TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  11/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

Caderneta de Poupança

Um dos investimentos mais tradicionais, conservadores e populares do Brasil – o que torna acessível às pessoas de baixa renda. É um investimento de baixo risco – se o valora aplicado não ultrapassar R$ 60 mil, pois este valor caso o banco onde se tenha aplicado quebrar, o investidor receberá de volta, além de ter baixo retorno. Foi criado para estimular a economia popular e permite a aplicação de pequenos valores que passam a gerar rendimentos, é considerado o segundo maior destino de recursos investidos. Possui liquidez total, porém com perda de rentabilidade – rentabilidade mensal: pessoas físicas e jurídicas imunes ou sem fins lucrativos (TR + 0,5%); rentabilidade trimestral: demais pessoas jurídicas (TR + 1,5%); tributação: imposto de renda para as pessoas jurídicas, exceto as imunes.  Existem dois tipos principais: programada e rural.

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

        É um título emitido pelos bancos para que eles se capitalizem, ou seja, um método de conseguir dinheiro para que suas atividades de crédito sejam financiadas. Quando se adquiri um CDB, o investidor efetua uma espécie de “empréstimo” com a instituição bancária em troca de uma rentabilidade diária. Existem três tipos principais de CDB: o prefixado – é feito uma negociação com uma taxa predefinida, e durante a vigência do titulo, o investidor receberá a remuneração que foi acordada, o pós-fixado e os flutuantes. O mais comum deles é o pós-fixado, onde o investimento é baseado em uma taxa de referência. Vale lembrar que, o CDB pode ser resgatado junto à instituição emissora, antes do prazo contratado, desde que decorrido o prazo mínimo de aplicação, antes deste prazo não são auferidos rendimentos.

        Em relação a rentabilidade, as taxas são proporcionais ao volume aplicado, quanto mais recurso, melhor a taxa.

Certificado de Depósito Interbancário (CDI)

        É uma taxa que está muito próxima da Selic – taxa básica de juros. São considerados os títulos de emissão das instituições financeiras, que lastreiam as operações do mercado interbancário. Como característica, sua negociação é restrita a este mercado, sua função é transferir recursos entre instituições, ou seja, quem tem sobrando empresta pra quem não tem, além de manter a fluidez do sistema. Suas negociações são realizadas fora do âmbito Banco Central, sendo assim, neste mercado não há incidência de qualquer tipo de imposto.

Selic

        É um título público federal. Sistema informatizado que se destina à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional, bem como ao registro e à liquidação de operações com os referidos títulos. É uma taxa de financiamento no mercado interbancário, utilizada para operações de curto prazo entre bancos, quando estes querem usar recursos emprestados por um dia. Esta taxa não é fixa e sua variação é praticamente que diária, podendo sofrer alterações várias vezes por dia conforme as pressões e expectativas do mercado.

Recibo de Depósito Bancário (RDB)

        Destinado às aplicações de pessoas físicas e jurídicas, possui prazo de vencimento predefinido, sua rentabilidade é fixada no momento da negociação, seja ela pré ou pós fixada. Quando chega ao final de seu prazo contratado, o investidor recebe o valor que foi aplicado, mais a remuneração acrescida, já prevista. É um titulo nominativo, intransferível, não se admite negociação em mercados secundários. Assim como a CDB, há a possibilidade de ser resgatado antes do prazo contratado, porém se não tiver decorrido do prazo mínimo de aplicação, não será auferido rendimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com