TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  1/6/2016  •  Monografia  •  2.300 Palavras (10 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 10

Parte I

  1. Defina Ciência Econômica.

   Existe desde quando surgiram os grupos humanos, mas com a ciência é relativamente nova. É uma ciência social é um comportamento humano q está presente e enfatiza a escassez dos recursos e é uma escolha individual.

2) O que são Fatores de Produção e quais os seus principais grandes grupos?

          Fatores de produção são classificados na economia em trabalho ( mão de obra) capital (instalações, equipamentos e máquinas, a moeda...) terra (recursos naturais) e tecnologia (métodos de produção)

3) Apresente e explique os três principais problemas econômicos que as sociedades enfrentam.

É um problema econômico, é um ato de escolha individual ou social  como os recursos produtivos são escassos , não permitindo que se produza tudo, a solução é decidir quais produtos e serviços devem ser produzidos .

A decisão inclui as quantidades a serem produzidas, algumas alternativas com sugestões. O método envolve maneiras diferentes de combinar os fatores de produção

Quais os efeitos dessa escolha? O principal é com relação ao emprego e a distribuição de bens e serviços. A distribuição dos bens e serviços tem como uma distribuição de renda. Se a renda for desigual, a distribuição dos bens e serviços que será desigual, porque a renda permite a aquisição dos bens.

4) Defina Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP). Represente graficamente uma FPP considerando que o país possa produzir dois bens: armas e manteiga.

5)  Defina Custo de Oportunidade e trade-off.

    Se refere à transferência de recursos da produção de um bem (milho) para produzir outro bem (soja), supondo o pleno emprego dos recursos produtivos.

6) Defina sistemas econômicos, e apresente quais são os principais sistemas econômicos. Pode ser definido como sendo a forma politica, social e econômica pela qual esta organizada a sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem estar.

7) Quais são os pontos divergentes do sistema capitalista e socialista de produção?

       Predomina a concorrência pura sem intervenção do Estado o Estado cuida da segurança e da justiça. O socialista se caracteriza pela propriedade publica ou estatal, e as decisões sobre produção e distribuição de bens e serviços são de competência  de uma comissão de planejamento central.

8) O que é um Sistema de Economia Mista? Apresente suas principais características e exemplifique.

     Os recursos de produção são de propriedade do setor publico e do setor privado. O funcionamento da economia é conforme as leis de mercado. O Governo participa da produção de bens e serviços e também faz controles através da regulamentação dos setores econômicos.

9) Descreva quais foram as principais escolas do pensamento econômico e as contribuições de cada uma para o desenvolvimento da teoria econômica.

Escola Clássica: Causa da riqueza das nações, o trabalho humano. Desenvolveu a teoria do valor trabalho, atribuindo ao trabalho à criação da riqueza. A divisão do trabalho permitia o trabalhador desenvolver habilidades.

Escola Marxista: Marx desenvolveu a teoria do valor-trabalho, que já constava na obra de Smith e de Ricardo. Essa teoria explica que o valor de uma mercadoria tem o como base a quantidade de trabalho gasto na sua produção.

Escola Neoclássica: Essa desenvolveu a teoria do valor-utilizado e a teoria da utilidade marginal. A teoria do valor-utilidade enfatiza o lado subjetivo do valor, ou seja, o valor de um está relacionado com grau de satisfação que é capaz de produzir.

Escola Keynesiana: Se fundamenta no princípio de que o ciclo econômico não é auto-regulado como pensam os neoclássicos, uma vez que é determinado pelo "espírito animal" (animal spirit no original em inglês) dos empresários. É por esse motivo, e pela incapacidade do sistema capitalista conseguir empregar todos os que querem trabalhar, que Keynes defende a intervenção do Estado na economia.

        

10) Quais os fatores que influenciam (deslocam) a Demanda de um bem ou serviço?

As variáveis determinantes da individual de um bem ou serviço dão o preço do bem, o preço dos bens substitutos dos correspondentes o do consumidor e a preferencia do consumidor.

11) Conceitue a demanda e especifique que diferenças há entre a demanda e a quantidade demandada.

Demanda ou procura pode ser definida como quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir. E quantidade de demanda representa as variações sofridas ao longo da curva de demanda tecnicamente motivada por alterações nos preços.

        

12) Quais os fatores que influenciam (deslocam) a curva de oferta de um bem ou serviço? Quando existir excesso de demanda, compradores se dispõe a pagar mais e produtores diante da escassez elevam os preços. E Quando existir excesso de oferta, surgem pressões para o preço serem reduzidos, os produtores percebem que não podem vender tudo o que desejam e compradores percebem a abundancia e querem pagar menos.

13) Defina:

  1. Concorrência Perfeita: descreve mercados em que nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço de um produto homogêneo.
  2. Monopólio: Designa uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo, portanto influenciar o preço do bem que comercializa.
  3. Monopsônio: É uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores.
  4. Concorrência Monopolista: É uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrência.
  5. Oligopólio: É uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços.
  6. Oligopsônio: É uma forma de mercado com poucos compradores, chamados de oligopsonistas, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do oligopólio, onde existem apenas alguns vendedores e vários compradores.

14) Defina e exemplifique:

  1. Efeito Renda e Efeito Substituição; Se um bem x tem um  substituto y, quando o preço do bem x aumenta, coeteris paribus, (tudo o mais contante) o consumidor adquire o bem substituto y. No de Renda  quando o preço do bem x aumenta e a renda do consumidor permanece  constante, há perda do poder real de compra desse consumidor e o efeito é a queda de demanda do bem x.
  2. Bens Complementares no Consumo e Bens Substitutos no Consumo: Um bem complementar é um bem que deve ser consumido com outro bem. Isto significa que, se os bens A e B forem complementares, um aumento no consumo do bem A resulta num aumento do consumo do bem B. Nos bens substitutos no consumo podemos exemplificar a  Manteiga e margarina podem ser chamados de bens substitutos.

  1. Bens Normais e Bem Inferiores: Bens normais são os bens preferidos pelo consumidor. Bens de consumo saciado são os bens que o consumidor já consome na quantidade necessária . Bens inferiores são bens não preferidos pelo consumidor. Quando a renda diminui ou é insuficiente, o consumidor adquire bens inferiores.

Parte II

Assinale apenas uma alternativa:

15) Uma das maneiras de fazer distinção entre aumento da quantidade demandada e aumento da demanda é dizer que o primeiro:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com