TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  1.404 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE (Inserir sua unidade de ensino)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PUBLICA

SEU NOME (A) E RA

TUTOR EAD Camila Buba Nahas

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Públicas (PROINTERIII)

CIDADE / ESTADO

2015

Desenvolvimento do Relatório Parcial

Razão Social (do município)

Localização (do município)

Quantidade de Funcionários

Setores (que compõem o município)

Situação atual do Município

Objetivo do Planejamento 

O planejamento estratégico é um processo onde, a partir das condições internas e externas da empresa, se busca estabelecer a evolução, elaborando a partir dele, os programas, as ações e as diretrizes para que se atinjam os objetivos propostos pela organização.

O PPA (Plano Plurianual para o município) é a principal ferramenta para um planejamento de médio e longo prazo, que orienta e permite a elaboração dos demais planos e programas de governo, esse instrumento é utilizado para se realizar o planejamento das ações e investimentos que serão desenvolvidos durante os 4 anos de mandato do Governo.

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento de médio prazo da Administração Pública. Previsto no artigo 165 da Constituição Federal - que determina a elaboração de um PPA para os três entes federados, Governo Federal, Estadual e Municipal, a cada quatro anos - o documento sistematiza as diretrizes, objetivos, metas e resultados que a gestão pública pretende alcançar naquele período.

O PPA organiza as políticas públicas e as ações da gestão em programas que resultem em bens e serviços para a população partindo de um diagnóstico da situação presente, das diretrizes do plano de campanha do governo e garantindo a consulta popular no processo. O plano detalha as metas físicas e financeiras, o público-alvo das ações e os produtos que devem resultar delas.

A partir do PPA, outras duas leis orçamentárias previstas na Constituição são elaboradas: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). O conjunto desses instrumentos legais de planejamento é fundamental para a efetividade das ações e para o monitoramento dos resultados, tanto por parte do próprio governo como por parte da sociedade.

O aluno busca esses dados no Plano Plurianual do ano anterior no sait do Município para responder o Prointer III.

Objetivo do Levantamento

Avaliar a situação atual do Município, pontuando as ações já em andamento e as previstas para o próximo semestre analisando o Plano Plurianual do Município;

Descrever de acordo com a análise da situação atual, um panorama da situação que se deseja estar ao final do período anual descrito no Plano Plurianual;

Determinar o período abrangido pelo Plano;

Levantamento das ações setoriais (saúde, infraestrutura,economia,educação, cultura e lazer e outros);

Verificar os recursos orçamentários disponíveis por órgão/entidade;

Orientação estratégica ao Prefeito e definição dos objetivos macro da administração municipal;

Nesta etapa do levantamento o aluno irá citar e não desenvolver cada tópico que será para o relatório final.

Objetivo analise dos dados da organização

A análise dos dados levantados é uma fase importante do processo para

se chegar ao objetivo do trabalho. A análise deve ser feita, preferencialmente,

pela mesma pessoa que levantou os dados “o aluno” , pois além dos dados coletados, também foram feitas observações que são necessárias à análise.

A análise final tende a ser mais completa levando em consideração as observações que o analista pode fazer no momento da coleta de dados.

A análise de conteúdo constitui uma metodologia de pesquisa usada para descrever e interpretar o conteúdo de toda classe de documentos e textos.

Essa metodologia de pesquisa faz parte de uma busca teórica e prática, com um significado especial no campo das investigações sociais. Constitui-se em bem mais do que uma simples técnica de análise de dados, representando uma abordagem metodológica com características e possibilidades próprias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (105.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com