TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  31/8/2016  •  Artigo  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITAQUAQUECETUBA

COMO UMA SECRETÁRIA EXECUTIVA DEVE SE RELACIONAR COM A CONFIABILIDADE DE SEU CHEFE

 

Tatiane Rodrigues Tavares da Silva

Projeto de Trabalho de Graduação apresentado à Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba, para conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado.

Itaquaquecetuba - SP

2013

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITAQUAQUECETUBA

COMO UMA SECRETÁRIA EXECUTIVA DEVE SE RELACIONAR COM A CONFIABILIDADE DE SEU CHEFE

Tatiane Rodrigues Tavares da Silva

Projeto de Trabalho de Graduação apresentado à Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba, para conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado, sob a orientação do (a) Prof. Romulo Gutierrez.

Itaquaquecetuba - SP

2013


SUMÁRIO

          RESUMO

          INTRODUÇÃO        4

1        REFERENCIAL TEORICO        7

1.1     ORIGEM E AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA SECRETÁRIA        7

1.2     ÉTICA E MORAL        0

1.3     ORIGEM DA ÉTICA E SUA EVOLUÇÃO        0

1.4     A IMPORTANCIA DA ÉTICA E SIGILO PROFISSIONAL        0

1.5     A PRÁTICA DA ÉTICA NO COTIDIANO        0

1.6     CÓDIGO DE ÉTICA DA SECRETÁRIA EXECUTIVA        0

1.7     CONSEQUENCIA NA INFRAÇÃO DO CÓDIGO DE   ÉTICA        0

2        CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÃO        0

2.1     CONCLUSÃO        0

2.2     RECOMENDAÇÃO        0

3.       REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

 

                   

        

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa possui natureza descritiva e foi realizada através de referenciais teóricos e bibliográficos, validando-se com a técnica de levantamentos de dados e observações sistemáticas através da aplicação de questionários, constituído de quinze perguntas fechadas.

Para o levantamento de dados foi escolhida estagiárias em secretariado e estudantes da Fatec de Itaquaquecetuba. A pesquisa foi aplicada no dia 20 de Março de 2014 a 80 (oitenta) Secretárias e a 20 (vinte) chefes dessas secretárias, atuantes dos mais diversos setores no mercado de trabalho, distribuídos entre as áreas de publicas, comércio, indústria e outros.

A diversidade de áreas escolhidas permitiu a análise da conduta ética dessas profissionais em ambientes distintos enriquecendo ainda mais a pesquisa. A aplicação dos questionários possibilitou um resultado essencial na pesquisa de campo, revelando a percepção do profissional de secretariado em         relação ao sigilo perante os segredos obscuros de seus chefes em sua área de atuação, objetivo principal deste trabalho.

        De acordo com o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ética é “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto” (FERREIRA, pág. 887, 2010).

        A origem da palavra ÉTICA vem do grego ETHOS e significa costume, deve ser entendida como um conjunto de princípios básicos da sociedade com intuito de disciplinar e regular os costumes, a moral e a conduta das pessoas (MEDEIROS e HERNANDES, 2010).

        A ética é utilizada para estabelecer regras e deveres de conduta do individuo, no desempenho das atividades profissionais com clientes e demais pessoas. Esse tipo de conduta comportamental é exigida e existente em todas as profissões, principalmente para a Secretária Executiva. Dessa forma, surgiram os Códigos de Ética que oferecem orientações e diretrizes para um nível digno de conduta profissional (MEDEIROS e HERNANDES, 2010).

        Em todas as profissões, trazem como essencial os seguintes princípios: honestidade no trabalho, lealdade para com a empresa, formação de uma consciência profissional, execução do trabalho no mais alto nível de rendimento, respeito à dignidade da pessoa humana, segredo profissional, descrição no exercício da profissão, prestação de contas ao chefe hierárquico, observação das normas administrativas da empresa, tratamento cortês e respeitoso a superiores, colegas e subordinados hierárquico, e apoio e esforços para aperfeiçoamento da profissão (MEDEIROS e HERNANDES, 2010).

        O profissional de secretariado possui padrões de competência, que atua como agente facilitador e agrega muitas atribuições dentre tantas que já temos, mas em questões de ética e sigilo não mudam e devem ser respeitadas e seguidas rigorosamente (NEIVA e D’ELIA, 2009).

        O Secretário Executivo é essencial na interligação entre pessoas e processos. Essa posição permite a ele ser receptor de uma ampla fonte de dados e informações, os quais, diversas vezes, têm caráter sigiloso (WHITAKER, 2010).

        O Sigilo Profissional resume-se ao dever ético que impede à exposição de assuntos confidenciais ligados a profissão (FERREIRA, 2010).

        O Segredo Profissional adquiriu mais rigidez ao ser centralizado na necessidade e no direito do individuo a intimidade, passando a ser compreendido como confidencialidade (BUENO, presente no livro SECRETARIADO EXECUTIVO organizado por GUTIERREZ, 2013).

        No livro SECREARIADO EXECUTIVO organizado por Gutierrez, 2013, SILVA é afirmado que o Segredo Profissional adquiriu mais rigidez ao ser centralizado na necessidade e no direito do individuo a intimidade, passando a ser compreendido como confidencialidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com