TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  8/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: Wagner sias de Souza

Matricula: 13213110426

Curso: administração pública

Matéria: seminário integrador

Atividade avaliativa 2

Resposta:  A Reforma administrativa no Brasil é discutida e debatida em todo mundo como um processo de adaptação da máquina pública ao ambiente em que se insere. No entanto, cada país  como Estados Unidos e União Europeia apresenta um perfil peculiar, com suas limitações e suas características culturais, que devem ser levadas em consideração ao se propor alguma alteração que interfira na vida social de todos que compõem o estado.

     Esse Estado, na condição de um sistema que engloba outros subsistemas, é composto de diversas partes que interagem entre si e si inter- relacionam, constituindo um todo para concepção dos objetivos que pretendem alcançar. Nessa concepção os cidadãos, que fazem parte desse sistema, sofrem influencia das decisões estabelecidas e influenciam essas mesmas decisões. Infelizmente, muitas vezes a sociedade civil não é convidada a participar do processo de formulação e introdução de uma ação governamental ao propor mudança. Como consequência, o Estado se depara com um sistema deficiente, cujas partes não se encontram em perfeita harmonia, e, por isso, tem seu funcionamento prejudicado.

    O tema reformas administrativas segundo o texto de Jose Matias Pereira está relacionados a mudanças ligadas necessariamente á resistência em razão do medo do novo e da impossibilidade de se deslumbrar o resultado final a ser alcançado.

   O reconhecimento das bases culturais presentes em um Estado permite conhecê-lo melhor e dessa forma, propor medidas condizentes com uma realidade que, na maioria das vezes, necessita de modificações para que, a partir destas, outras medidas possam ser estabelecidas e, aos poucos, uma nova percepção mais flexível ás mudanças seja introduzida.

  Varias reformas tem sido proposta ao longo dos anos por diversos países, porem, na ânsia de querer mudar apenas por mudar, como uma forma de acompanhar as tendências bem- sucedidas de outros países, muitos Estados têm suas experiências de reformas frustradas. Modelos bem introduzidas em outros países, quando trazidos para uma realidade distinta daquela em que foram feitas sem se considerarem os aspectos das bases culturais encontrados deparam-se com barreiras que impedem seu bom funcionamento e não apresentam os resultados que buscavam oferecer.

  Quando são reconhecidas as limitações de certos modelos no atendimento dos objetivos almejados por um Estado e pelas partes que o compõem, novas propostas são apresentadas como alternativas capazes de melhorar o funcionamento desse sistema, que, continuamente necessita ser reajustado e adaptado a uma realidade em um ambiente dinâmico de mudanças permanente.

   Nesse contexto, este ensaio teórico, com base em referência bibliográfica, busca contextualizar o cenário das reformas administrativas, levando indagações e reflexões sobre o tema, sem que a pretensão de esgotar seus pontos específicos e suas tendências.

  Especialmente, pretende-se apresentar as bases do sistema de ação cultural brasileiro; levantar um breve histórico da administração pública brasileira apresentando um contexto mundial e nacional a respeito das reformas político administrativas. As recentes discussões sobre administração pública e reformas de Estado tem chamado á atenção de diversos estudiosos que buscam compreender as recorrentes transformações implantadas nos mais variados setores públicos no Brasil. São transformações que objetivam aprender ás demandas do Estado brasileiro, de lado, a temática referente, ás reformas administrativas gerando questionamentos que sustentam diversas discussões, as quais fazem dessa temática um assunto sempre relevante e importante para os avanços dos debates e reflexões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com