TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projeto éum conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir/criar/desenvolver um produto, serviço ou resultado único. Um projeto é temporário, poistêm um início e fim, definidos no tempo, fazendo se assim um escopo dos recursos definidos.

Quando se tem um projeto, não se trata de operações de rotina, e sim num conjunto especifico de operações destinadas a atingir um objetivo especifico.

Quanto ao projeto podemos dar alguns exemplos deles, como o desenvolvimento de um software, a construção de um prédio ou ate mesmo de uma ponte, o esforço de socorro depois de um desastre natural, a expansão das vendas em um novo mercado. Podemos considerar todos como um projeto. Onde por sua vez, devem ser gerenciados de forma especializada para apresentarem os resultados, aprendizado, documentação dentro dos prazos estipulados.

Portanto, o Gerenciamento de Projetos, nada mais é do que aplicações de conhecimentos, onde contem suas habilidades e técnicas para uma execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Do qual envolve uma competência estratégica para as empresas, permitindo com que se unam os resultados dos projetos com objetivos de negocio, para que possam melhorar e competir em seus mercados e traçar excelentes resultados.

1.1 Dos Projetos Contemporâneos

Tanto no ambiente empresarial quanto no acadêmico, consolidou seu espaço no mundo contemporâneo à gestão de projetos. Esse posicionamento se deve ao fato de que o contexto atual de rápido e à todas as mudanças, a globalização, as exigências dos consumidores, onde levaram organizações a buscar a inovação constante de um produto e ate mesmo de um serviço. Sendo através de projetos que as organizações implantam suas inovações, onde podemos ter o papel do gerente de projetos como primordial para o sucesso desses empreendimentos. Assim, entender as competências que as empresas procuram nesses profissionais torna-se importante.

1.2 De Projetos e de Processos

Projetos sempre são novos e temporários, tem inicio, meio e fim, pois em todos os tipos de projetos existem um prazo para o seu termino, eles podem ser de curto ou longo prazo.

Os projetos é algo novo e diferente de tudo o que se realiza internamente da organização, pois eles não se relacionam com as atividades rotineiras. Todos os projetos tem um ciclo de vida, e é isso que define quais as ações que deverão ser tomadas e o tempo que iram durar.

Por outro lado, já os processos são todos os procedimentos repetitivos do cotidiano de uma instituição, eles são necessários para gerenciar uma empresa ou produto, os processos tem uma padronização e são bem definidos, são realizados por pessoas, e seus resultados são controlados, neles sempre deveexistir um bom planejamento para executar.

Processos podem ser, por exemplo, a fabricação de um produto, uma manutenção, processos administrativos, como, financeiros, recursos humanos, logística e dentre outro.

1.3 De um Gerente de projetos

Um Gerente de Projetos possui comportamento estratégico, trabalha bem sob pressão, são pessoas bem orientadas, são eles que estabelecem os objetivos do projeto, lideram, constrói a equipe, motiva, tem tomada de decisões e realiza as negociações. Também e necessário que o gerente tenha uma comunicação efetiva, para dar direções, transmitir informações e ideias para todas as pessoas que estão envolvidas com o projeto, estar disposto a ouvir as pessoas “de fora”, como outros gerentes e funcionários.

O Gerente de Projeto assim como o Administrador trabalham com cronogramas e demandas, a diferença é que o administrador tem a responsabilidade com os resultados gerais da organização, já o gerente administra tarefas do cotidiano, ele tem a responsabilidade de atingir os objetivos do projeto.

Por ser uma peça fundamental dentro da empresa um gerente de projeto necessita ter habilidade para lidar com as pessoas, pois essa ferramenta pode ser o sucesso ou fracasso do projeto.

Existe uma associação chamada PMI Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute) esta associação ajuda o gerente a melhorar seu desempenho através do conhecimento.

1.4 Dos Cinco Grupos de Processos que compõem o ciclo de vida de um projeto

Esses grupos de processo são ligados pelos resultados que produzidos, resultando se então em cinco grupos de processos que possuem conjuntos de ações que levam o projeto adiante, ou seja, em direção ao seu termino. Existiam duas categorias de processos: básicos e facilitadores, termos que foram eliminados para garantir que todos os processos de gerenciamento de projetos tenham o mesmo nível de importância.

Uma maneira de avaliar se o projeto continua atendendo as necessidades do negocio, é repetir os processos de iniciação antes da execução de cada fase, envolvendo as partes interessadas no projeto em cada uma das fases, esta é uma forma de aumentar as probabilidades de satisfazer os requisitos do cliente. Os cincos grupos são eles:

Processos de Iniciação; Processos de Planejamento; Processos de Execução; Processo de Monitoramento e Controle, e Processos de Encerramento. Logo abaixo podemos ver a função de casa um dos itens mencionados anteriormente.

1. Processos de Iniciação: Autorização do projeto ou fase;

2. Processos de Planejamento: Processos interativos de definição e refinamento de objetivos que selecionam os melhores caminhos para atingir os resultados.

Processos de Execução:Executa os planos do projeto, coordenando os recursos disponíveis para realização do plano.

4. Processos de Monitoramento e Controle: Dada como função de medição e monitoramento do desempenho de projeto. Garantindo assim que os objetivos do projeto sejam alcançados através do monitoramento e medição regular do progresso, de forma que ações corretivas possam ser tomadas quando necessário.

5. Processos de Encerramento: Tendo como aceitação formal do projeto desenvolvido (com verificação de escopo) ou fase para a finalização.

1.5 Das Nove áreas de conhecimento especificas do guia PMBoK

Chama-se de guia PMBoK, pois ele não determina como será feito o gerenciamento do projeto, ele apenas ira dá boas praticas, deixam o gerente livre para escolher aquilo que melhor se adapta na execução do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com