TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]



INTRODUÇÃO

O trabalho propõe pesquisar e buscar informações que complemente as disciplinas abordadas no oitavo semestre e possivelmente proporcione informações e conhecimento ao aluno, ou seja, oportunizar aos alunos a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre os assuntos tratados nas disciplinas de Administração Estratégica, Administração de Sistemas de Informação e Gestão de Negócios tendo como proposta o ESTUDO DE CASO: INTER COMMERCE Technologies: Tecnologia como ferramenta de gestão de empresas varejistas.

Importância das informações para a vantagem competitiva

Sem dúvida O Sistema de Automação Comercial gera a integração entre o homem, a máquina e que somados a gestão, busca reduzir a mão-de-obra e despesas, além de gerência e controle operacional sobre um comércio. É um processo inevitável, e que vem ocorrendo aceleradamente devido recessão econômica, que gera a necessidade de reduzir custos, elevar o lucro e a produtividade. É também uma forma de reduzir a sonegação de impostos, e assim contribuir para que o Órgão Administrador de Tributos Federais (Receita Federal) faça a arrecadação devida.

O Sistema de Automação Comercial fornece ferramentas que facilitam no desenvolvimento da empresa, possibilitando ao empreendedor consultar e armazenar informações essências tais como, produtos, serviços, clientes, fornecedores, vendedores, representantes, além de unificar ou integrar as ferramentas de trabalho (compras, vendas, controle de estoque e faturamento), gerar relatórios referente as operações anteriores e também, controlar o fluxo de caixa. Implantar o Sistema de Automação Comercial trata-se de uma estratégia para sobreviver no mercado.

Para Edvinsson e Malone (1998), a implicação de uma nova tecnologia é comparada a um jogo de dados. As organizações podem obter vantagem competitiva sobre os concorrentes se adotarem antecipadamente uma nova invenção. Peppers e Rogers (1994) enfatizam que a tecnologia de informação possibilita cada vez mais que as empresas se beneficiem das diferenças existentes entre os consumidores, apresentando um crescente número de produtos, serviços e mídia de nicho para segmentos de mercado cada vez específicos. Nesse sentido, dominar o mercado deixou de ser uma questão de status virando uma necessidade de sobrevivência gerada pela grande competitividade. As empresas perceberam então, a importância de adotarem novas tecnologias e se automatizarem. Aderir a tecnologia é economizar tempo, reduzir custos. Na hora de decidir entre estabelecimentos do mesmo ramo e de porte semelhante, o consumidor acaba optando por aquele mais antenado com as inovações tecnológicas.

Gerenciar estoque é uma tarefa complicada, no entanto um software de gestão se torna uma alternativa viável e que facilita esse processo. O estoque é um item de grande importância, pois uma vez que ele não esteja atualizado, o empresário pode perder vendas ou superlotar os almoxarifados. Saber a quantidade de produtos disponíveis em estoque é fundamental para a empresa, o empresário deve estar ciente disso para assim oferecer aos clientes quantidades que estão disponíveis, gerando um bom atendimento ao cliente. Elencar quantidades mínimas, bem como a rotatividades dos produtos possibilitam o controle na hora de adquirir novos produtos e auxiliam na redução de compras desnecessárias. Possibilita também identificar épocas corretas para atender altas e baixas demandas. Além contribuir na hora de fazer pedidos e reservas, o inventário de estoque é obtido automaticamente pelo sistema. É possível também identificar desvios no estoque, sejam eles furtos ou perdas, pois ao realizar o controle do estoque é possível ter quantidades exatas e assertivas.

O cadastro é uma base de extrema importância para a empresa, seja cadastro de cliente, fornecedor, produto ou funcionário, você utiliza este cadastro em todos os departamentos da empresa, cadastro de funcionário é mais acessado no RH e portaria, cadastro de cliente, vendas, diretoria para o uso de BI e outros recursos, expedição, PPCP, a logística necessita de informações de fornecedores, departamento de compras, entre várias outras utilidades. Preservar informações e dados da empresa é o mesmo que guardar sua historia.

A Tecnologia de Informação surgiu como resposta para as necessidades crescentes de distribuição e gerenciamento, é uma forma que facilita a gestão de um número cada vez maior de informações em uma economia altamente competitiva e instável.  O empresário deve analisar e identificar a necessidade de se implantar o sistema. Segundo Stair (1998), o desenvolvimento de sistemas é criar novos programas ou reestruturar e adaptar as mudanças ao programa já existentes. Para que se de inicio a um novo sistema, é necessário identificar os problemas a serem solucionados ou oportunidades a serem exploradas até a avaliação e possível refinamento da solução escolhida para que se for necessário haja a modificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (315.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com