TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Um projeto é concebido quando se percebe a necessidade de progresso, quando provavelmente há um período de discussão, especulação, uma "rodada de avaliações" dos prós e contras e de ideias, sem muita ação decisiva até que o conceito assuma uma forma inidentificável. Se esta forma foi assumida e se chegou a um acordo quanto ao caráter desejável do projeto, é importante esclarecer seu propósito exato, isto é, rascunhar objetivos, escopo, resultado e custo. Os proponentes definem suas premissas e expectativas, reavaliam a viabilidade e discutem as táticas e os métodos pelos quais o projeto pode chegar a uma conclusão satisfatório. O desenvolvimento de um projeto é um processo continuo de consideração de alternativas.

Para se ter um projeto com resultado satisfatório, usa-se métodos alternativos, um quadro detalhado de cada alternativa conduzira a uma decisão fundamentada em méritos e à melhor escolha final. Processos, métodos e técnicas de tomada de decisão podem ser utilizados para que a melhor opção para o desenvolvimento do projeto seja buscada.

Analisar o ambiente onde o projeto será desenvolvido é de suma importância. Tanto o ambiente interno, como o ambiente externo do projeto apresentam fatores que interferem no desenvolvimento e garantem o sucesso ou o fracasso do projeto. Uma ferramente que é de grande ajuda

é a análise SWOT (força, fraqueza, oportunidades e ameaças), esta ferramenta analisa o ambiente interno buscando pelas forças e fraquezas e o ambiente externo, buscando por ameaças e oportunidades.

Os interessados serão diretamente afetados pelo projeto, de forma positiva ou negativa, e também serão eles que avaliarão o sucesso do projeto.

É de suma importância identificar as partes interessadas, suas expectativas, seus níveis de participação e influencia desde o inicio da projeto e que, após estas identificações, é possível desenvolver uma estratégia para abordar cada parte interessada e determinar o nível e a oportunidade de envolvimento de cada um deles visando maximizar as influências positivas e minimizar os potenciais impactos negativos. Essas estratégias devem ser revistas periodicamente, conforme o projeto avança, para que ajustes possa ser feitos em função das mudanças que ocorrem.

Engenharia simultânea pode ser definido como" o enfoque no qual grupos interfuncionais trabalham interativamente e formalmente no projeto e no ciclo de vida completo do produto/ serviço para encontrar e realizar a melhor combinação entre as metas de qualidade, custo e prazo".

Muitos conceitos meritórios e ambiciosos exigem o desenvolvimento ou adaptação de novas tecnologias. Mas por serem difíceis de estimar, os custos e resultados do desenvolvimento de novos processos dificultam muito a avaliação de risco e o planejamento.O conceito do projeto é obviamente mais seguro quando a implementação estiver baseada em métodos já testados. Não obstantes, apesar de terem começado sem definição ou experiência em alguma técnica essencial, muitos projetos imaginativos e ambiciosos baseados em uma "Visão Grandiosa" sobrevivem.

Os conceitos de programas que envolvem uma série de projetos vinculados geograficamente, por setor ou por empresa, são mais comuns na experiência de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com