TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA A DISTÂNCIA - DEAD

www.ufvjm.edu.br       

[pic 2]

Trabalho 4 – valor  8,0 pontos

Curso de Administração Pública

Disciplina: Economia Brasileira

Profª Maria Angelina Carvalho

2014-1

Polo:Teofilo Otoni

Nome(s):Renata de Oliveira Silva

Observações:

  • Este trabalho abrange o conteúdo do bloco 4.
  • O objetivo deste trabalho é proporcionar ao aluno a sistematização e a reflexão do conteúdo.  
  • O trabalho deverá ser elaborado em GRUPO formado por 04 (quatro) integrantes, podendo também ser elaborado individualmente.
  • Em caso de trabalho elaborado em grupo APENAS UM INTEGRANTE deverá postar no moodle. Não postar trabalho em duplicidade para facilitar as correções.
  • Data limite de postagem no moodle: 25/07/2014 (sexta)

Elabore uma síntese do bloco 4, sistematizando os conteúdos abordados e compreendidos, a partir das bibliografias utilizadas, devendo ter no máximo 02 (duas) páginas.

DESENVOLVIMENTO

                       Conforme o autor CAMPOS, três fases delimitam a internacionalização do capital o longo do período, a fase de internalização produtiva iniciou-se no final da Segunda Guerra e surgiu até o inicio dos anos, 60, quando o IDE. Houve uma ampliação dos padrões de produção e de consumo norte- americanos, protagonizada pela corporação originária dos EUA.

                      O padrão de acumulação que se desenvolveu após a Segunda Guerra Mundial se constituiu na relação entre o planejamento estatal e a expansão da grande empresa norte- americana. O IDE norte- americano, além de reconstruir as economias destruídas pela Guerra, exportou um tipo de internacionalização que deu maior organicidade ao  capitalismo, assim como facilitou a difusão de um projeto americano da influencia global por estados associados a ele.

                      O IDE foi primordial para desobstruir os limites á construção dessa ordem manejada por Washington. A liberação do comercio e de capitais, ainda que tivesse passado por uma ampla discussão interna nos EUA e com a oposição dos setores isolacionistas, criou critérios de não discriminação, reciprocidade e princípios da nação mais favorecida sintetizados por GATT( general agrément on Tariffs and Trade).

                      Os grandes grupos industriais, principalmente japoneses, alemães e filiais norte- americanos sediados na Europa, dispondo de melhores condições de acesso ao capital financeiro que as empresas de menor porte, apresentaram grande fluxo de caixa, disponibilizado pela alta liquidez do que veio chamado de Euromercados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (42.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com