TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

Questão dissertativa para TG

O texto afirma que, após a Revolução Industrial, “o crescimento acelerado e desorganizado das empresas gerou uma gradativa complexidade em sua administração e exigiu uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes”. Procure, se necessário, outras referências sobre como funcionavam as indústrias antes da Administração Científica e da Teoria Clássica para responder à seguinte pergunta:

Qual o sentido prático, no trecho destacado, de “empirismo e improvisação”?

Antes da Administração Científica e da Teoria Clássica, as empresas não eram bem organizadas na parte operacional e administrativa, não existia padrão de trabalho, incentivos e uma rotina para a produção.

Os patrões preocupavam-se em obter lucro, e buscando ganhar mercado interno e externo, foram adquirindo máquinas para a produção acelerada, porém sem nenhum padrão para administrar. Com isto, muitos operários aprendiam de forma empírica e improvisada, pois tinham conhecimentos limitados, e muitos aplicavam suas tarefas por causa das experiências vivenciadas e por meio de tentativas e erros. Essas formas de trabalho, se dá por causa do operário que não tinha especialização para operar as máquinas, pois muitos deles vieram do campo, onde os produtos eram feitos manualmente e no máximo com a ajuda de máquinas simples. Muito desta produção era feita em oficinas que funcionavam na própria casa do artesão, que comandava todo o processo, desde a matéria-prima até a comercialização do produto finalizado.

Por falta deste padrão, aconteciam nas indústrias os desperdícios e perdas, na maioria das vezes por causa da falta de especialização e treinamento, rotina de trabalho, descanso necessário do operário, e por falta de divisão nos departamentos, que deveriam organizar toda parte fabril desde o operário ao gerente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com