TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto-empreendimento temporário instituído única e exclusivamente p/alcançar um objetivo.

Caracteristicas:~s empreendimentos independentes;possuem propósito e objetivo específico;duração limitada(inicio,meioefim),entregam resultado único,recursos próprios.EX:pessoais,corporativos,operacionais,pesquisa e desenvolvimento,projeto de manutenção e engenharia,melhoria nos processos.

Encerramento proj.quando as metassão alcançadas,por decisão o projeto ñ é mais viável,as necessidades ñ exixtem mais.

Tempo de projeto-curto prazo-1M-1A, médio-até 2ª,longo +de 2ª.

Interessado:stakeholders:patrocinadores,proprietários,funcionarios,fornecedores,sindicatos,financiadores.

Gerenciamento de projetos:aplicação de conhecimentos,habilidades,ferramentas e  técnicas do projeto p/atender os objetivos.

Caracteristica:Simplicidade de propósito,clareza de propósito e escopo,controle indepedente,facilidade de medição,flexibilidade de emprego,motivação da equipe,mobilidade

Programa-grupo de projetos q apresentam relação e são gerenciados de forma coordenada c/ objetivo de alcançar múltiplos objetivos e resultados q ñ seriam alcançados individualmente.

Portfólio-agrupamento de projetos, q fica a cargo de um gerente sênior.

Gerente de projetos:responsável pelo bom desempenho do projeto,integrar as informações das diferentes frentes do projeto,elo entre os stakeholders internos e externos das organizações,regulador do processo,líder e motivador,controlador das finanças e recursos.

Funções:identificar e avaliar riscos,preparar plano de contingencia,definir o escopo do projeto,estrutura do projeto.

Caracteriticas:personalidade forte,inteligência e independente,interessado em ver o projeto concluído,persistência.

Metodologia PMOK/PMI-interação,escopo,tempo,custo,qualidade,recursos humanos,comunicações,risco,aquisições.

Ciclo de vida/projeto:1-iniciação,2-planejamento,3-controle/execução,4-fechamento.

Atraves do ciclo de vida, podemos:observar e criar antes o q queremos q aconteça no projeto e ter uma visão macro de todos os processos envolvidos;prever e priorizar o consumo de recursos a cada etapa do projeto;antevr riscos e avaliar oportunidades;pontos de referencia p/qualidade;seguencia lógica de fatos e eventos;prever mudanças e estilos..

FaseI:conceitual-identificação das necessidades/oportunidades;tradução dessas necessidades em problemas;equacionamento e definição de problemas;determinação dos objetivos e metas;análise do ambiente;decisão quanto a execução do projeto.

FaseII:Planejamento:detalhamento de metas e objetivos a serem seguidos;definição do gerente de projeto;detalhamento das atividades e estruturação analítica do projeto;programação das atividades no tempo disponível;treinamento dos envolvidos.

FaseII:Execução-ativar a comunicação entre os membros da equipe;execução das etapas previstas e programadas;utilizar recursos humanos sempre qu possível;efetuar programções no projeto segundo seu status;as atividades são monitoradas,controladas e coordenadas p/atingir os objetivos do projeto;analise do progresso.

Fase IV:Conclusão:aceleração das atividades q ainda ñ foram concluídas;realocação dos recursos humanos do projeto p/ outras atividades;elaboração de relatórios e transferências dos resultados finais.

Conceitual-aceitação,estudo de viabilidade e risco,proposta inicial, conceito.Planejamento-objetivos e plano mestre;plano de atividades e de recursos;exame dos contratos de recursos.Execução-análise e revisão do projeto;monitoração e controle da implementação.Conclusão-entrega;avaliação e acompanhamento.

Pirâmide organizacional:Fayol foi o primeiro q falou de estrutura,alta administração-politicas;média erencia:planejamento;supervisores:programação;trabalhadores:operações.

Adhocratico:na alzencia do chefe ele age, sabe o q faz e ajuda.

Organizações tradicionais:estáveis;inflexíveis;foco no cargo;trabalho definido pelo cargo;empregados permanentes;gestores toman a decisão;estrutura burocrática.

Novas organizações:dinâmicas;flexíveis;trabalho definido pela tarefa a ser realizada;aut-orientados;relações laterais e em rede;estrutura adhocrática.

Tipos de estrutura ADM:estrutura funcional-mais antigo,centralizada em especialidades,agrupadas por função e configuração hierárquica.reconhecimento da linha de comando.Vantagens-flexibilidae nos recursos humanos;melhor control técnico;didponibilidade de mão de obra.desvan-o cliente ñ é o foco;a responsabilidade total do projeto ñ é delegada.Estrutura Projetizada-foco no projeto q a equipe será leal e defendera o objetivo do projeto.Vant-comunicação facilitada;canais de comunicação forte.desvant-falta de continuidade.Estrutura matricial-forte:o gerente de projeto tem mais poder organizacional q os líderes. Estrutura matricial-fraca:a alocação da mão de obra fica submetida aos desejos do gerente Estrutura matricial-balanceada:poder equilibrado entre o gerente de projeto e o líder-vanta:existe um responsável pelo projeto todo;flexível;otimiza recursos em diversos projetos. Desvan-dúvidas qaunto a responsabilidades nas tomadas de decisão;grande potencial de conflitos.;Estrutura Hibrida;estrutura modulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com