TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  13/4/2015  •  Resenha  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

Ação Empresarial: é desenvolvida por meio do planejamento estratégico:

Planejamento Estratégico: é realizado no nível institucional, planejamento em longo prazo, vê a empresa como um todo, formulação das alternativas estratégicas.

Planejamento Tático:  Estabelece  a departamentalização da empresa.  Decisões administrativas envolvendo empreendimentos limitados , , administra os níveis operacionais e cuida da divisão de tarefas.

Planejamento Operacional: Realização das tarefas com o objetivo de otimizar e maximizar os resultados.

Objetivos empresariais: São determinados por meio da missão e da visão organizacional com uso dos recursos e competências para alcançar o objetivo: LUCRO, atendendo sempre as necessidades sociais.

Missão: aquilo que a empresa se propõe a fazer c/ um propósito empresarial que precisa ser claro a todos os funcionários.

Visão: Projeção Futura, é o que a empresa deseja ser em um determinado tempo.

APO: é uma ferramenta administrativa que foca nos objetivos a serem alcançados por meio de uma gestão participativa, onde todos os participantes da empresa definem em conjunto suas metas comuns.

Alternativas estratégicas:  defensiva (marcas conhecidas), ofensiva(produtos entrantes), analítica( mix das duas), reativa( acomodado no mercado)..

Supervisão: função de direção exercida pelo nível operacional, autoridade restrita.

Desenho organizacional: contempla a estrutura básica, mecanismo de operação, decisão e coordenação. São caracterizadas pela diferenciação, formalização, centralização e integração.

Desenho Departamental: está relacionado a estrutura organizacional dos departamentos ou divisões da empresa.

Teoria motivacional:  está voltado as necessidades.

Fisiológicas: necessidades primárias(comer, beber) VA e VR

Segurança: moradia e abrigo, acessibilidade

Social: amigos , confraternizações

Estima: reconhecimento, estatus, plano de carreira

Auto realização: pessoal e profissional.

Controle da Ação Empresarial: consiste na avaliação dos resultados da organização por meio do planejamento, organização e direção.

Liderança: é um processo social no qual se estabelecem relações de influência entre

pessoas.toda pessoa é capaz de exercer influência sobre as outras e, portanto, que toda pessoa é, potencialmente um líder.

Liderança Autoritária :tomam praticamente todas as decisões por si mesmo implicando na obediência por parte dos demais. Liderança pelo comando.

Liderança Democrática: trabalham com a sua equipe para ajudar seus membros a chegar às suas próprias decisões, permitindo que a equipe esboça as técnicas para alcançar os objetivos desejados. Para ele, a equipe é o centro das decisões. A liderança democrática é praticada através da geração de idéias e tomada de decisões pelo grupo.

Liberal: é aquele líder que participa o mínimo possível do processo administrativo.

Dá total liberdade à equipe para traçar diretrizes. A liderança ocorre através da participação mínima do líder e total liberdade do grupo.

Liderança Situacional : Possui um estilo de acordo com cada situação. Este estilo de liderança enfatiza os liderados, no que se refere à eficácia na liderança, reflete a realidade de que são eles que aceitam, ou não um líder, portanto a eficácia dependerá das ações de seus liderados.

Liderança Emergente: diz respeito àquele líder que surge e assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir a equipe aos objetivos, diretamente relacionados a uma situação específica. Ex.: em um caso extraordinário, onde determinadas ações devem ser traçadas de imediato.

Liderança Transformacional: são visionários, inspiradores, imbuídos de ideais e metas específicas e capazes de causar emoções intensas em seus seguidores. Têm a capacidade tanto de articular como a de comunicar uma visão que identifique as metas superiores de uma organização, que combine os interesses próprios e o carisma para motivar pessoas a atingirem essas metas maiores. É um agente de mudanças, tem fé nas pessoas, coragem e extroversão.

Liderança Transacional: vê a relação líder-liderado como um processo de troca: trabalho por recompensas específicas, um favor por outro, e assim por diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com