TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.411 Palavras (18 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO


INTRODUÇAO

O objetivo do presente trabalho é aplicar na prática o que nos foi ministrado durante o 7º semestre tanto em sala de aula, assim como também nas tele aulas, além dos materiais impressos e livros que compõem nosso material de pesquisa e estudo.

Vamos ver nesta obra o caso de duas empresas distintas, pois atuam em ramos diferentes, mas com um fator comum entre elas: o sistema de franquias.

As empresas a serem estudadas são a Multiphone que atua no segmento de telefonia e é uma franquia da Vivo e a franquia de O Boticário que atua no segmento de cosméticos e perfumes.

 Iremos dissertar sobre como estas empresas se comportam em relação ao mercado e suas demandas, como reagem às ameaças externas e internas, como atuam em logística e marketing e quais são os desafios para continuarem crescendo em um mercado global altamente competitivo.


DESENVOLVIMENTO

A empresa Multiphone atua no ramo de Comércio Varejista de Equipamentos de Telefonia e Comunicação, trabalha somente com pessoas físicas, já que a Vivo separa lojas físicas e jurídicas, oferece aparelhos celulares, notebooks, câmeras digitais, acessórios e serviços da Vivo, os produtos são procurados por todas as faixas etárias, sexo ou escolaridade, pois oferece desde aparelhos básicos até smartphones e notebook de ultima geração atinge assim a todo tipo de cliente, pois o mundo gira em torno da comunicação. A loja é uma franqueada da operadora Vivo, portanto segue um padrão pre estabelecido em contrato, como metas, layout e atendimento, com vistorias regulares feitas pela própria operadora através de questionários e cliente oculto.

A Multiphone trabalha com o sistema Siscor, um sistema integrado de vendas e serviços, a cada venda realizada o vendedor lança os dados do cliente e do produto, automaticamente baixa o estoque, soma o serviço no gráfico de vendas, calcula comissão do vendedor, e forma um banco de dados completo, e possível buscar esses dados por data, por venda ou por cliente. No fim de cada mês formam vários gráficos como o de meta alcançada, tipo de clientes que mais consumiram, horários em que mais houve vendas, calculo de lucros, despesas, ou seja, todo o serviço de controle da loja e feito por esse sistema.

A loja se localiza no Shopping do Vale do Aço, os preços e serviços são padronizados em todas as revendas do Brasil, as pesquisas de mercado são feitas com base nas outras operadoras, sobre novos serviços que oferecem ou preços menores, e também no mercado mundial, nas inovações que aparecem a cada momento e os consumidores em geral querem ter acesso a essas novidades, por isso as atualizações das informações são constantes.

I - DESAFIO da disciplina de ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

1. Aproveitando também o levantamento bibliográfico realizado no trabalho individual, discuta com o grupo os métodos de localização industrial encontrados nas empresas que você visitou, comparando locais disponíveis na época para a implantação da empresa e as variáveis que foram levadas em conta em tal avaliação e decisão final.

A Multiphone se localiza no shopping do vale do aco, existem outras duas lojas da Vivo no centro da cidade, este foi um motivo para que a proprietária tomasse a decisão de abrir a franquia no shopping, pois existe uma gama de clientes que não frequentam o centro devido a vários fatores como violência ou falta de conforto, no shopping os clientes unem o lazer ás compras, trazendo assim mais satisfação em relação a sua compra. A concorrência também é importante, já que existem lojas de todas as operadoras no shopping, assim o cliente pode em um curto espaço conhecer todos os serviços oferecidos e decidir pelo que melhor o atender.

2. O grupo deverá também analisar a capacidade de produção das empresas visitadas, suas políticas de resposta à demanda, como é medida a capacidade de produção (se pelo critério dos inputs ou dos outputs).

A empresa trabalha com todos os produtos e serviços que a Vivo fornece, como aparelhos celulares, modem e roteadores para internet, chip e acessórios, assim como oferece serviços como linha telefônica móvel, fixa e internet. Existe um estoque previamente analisado pela proprietária para abastecer a procura, semanalmente esse estoque é reavaliado e reabastecido com compras direto da operadora.

II - DESAFIO da disciplina de EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGOCIOS

1-Realizar análise SWOT da empresa pesquisada.

1)Força = A principal força da empresa é a localização, já que os clientes que requentam a loja em sua maioria estão em um momento de lazer, fazendo com que a experiência com a compra seja prazerosa.

2)Fraqueza = A principal fraqueza apresentada pelos funcionários é que tudo é movido por um sistema próprio da Vivo, este sistema é dependente de internet, no shopping só existe uma operadora de banda larga que fornece pouca velocidade e qualidade de conexão, isso faz com que as vezes o sistema fique lento ou não funcione corretamente, trazendo demora ou ate mesmo a desistência dos clientes.

3)Oportunidades = O shopping está passando por uma grande reforma para expansão, ampliando o estacionamento, praça de alimentação e novas lojas, a expectativa é que traga novos clientes e mais conforto aos atuais.

4)Ameaças = Neste momento o que mais ameaça o bom funcionamento da empresa são as noticias da crise mundial que está afetando o Brasil, e o pessimismo da população, apesar de esta empresa ainda não se sentir afetada, existe o risco de prejuízos futuros.

2. Após realizar análise SWOT, elabore a missão e a visão da empresa pesquisada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (228.9 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com