TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO

ADMINISTRAÇÃO – GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

ATIVIDADE COLABORATIVA - AULA TEMA 7

Marketing Internacional

Professor Tutor: Erlon Vinicius Torquato Junqueira

Adriana Cássia Sabino RA: 1041955530

SERTÃOZINHO

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................03

DESENVOLVIMENTO...........................................................................................04

CONCLUSÃO.........................................................................................................07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................08

INTRODUÇÃO

Analisando e executando as aulas tema do 1 ao 6 e cheganda ao assunto Marketing Internacional, podemos ver a importância do assunto no decorrer do desenvolvimento das atividades colaborativas.

No mundo de hoje para uma empresa poder sobreviver no mercado ela precisa estar sempre buscando novas estratégias principalmente no ramo do marketing, pois inovar é fundamental para o seu cresimento.

Com a economia mundial se desenvolvendo rápido o caminho mais certo é utilizar como ferramenta o marketing internacional, pois é através dele que a empresa consegue inserir seus serviços e produtos no mercado externo e se valorizando até mesmo em sua própria nação.

No Brasil principalmente a exportação tem sido um dos assuntos mais visados e comentados, pois é um passo grande que estamos dando através dessas empresas que estão buscando lá fora outros tipos de estratégias empresariais para sobreviver e poder competir nesse enorme comércio que é o mundo.

É o que veremos abaixo no desenvolvimento deste trabalho onde foi escolhido um produto e um país para exportarmos esse nosso produto. A partir de algumas informações chegaremos a conclusão se é viável ou não.

DESENVOLVIMENTO

Segundo pesquisas podemos observar que o Brasil esta exportando a cada ano que passa mais e mais, aumentando até mesmo seu índice de exportação para os países desenvolvidos. Devido a sua variedade de produtos ele é considerado diversificado e consegue atender as necessidades de diversos países.

O produto que escolhemos para exporta foi a laranja nos Estados Unidos, pois lá existe um favoritismo muito grande na fruta e em seu suco e seria um bom investimento.

Segue abaixo o histórico do país importador que excolhemos:

-   Nome: Estados Unidos da América (EUA)

- Geografia: é considerado o quarto maior país do mundo e tem uma geografia bem diversificada, citua-se grande parte na América do Norte. Devido a sua grande extensão territorial seu clima varia muito de região para região. Ele possui grandes florestas temperadas, florestas umidas, sistemas fluviais, desertos e zonas costeiras das montanhas. Divide-se em três distintas secções: o Alasca, o Havaí e os Estados Unidos Continental, onde localiza-se em uma área de aproximadamente 9.361.420 km², compreendendo os 48 Estados localizados na América do Norte.

- Características culturais: lá encontram-se vários grupos étnicos, por isso é considerado um país de cultura multicultural, mas a maioria dos americanos devido a tradição dos imigrantes europeus se adapataram as culturas ocidentais. É considerado um dos países mais individualistas e com diferenças de classes sociais afetando com isso os valores, socialização e linguagem.

- Características populacionais: segundo pesquisas feitas no ano de 2010 os EUA estava com 310.232.863 habitantes, com uma faixa etária de 0 a 14 anos é de 20,1%, a de 15 a 64 anos é 67,1%, e 65 anos ou mais 12,7%, a expectativa de vida ao nascer foi de 78,14 anos para o total da população.

- Dados econômicos: é um dos maiores polos financeiros mundiais, incluindo seguradoras, imobiliárias e bancos. É responsável por cerca de 19% do PIB nacional. Pesquisas revelam que existem cerca de 10.250 empresas financeiras no país aumentando com isso o volume de negocições do mercado internacional.

- Principais produtos importados: combustível (alcool etílico), alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos para produção, veículos motorizados e peças, petróleo bruto, entre outros.

- Principais produtos exportados: gasoleo (oleo diesel), caldeiras, aparelhos e materiais elétricos, veículos aéreos e automotivos, grãos como trigo, entre outros.

Quando falamos de importação e exportação surge o assunto das barreiras tarifárias e não-tarifárias, onde é muito importante saber se essas medidas afetam o comércio entre os países que estão negociando.

Do Brasil aos EUA existem alguns obstáculos, são eles: etanol (tarifa de importação de 2,5%), suco de laranja (tarifa de aproximadamente U$ 0,10 por litro), a carne suína e bovina tem restrição devido a aftosa em bovinos, fumo devido a grande fabricação no prórpio pais (75%), e alguns outros exemplos.

Como podemos observar acima o produto escolhido pelo grupo, o suco de laranja, tem barreira tarifária no país, possívelmente podendo atrapalhar nas negociações.

Entramos também no assunto macroeconomia, que nada mais é que a compreensão do comportamento de toda a economia de determinado país, no caso deste esudo dos EUA.

Esse assunto aborda os seguintes temas:

- Regime cambial uma uma operação financeira realizada através da troca de moedas de um para o outro. Atualmente os EUA utiliza o regime cambial flutuante ou flexível, onde o valor do dólar muda de acordo com a oscilação do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com