TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

                ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS SUPERMERCADISTAS DE ASSIS E REGIÃO

                                                                           REDE 20

               Como sabemos, vivemos em um mundo cada dia mais competitivo. Segundo pesquisas realizadas pelo SEBRAE de 10 empresas abertas por ano 7 fecham no primeiro ano e outras 2 no segundo ano.

            Mais o que podemos dizer desta informação, erro no planejamento, falta de pesquisa, falta de marketing, falta de uma gestão administrativa ou tudo junto!

           Vamos agora conhecer um empresa que nasceu da necessidade de outras.

           Em meados de 1992, alguns Supermercadistas de pequeno e médio porte, viram a necessidade de juntarem suas forças; pois muitas indústrias deixaram de atender os referidos pontos de vendas, haja visto que, os mesmos, não atingiam o volume de compras exigidos pelas industrias.

           Com isso seu poder de negociação diminuia a cada dia, colocando os supermercadistas em mãos dos atacados e distribuidores, perdendo assim o preço melhor que tinham junto a industria.

           No fim do ano de 1994 foi constituída legalmente a Associação das Empresas Supermercadistas de Assis e Região, a Rede 20.

           No entando, mesmo conhecendo o seu ramo e sabendo do que precisavam, fizeram uma pesquisa de mercado no sentindo de avaliar suas reais necessidades.

           Em 03 de Novembro de 1995, com 08 lojas localizadas em Assis, Palmital, Cândido Mota e Paraguaçu Paulista, a Rede 20 deu início às suas atividades.
No início as negociações com as indústrias foram difíceis, estas não acreditavam na ideologia da Associação; porém aos poucos os conceitos mudaram, quando a AESAR conseguiu se mostrar sólida e bem intencionada.
          Gerenciada nesta época pelo senhor Bertoli, que também fazia a parte de compras. Neste mesmo ano foi adquirido um caminhão para compras de hortifruti e assim contratado o Senhor Benedito Ventura como motorista.

           A Rede 20 não parava de crescer, pois nasceu em uma epoca de inflação alta, o que comprava hoje por 100,00 reais amanha seu preço era 110,00.

          Hoje perto de completar 20 anos de existência, com 15 lojas e sendo seguidas por outras como a  Rede Assurel Supermercados –PR.

         Como todas as empresas tem seu periodo de maturação e desenvolvimento, a Rede 20 passou cada etapa buscando melhorar.

  1. Rede 20 possui um amplo banco de dados de seus clientes, distribuido entre suas lojas. Este mesmo banco, está dividido em regiões e cidades num raio de comercialização de 90 KM.
  2. Buscando assim atender merlhor seus clientes, a Rede 20 prioriza uma margem de preço para determinada categoria de produtos. Negociando assim junto aos seus fornecedores preços atrativos. Desta forma trabalha com um mix de produtos, preços promocionais e ofertas destinadas a todas as lojas. Mais não tem preço fixado em produtos fora do desta regra. Com isso, a Rede 20 deixa a livre competição entre seus associado.
  3. A mesma se utiliza de varias formas de comunicação para ajudar tanto na divulgação de sua marca, como de seus produtos de marca propria. Trabalhando como comunicação visual, outdoor, radio, as vezes tv e seu carro chefe o tabloide , mais conhecido como panfleto de oferta.
  4. Mais claro que não podemos pensar apenas em nossos clientes e sim na concorrência. Então, como o marketing tem a função de trazer pessoas para comprar, também tem como ferramenta mostrar o que fazem seus concorrêntes.
  5. Ainda pensando em como melhorar, a Rede 20 se utiliza de duas pesquisa de mercado. No caso de seus fornecedores verifica a tendência no mercado, busca sempre aumentar suas compras para ter melhor poder de fogo. Já com os clientes, se utiliza do Marketing Boca a Boca e tabloides.
  6. Não havendo assim necessidades de outros metodo de pesquisa envolvida.
  7. Mais neste longo periódo de existencia, um dos grandes dessafios é  a invação de novos produtos a cada mês. Em uma pesquisa interna entre suas lojas Associadas foi detectada cerca de 15 marcas de café. Então entrou em pratica  algumas estratégicas como: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Com isso foi reduzido está vasta quantidade em 50%, sendo assim apenas 7 marcas de Café´e se aproveitando deste momento para fortalecer sua marca propria “ REDE 20 ALIMENTOS”
  8. Claro, que nada disso terá e feito se não houver dialogo e bom senso. Analisando friamente, um dos maiores conflitos em uma negociação surge justamente no interresse que cada um precisa. Nesta caso podemos citar como um conflito de interresse de ambas as partes. Mais sendo resolvido de maneira comercial , utilizando o método mais conhecido como fio de bigoto. Mais na prática de hoje o correto seria a palavra COMPROMISSO: por sua vez, significa que cada parte desista um pouco daquilo que procurava; assim, cada um cede um pouco, a fim de resolver o conflito.

ETAPA 2 : Análise das informações coletadas

               Podemos notar que, à empresa REDE 20 se utiliza de varias ferrementas  de mareting. Dentro delas vemos como destaque o tabloide. Outras ferramentas também são de grande utilidade como rádio. No caso de tabloide a Rede 20 tem um procedimento. Se reunem uma vez por semana, com o entuito de melhorar seus panfletos de oferta. Já as demais situações é passada para o setor de Marketing, escalonada a função de cada um dentro deste planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (222.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com