TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

        [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

Trabalho apresentado das disciplinas de Marketing, Pesquisa de Marcado, Negociação e Metodologia Cientifica, da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Orientador: Profa. Gislene Fregoneze. Henry Nonaka. Marcos Marques. Elisete Zampronio. Rodrigo Trigueiro.

[pic 6][pic 7]


SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO        03

 DESENVOLVIMENTO        04

 CONCLUSÃO        09

 BIBLIOGRAFIA        10


INTRODUÇÃO

A importância deste trabalhos é demonstrar aos alunos como é fundamental para que uma organização faça uma boa pesquisa de mercado de qualidade para se interagir da opinião do publico. Em seguida iremos mostrar como é fundamental que se utilize as ferramentas de marketing para que se tenha bons resultados. Conheceremos também os componentes do mix de comunicação que são realizados através do preço, promoção, praça e dos produtos. Entenderemos quais os objetivos necessários para que  se tenha uma negociação de sucesso para as partes envolvidas, bem como identificaremos algumas variáveis da negociação.


DESENVOLVIMENTO

PESQUISA DE MERCADO

Uma empresa multinacional que desenvolve produtos eletrônicos, computadores e serviços pessoais, a Microsoft é considerada pioneira neste segmento, contudo ela vem enfrentado uma queda na popularidade de suas vendas, pois ela não acompanhou as tendências de mercado e com isso não inovou seus produtos no segmento "dispositivos móveis", levando-a a enfrentar uma queda em suas vendas.

Para a Microsoft não ter enfrentado os problemas que enfrentou, ela poderia ter modificado sua cultura, inovado seus produtos e melhorado as tecnologias oferecidas aos seus clientes. Ela não pensou em fazer pesquisas de mercado para analisar quais as necessidades dos consumidores e o que os mesmos esperavam de seus produtos. Em tentativa a amenizar sua situação a Microsoft realizou uma parceria com a empresa Nokia, pois os consumidores estão buscando em um aparelho eletrônico as vantagens de um sistema de dispositivos móveis, para facilitar sua comunicação. A Microsoft deveria ter realizado pesquisas de mercado, visando identificar fatores que contribuem para a concorrência dos fenômenos, ou variáveis que afetam os processos, ela poderia ter realizado uma pesquisa descritiva para ouvir a opinião de seus consumidores finais, como também uma pesquisa exploratória para analisar o comportamento de seus consumidores e ouvir suas opiniões.

Em termos de tecnologia a Microsoft não ficou para trás de outras empresas, pois ela sempre se preocupou em inovar  seus computadores e notebooks. O problema que ela enfrenta foi porque enquanto ela se preocupava com esses produtos a concorrência esteve melhorando e aperfeiçoando seus dispositivos móveis e com isso lançaram vários produtos no mercado que atraíram o publico como os iPhones, tablets, sistema android, etc... A empresa não investiu em programas e aplicativos que competissem com esse produtos, levando-a a perder mercado para seus concorrentes.

MARKETING

Marketing é o conjunto de conhecimentos necessários para estimular as vendas de produtos e serviços detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. De acordo com Kotler o marketing é um processo social e gerencial do qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas. O mercado procura suprir a demanda de produtos e serviços que os consumidores buscam.

Cada empresa precisa conhecer bem seus concorrentes, deve conhecer os pontos que seus adversários podem e que também não podem para superá-la e o qual o mercado no qual ela vem buscando. É necessário conhecer cada ponto para saber como se destacar diante de seus concorrentes. As empresas devem estar sempre inovando em novos produtos e serviços para se manterem no mercado, porém sem perder o foco de suas atividades.

De acordo com os comentários acima, observamos que a Microsoft não procurou conhecer a tendência do mercado e nem as estratégia de seus concorrentes. Com isso ela foi perdendo mercado no segmento dos dispositivos móveis.

A Microsoft oferece aos seus consumidores vários modelos de produtos e serviços. Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.

Os produtos se classificam de uma forma genérica em bens tangíveis e bens intangíveis. Os bens tangíveis são os objetos físicos, aqueles que podemos ver, tocar,manusear. Já os bens intangíveis são serviços em geral, pois apresentam características próprias.

Segundo Kotler, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade, contudo é muito mais do que apenas um objeto físico. É o pacote completo de benefícios ou satisfação que os compradores percebem que eles obterão se adquirirem determinado produto.

Temos alguns compostos de comunicação que influenciam na decisão do consumidor sob a forma do mix de marketing. Segundo Kotler esses compostos são também conhecidos como os 4 P's do marketing que são: Preço, produto, praça e promoção.

Preço refere-se ao valor e como será cobrado do cliente. Nesta fase o produto pode variar seu valor de acordo com sua definição, sendo ele básico ou de luxo. Pode ser cobrado em uma só vez, como também pode ser parcelado. É o valor que o cliente se dispõe a pagar para adquirir algum produto ou serviço desejado.

Os produtos são os principais objetos de uma negociação, é o produto físico ou serviços oferecidos aos consumidores. Refere-se as características e atributos que o produto ou serviço da sua empresa terá. Aqui deve ser definidos os  tamanho, cores, funcionalidades de maneira geral do que está sendo oferecido.

Praça  refere-se ao local em que o produto é disponibilizado. nesse caso pode ser em lojas virtuais ou físicas.

Promoção são as estratégias de divulgação utilizadas. Busca promover seu produto junto ao mercado, são atividades que divulgam os benefícios de seus produtos, para assim induzir os consumidores a efetuarem a compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com