito mais completo, pois busca acompanhar todo o ciclo vital de um produto, desde a sua imagem para os pontos de vendas, até o acompanhamento de sua execução diante dos consumidores, e é considerada a mídia mais eficaz e rápida, pois é a única em que a mensagem mostra os principais elementos para a venda ser concluída: consumidor, produto e dinheiro.

2.1.2 Importância do Merchandising

Blessa (2010, p. 01) defende: Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto-devenda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o proposito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores. Assim, conclui–se que o merchandising tem como proposito exibir e posicionar os produtos, serviços e marcas estrategicamente para aumentar a percepção do público de maneira que acelere sua rotatividade, e pode ser considerada uma ferramenta de marketing estratégica, pois objetiva destacar as mercadorias para impulsionar vendas.

O merchandising provoca o desejo e a emoção no consumidor promovendo o consumo, por isso essa técnica vem sendo uma arma poderosa para conquista e permanência de clientes no ponto de venda. E como o consumidor está cada vez exigindo mais, essa condição faz com que os varejistas procurem estratégias criativas e eficazes para poder satisfazer o seu público-alvo, encantando-os e motivando-os a comprar.

Merchandising é tudo o que se faz, qualquer estratégia, ação ou material promocional que se pode fazer no ponto de venda para persuadir na decisão de compra do consumidor. É qualquer atitude que propicie melhor visibilidade e informações de produtos, serviços ou marcas para o consumidor. Vem ser um importante método para passar informações para os clientes na apresentação de produtos.

Com o uso dessas ferramentas de merchandising fica quase improvável o cliente não ver o anúncio apresentado e que traga até ele descrições de produtos que ainda serão futuramente lançados, ou até um produto já existente, estimulando nesse cliente o interesse na aquisição dessa mercadoria.

Uma razão crucial para o sucesso de vendas é a organização dos produtos a serem ofertados, quanto mais estratégica for a sua posição, maior é o alcance e maior será sucesso dos resultados obtidos. Também é um fator essencial para o sucesso das vendas, vender para o público alvo correto. Um bom exemplo dessa situação, é a venda de produtos festivos em datas comemorativas como páscoa, dia das mães e natal.

2.1.3 Ações de Merchandising que a Consul poderia fazer para elevancar as vendas

2.1.4 Marketing interativo

marketing interativo é estabelecido com um relacionamento de acesso no canal usado entre a empresa e o cliente gerando uma promoção ocasionada pelos anseios do cliente. Esta publicidade educada, luminosa e não abusiva existe por que o mercado está progredindo para lidar melhor seu cliente. Estamos em um mercado que ainda trata qualidade como diferencial, contrário a empresas que não se comprometem com o seu objetivo básico que é atender a necessidade do cliente no que tange o escopo de seu produto, ou seja, ser coerente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (591.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com