TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  14/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.007 Palavras (17 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ADMINISTRAÇÃO

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

TUTOR PRESENCIAL: MARIO SOUZA

Ana Paula de Souza Damião - RA 8323771522

Daniela Sirlei Colpani - RA 1299771438

Fernanda Alves Bezerra Marques - RA 6788419879

Ieda Ariane Sales Araújo – RA 7168511521

Renata Filomena da Cruz S. Costa – RA 7169517383

OSASCO/SP

2015


SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO        

2.0 O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO        

2.1 Planejamento e Controle da Produção e sua Importância        

2.2 Importância do Planejamento e Controle de Produção        

2.3 Objetivos do Planejamento e Controle de Produção        

2.4 Quando e Como Utilizar o PCP        

2.5 Conclusões Planejamento e Controle da Produção        

3.0 PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO        

3.1 Conceitos de Planejamento - Sistemas de Administração da Produção        

3.2 Sistema de programação da produção com capacidade finita        

4.0 ASPECTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS LIGADOS AO CONTROLE DA PRODUÇÃO        

4.1 Telecurso TEC – Modulo 3 – Administração 8 Controle da Produção        

4.2 Conceitos sobre o Controle da Produção        

4.3 Resumo Geral – Análise        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

O planejamento e controle de produção é o meio pelo qual as empresas podem decidir para que se possa ser empregado o melhor recurso de produção.

Pode ser utilizado em todos os momentos do processo de produção, e seu objetivo é traçar processos mais definidos, e utilizar os recursos de uma maneira racional, para que se possa corrigir as falhas e distorções, alcançando assim resultados mais satisfatórios.

Garantindo que todos os recursos produtivos estejam sempre disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado.

2.0 O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Pode-se observar que o planejamento e controle da produção, é um conjunto de funções, que planejam, controlam, comandam e coordenam toda a produção. Que pode ser interpretado como gerenciamento da produção, pois todas as funções administrativas estão presentes neste processo.

2.1 Planejamento e Controle da Produção e sua Importância

Com base no arquivo pode-se verificar que o planejamento e controle da produção é a atividade que decide sobre o melhor emprego dos recursos de produção, para que assim seja assegurada a execução do que foi previsto.

Tendo como objetivo maior garantir uma produção eficaz, produzindo produtos e prestando serviço como se deve.

Os autores atentam que um plano não garante o projeto traçado vai ocorrer conforme o que esta traçado, por conta de muitas variáveis estão envolvidas na sua realização.

2.2 Importância do Planejamento e Controle de Produção

Para que se possa garantir uma organização produtiva em qualquer operação, é necessário traçar planos e controlar a produção para que se possa alcançar os objetivos, os prazos e garantir a qualidade dos produtos.

O planejamento e controle da produção são extremamente necessários, porque todo o projeto da operação da produção, geralmente não se preocupa com o processo do sistema em todas as suas etapas. Garantindo assim que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado.

2.3 Objetivos do Planejamento e Controle de Produção

O objetivo do planejamento e controle de produção é garantir que a produção seja eficaz, produzindo produtos e serviços com qualidade.

Obtendo e mantendo uma qualidade esperada, sendo importante para levar a empresa a produzir cada vez mais produtos, fazendo melhorias continuas e aperfeiçoando os processos de produção.

Elevando os resultados com alto índice de produtividade e qualidade, diminuindo índice de falha e erros, e consequentemente tendo um menor custo de produção, com facilidade de atingir as metas e objetivos traçados, acertando nas decisões, gerenciando melhor os recursos disponíveis, tendo um melhor fluxo de informações, sendo compatível com os diversos setores da empresa, trazendo uma maior satisfação do cliente.

2.4 Quando e Como Utilizar o PCP

O PCP pode ser utilizado em todas as fases do planejamento e controle de produção, entre os dois tipos de planejamento e controle utilizados na produção nas indústrias estão:  planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just intime, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade.

Neste caso a capacidade pode ser entendida como sendo o que a empresa pode produzir determinado período de tempo, sob as condições normais.

 Sendo assim o planejamento e controle de estoque são importantes para garantir a continuidade da produção e satisfação da demanda.

Dentro da empresa todos os processos precisam ser planejados, para que o produto final possa chegar ao cliente final com qualidade.

Já no estoque é importante garantir a continuidade da produção e satisfação de toda a demanda, a empresa precisa acumular recursos de materiais para todo o processo produtivo, uma vez que a demanda é oscilante, além de evitar desperdícios, prejuízos econômicos e, principalmente, evitam pausas na produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (214.7 Kb)   docx (74.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com