TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração 2

Por:   •  1/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE JK

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: TEORIA DO PLANEJAMENTO

PROFESSORA: DÉBORA L. URCINO FERREIRA

PLANEJAMENTO URBANO NA FAZENDINHA

DANIELA DE ALMEIDA

JÉSSICA PEREIRA

IZABELLA LIMA

BRASILIA/DF

2015

PLANEJAMENTO URBANO NA FAZENDINHA

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina de teoria do planejamento do Curso de Administração da Faculdade JK, Pólo Recanto das Emas, sob a orientação da Professora Débora L. Urcino Ferreira.

BRASILIA/DF

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DO RECANTO DAS EMAS 5

3 CONCEITO DE PLANEJAMENTO URBANO 5

4 OBJETIVO PLANEJAMENTO URBANO 6

5 A FAZENDINHA 7

5.1 Pontos Positivos do local 7

5.2 Pontos negativos do local 8

5.3Sugestões de melhorias 8

6 PLANEJAMENTO DO LOCAL FEITO PELO GRUPO PELOS PRÓXIMOS 5 ANOS 8

7 PLANEJAMENTO AMBIENTAL 9

8 ANÁLISE SWOT 9

9 ANEXOS 10

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

11 BIBLIOGRAFIA 14

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre planejamento urbano, mais concretamente uma análise de um lugar chamado “Fazendinha” localizada na quadra 103 do Recanto das Emas. O intuito foi analisar os aspectos bons e ruins do local, quanto ao seu planejamento, e traçar um novo planejamento para os próximos cinco anos.

A metodologia utilizada foi através de pesquisas bibliográficas, enriquecida com as informações de alguns sites e fotos da visita ao local.

2 HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DO RECANTO DAS EMAS

O Recanto das Emas era antes composto por mata nativa, flor canela-de-ema (uma flor roxo-azulada típica do Cerrado brasileiro) e um sítio chamado Recanto. Quando as primeiras famílias chegaram à cidade através de um programa de assentamento do Governo Federal em 1993, a realidade do local mudaria com a chegada dos novos visitante que se tornariam moradores em pouco tempo. Com lotes que mediam, em média, 150 metros quadrados dados pelo governo, os 86 mil visitantes construíram casa para morar.

A cidade começava a se desenvolver, mas faltava um nome. Segundo um dos primeiros moradores a chegar à região, o artista plástico Roberto da Ema (que, inclusive esculpiu as emas presentes na entrada da cidade), foi uma “novela” a escolha do nome certo. Como no sítio havia uma plantação de oliveiras, alguns moradores defendiam o nome “Recanto das Oliveiras”, uma vez que o sítio se chamava Recanto. Só faltava a definição da segunda parte do nome composto da cidade. “Como em nossas cachoeiras havia um tipo de planta chamado canela-de-ema, uma flor bonita que resiste ao fogo e possui praticamente uma vida eterna, acabou sendo escolhido Recanto das Emas. (ver anexo 9)

A cidade foi oficialmente fundada no dia 28 de julho de 1993. E neste ano de 2013, ela completa 20 anos de idade. Durante este período, ela cresceu muito. Segundo dados de uma recente pesquisa socioeconômica lançada em janeiro último pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a cidade é uma das cidades-satélites de Brasília que mais cresceram. De acordo com as informações registradas em pesquisa do mesmo instituto em 2011, houve uma alta de 3,5%. Atualmente, vivem na cidade cerca de 140 mil pessoas.

Majoritariamente este crescimento é referente aos novos moradores originados de outras regiões, principalmente a Bahia (16,74%) e o Piauí (16,27%). A economista da Área de Estudos e Pesquisa da Codeplan Iraci Peixoto explica que outro motivo responsável pelo crescimento é o fato de a cidade constar no eixo da Grande Brasília. “O Distrito Federal sempre foi um chamariz pela saúde e pela educação. Agora, as pessoas vêm para cá em razão dos concursos públicos. Por isso, esta região toda está crescendo de um modo geral.

3 CONCEITO DE PLANEJAMENTO URBANO

Planejamento urbano é um estudo que define todos esses critérios, reúne pessoas vinculadas a empresas ou a órgãos públicos que detalham cada pedaço do solo e encontram soluções, reestruturam, modificam e até planejam a cidade antes de seu desenvolvimento. Através desse estudo, identifica-se, por exemplo, onde é necessária a construção de um colégio, qual é o impacto da construção de um shopping para o trânsito de determinado local, onde isso afeta na economia e rotina dos moradores, como a construção de uma indústria pode interferir no solo e na poluição da região, estratégias para melhorar as vias de locomoção, a interligação entre esses pontos de acesso e inúmeros sistemas de saneamento básico e outros detalhes. Dessa forma, respeitamos o plano de zonas que podem ser de finalidades basicamente residenciais ou comerciais.

A mistura de uso do solo é encarada como essencial e muito interessante para rotina de uma cidade, com comércios de vários tipos e tamanhos, empresas de grande porte, edifícios de escritórios, locais de entretenimento, clubes, rodoviárias e casas muito próximas. Contudo, algumas atividades podem causar incômodo devido a sua localização ou até mesmo a instalação não condizer com o solo e as pessoas que o habitam.

Cidades que não tiveram um planejamento urbano adequado e simplesmente cresceram de forma desordenada, com pólos industriais, grandes fontes de empregos e centros culturais em locais com baixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com