TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Para se tornar competitiva no mercado, uma empresa precisa também voltar sua atenção para a forma de como seus clientes/consumidores estão enxergando sua atuação. Quando se trata do produto, qualidade, variedade e de como está sendo promovidas essas informações, o Administrador poderá recorrer a Administração Mercadológica, e assim obter informações imprescindíveis para o sucesso nos negócios e o alcance dos objetivos e metas de se colocar em uma posição de destaque em seu ramo de atuação.

Em conceitos básicos de Marketing, encontramos o Mix de Marketing, uma ferramenta conhecida também como Composto de Marketing ou 4P´s, que direciona a realização dos objetivos para marketing no mercado Alvo.

Desta forma abordaremos esses conceitos para realização da 1ª etapa deste estudo, e observaremos a utilização das informações adquiridas, sua execução e os resultados obtidos.


ETAPA 1 – CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING

Análise da ferramenta 4P´s

[pic 1]

Figura 1.

Produto é algo que irá ser oferecido para satisfazer as necessidades e desejos de um mercado, são conjuntos de atributos, funções e benefícios que os clientes adquirem.

P de Produto nos especifica vários aspectos importantes, porém dentro do desafio, podemos identificar a questão da logomarca que a empresa alterou três vezes em cinco anos. Para a administração da marca neste caso é necessário posicioná-la de forma correta no mercado, ou seja, definir logomarca e assim alcançar os objetivos identificados nas estratégias.

Considerando que dentro da empresa ‘Cacau Sabor’ o carro chefe é o Ovo da Páscoa, que significam 45% do seu faturamento, mas sendo um produto sazonal, podemos analisar o porquê de seus outros produtos não estarem proporcionando uma estabilidade nas vendas. Neste caso deverão ser analisadas as características ou variedades de seu mix de produtos.

O Preço, dentro da estratégia deverá considerar que ele dever ser suficientemente alto para proporcionar lucro à empresa e não tão alto a ponto de desestimular a venda do produto. Mas ele dever ser suficientemente baixo para atrair o cliente, porém não tão baixo, pois correrá o risco de depreciar o produto aos olhos do cliente.

Neste caso os consultores contratados deverão analisar os preços aplicados aos produtos da ‘Cacau Sabor’ de acordo com a sua prática perante o mercado.

Quando pensamos em como o produto está disponibilizado para cliente então estamos analisando o P de Praça. Após definir o produto e com um preço justo, ele precisará estar acessível ao cliente, onde possa ser adquirido no momento e local desejado.

A adoção da distribuição direta (o próprio produtor distribui ao consumidor) ou indireta (quando há um intermediário entre produtor e consumidor, ex.: os supermercados), irá de acordo com o canal de distribuição adotado pela empresa, pelo seu porte e seu público alvo.

O ultimo P é de Promoção, embora todos os anteriores sejam importantes, este sem sombra de dúvidas é o momento de maior expectativa nas empresas, pois é exatamente neste tempo em que o produto será direcionado ao consumidor de forma a atraí-lo e demonstrar seus atributos, pontos fortes e também a empresa que está oferecendo o mesmo. Dentro da Promoção temos cinco ferramentas como: Propaganda, que desempenha o papel de criação de valor do produto ao cliente e ativando a necessidade de compra, influencia a escolha do consumidor e tem a capacidade de informar um grande número de cliente ao mesmo tempo; Promoção de Vendas, ferramentas usadas pelos profissionais de marketing que fazem parte do nosso dia a dia, que estimula o consumo, como por exemplo, cupons, concursos, prêmios; Relações Públicas, que são formas de comunicação da empresa, porém sem retorno financeiro, no intuito de veiculação; Força de Vendas, que atribui venda pessoal, envolvendo o relacionamento imediato com o consumidor observando preferências, convicção e ação; Marketing Direto, ações de marketing em massa, sem objetivar somente o público alvo, através de mala direta, telemarketing, catálogo, cuponagem e internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (62.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com