TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Anhanguera

Administração

ATPS

Teoria da Administração

JUNDIAÍ

2013

Sumário

Introdução 3

Significado da Administração 3

As variáveis básicas da administração 4

Escolas de administração 5

Revolução Industrial 4

Pode-se dizer que ainda vivemos uma revolução industrial? Por quê? 4

Considerações finais 3

Referências bibliográficas 3

Introdução

Administração é o ato de gerenciar ou administrar pessoas, recursos ou negócios. Com um único objetivo de atingir as metas, para alcançar os resultados da melhor maneira possível.

Utilizando um conjunto de recursos e normas dentro das organizações, para atingir os objetivos proposto é necessário o planejamento, organização, coordenação e o controle da produtividade.

No decorrer do tempo houve algumas mudanças no método de como cada cidadão se comporta na sociedade, no inicio da história os artesões eram responsáveis pelas produções, os seus conhecimentos eram passados de geração em geração desde seus avós para os seus filhos mais novos da família.

No século XVIII foi realizada a Revolução Industrial que é a substituição das produções artesanais para as produções industriais, que era realizada por máquinas, aumentando o crescimento econômico através da produção que estava acompanhando a tecnologia.

Significado da Administração

Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações.

Fonte: Chiavenato, Introdução a Teoria Geral da Administração, pág. 2 – Rio de Janeiro, editora Elsevier – 2013.

Administrar é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recirsos. O processo administrativo tem cinco tipos principais de decisões, também chamadas de processo ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

Fonte: Maximiano, Teoria da Administração da Revolução Urbana a Revolução Digital, pág. 6 – São Paulo, editora Atlas – 2008.

[Lat. Administratione.2A] sf.

1. Ação ou efeito de administrar. 2. Conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar a estrutura e o funcionamento de uma organização (empresa, órgão público, etc.). 3. A sua prática. 4. Função do administrador. 5. O período de exercício dessa função. 6. Pessoal que administra. 7. O local em que fica a administração (6). [Pl.:-ções].

Fonte: Mini Aurélio 8ª Edição, pág. 18 - Dezembro 2013. Coordenação e edição Marina Baird Ferreira.

As variáveis básicas da administração

1. Tarefas: é a atividade operacional de como será realizado o trabalho dentro das organizações, através de estudos para garantir a melhor forma e do menor tempo para executar o trabalho com controle dos custos.

2. Estruturas: é a configuração da organização de como a empresa irá utilizar para alcançar o objetivo, analisando o tamanho organizacional, qual é o tipo de autoridade para controlar os funcionários, comunicação interna, relações de níveis hierárquicos, relações ente os setores.

3. Pessoas: é a variável mais importante da administração, é através da realização do trabalho motivado de cada pessoas e como mesmo objetivo, dentro da organização é que cada pessoa envolvida faz a empresa obter resultados.

4. Ambiente: No ambiente externo há o respeito das leis e da cultura social. No ambiente interno é onde se trata do nível de satisfação ou insatisfação dos colaboradores, onde a motivação dos funcionários é alto a produtividade também é elevada.

5. Tecnologia: São os recursos utilizados em conjunto para se aperfeiçoar e aprimorar os resultados finais das organizações, acompanhando as tendências das mudanças das tecnologias inovadoras para manter a empresa no mercado.

6. Competitividade: é um conjunto entre as relações e organização dos colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas e do governo com o mesmo interesse em comum.

Escolas de administração

Escola Clássica:

Taylor: Compartilhava esforços para desenvolver princípios e técnicas de eficiência, que possibilitassem resolver os grandes problemas enfrentados pelas empresas industriais.

Observou os problemas existentes:

• A administração não tinha noção clara da divisão de suas responsabilidades com o trabalhador.

• O trabalhador não tinha incentivo.

• Alguns trabalhadores não tinham responsabilidades.

• Eram tomadas decisões baseadas na intuição e no palpite.

• Não havia integração entre os departamentos dentro da mesma empresa.

• Os trabalhadores eram obrigados a executar tarefas que não tinham aptidão.

• Os gerentes ignoravam a excelência no desempenho.

• Conflito entre capatazes e operário.

Foi através de suas observações que Taylor começou a resolver os problemas com seu sistema de administração de tarefas em três fases:

Fonte: Maximiano, Antonio Cesar Amaru – Teoria Geral da Administração: de revolução urbana à revolução digital,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com