TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  22/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

Significado da Administração

Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações.

Fonte: Chiavenato, Introdução a Teoria Geral da Administração, pág. 2 – Rio de Janeiro, editora Elsevier – 2013.

Administrar é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recirsos. O processo administrativo tem cinco tipos principais de decisões, também chamadas de processo ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

Fonte: Maximiano, Teoria da Administração da Revolução Urbana a Revolução Digital, pág. 6 – São Paulo, editora Atlas – 2008.

[Lat. Administratione.2A] sf.

1. Ação ou efeito de administrar. 2. Conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar a estrutura e o funcionamento de uma organização (empresa, órgão público, etc.). 3. A sua prática. 4. Função do administrador. 5. O período de exercício dessa função. 6. Pessoal que administra. 7. O local em que fica a administração (6). [Pl.:-ções].

Fonte: Mini Aurélio 8ª Edição, pág. 18 - Dezembro 2013. Coordenação e edição Marina Baird Ferreira.

As variáveis básicas da administração

1. Tarefas: é a atividade operacional de como será realizado o trabalho dentro das organizações, através de estudos para garantir a melhor forma e do menor tempo para executar o trabalho com controle dos custos.

O sistema de pagamento dos salários dos trabalhadores daquela época era feito por “dia trabalhado” ou “pagamento por peça produzida”. Más através dessa técnica os trabalhadores acreditavam que todos os seus esforços iriam apenas beneficiar o seu patrão.

No sistema por dia trabalhado, o salário era fixo e os trabalhadores não queria produzir além do que eles próprios achavam que seria o necessário.

No sistema de pagamento por peça, o trabalhador ganhava conforme era realizada a quantidade produzida individualmente, e quando a produção aumentava muito o patrão diminuía os valores a serem pagos por cada peça fabricada para cada funcionário.

Taylor propôs um método chamado de “estudo sistemático e cientifico de tempo” para eliminar a diminuição do valor pago por peça, argumentando que a administração da empresa deveria primeiro procurar descobrir quanto tempo (velocidade máxima) levaria para que um funcionário motivado realiza-se uma tarefa, através desses estudos a empresa poderia estabelecer uma meta de produção (quantidade a serem produzidas) e um valor fixo de preço produzido por cada peça, fazendo com que o funcionário não se visse prejudicado e assim ele irá trabalhar para garantir o resultado através da colaboração de todos os trabalhadores.

Esse método era baseado na administração de tarefas (task management) que selecionava o trabalhador para trabalhar na área certa (execução de tarefas e rotina) e o pagamento de incentivo.

Referências bibliográficas

Administração Princípios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com