TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Área de conhecimento guia PMBOK

O guia PMBOK é um guia em relação aos conhecimentos da administração de projetos. Ele foi desenvolvido pela PMI (Project Management Institute), o guia PMBOK possui diversos processos, ferramentas e técnicas úteis para gerenciar todo tipo de projeto. Tem como finalidade determinar como um projeto será gerenciado, e sim dar exemplos e métodos para a melhor experiência de gerenciamento.

O guia PMBOK divide as áreas do conhecimento em gerenciamento de projetos em nove áreas para facilitar a gestão, todas as áreas tem sua técnica e ferramenta especifica, segue cada área abaixo:

Custo: Os projetos precisam de pessoas, ferramentas, máquinas, materiais que precisam ser adquirido ou alugados para atender aos objetivos. O dinheiro deve este presente nos momentos certos para que as atividades possam ser executadas.

Tempo: Os projetos são esforços com o tempo definido e para que a satisfação de seu cliente seja atendida os prazos devem ser monitorados e controlados de forma que o resultado do projeto seja atingido no momento adequado.

Escopo: Cada projeto tem seu escopo específico, que deve ser documentado e gerenciado. Muitos problemas oriundos de projetos são a má definição ou interpretação.

Qualidade: Os projetos devem atender ao seu objetivo inicial, devem existir critérios de aceitação para os seus elementos componentes. Para que o projeto atenda aos requisitos de funcionamento e desempenho.

Aquisições: Muitos elementos necessários ao projeto como máquinas, informações, pessoas e insumos podem ser adquiridos fora da organização. Dessa forma é comum que as empresas ao gerenciar os projetos estabelecem critérios de qualidades e prazos para fornecedores. Bem como negociação e a gestão com os mesmos.

Comunicação: Projetos complexos precisam de planos de comunicação. Como relatar os desempenhos se relacionar com e clientes e fornecedores, tudo isto deve ser planejado e implementado com objetivo de garantir a adequada comunicação a todos os stakeholders, (partes interessadas) de um projeto.

Recursos humanos: São as pessoas que gerenciam e executam os projetos de diferentes complexidades exigindo competências, é importante que os gestores dos projetos aloquem as pessoas nas atividades programadas garantindo o atendimento a desempenho em custos e prazos.

Risco: Projetos também são alvos de incertezas, e é preciso gerencia-las. Estabelecer um plano de gestão de riscos, identificados avaliando-os e estabelecendo medidas de controle são fundamentais para evitar que surpresas.

Integração: Todas as áreas de gerenciamento de um projeto não estão simplesmente isoladas. Acontecimentos e alterações em determinadas áreas podem alterar os resultados e os rumos de um projeto. Por exemplo, alterações de escopo do projeto, vão impactar o prazo de realização e os custos do mesmo, assim como os riscos de um projeto. A integração é responsável por gerenciar as interfaces e garantir que um projeto tenha sucesso em sua realização.

Referencias

Blog da Engenharia de Produção:  

http://aengenhariadeprodução.blogspot.com.br

        

Portal do Administrador:

http://www.portal-administração.com/2014/06/areas-do-conhecimento-guia-pmbok.html.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com