TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  13/5/2015  •  Resenha  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O trabalho que será apresentado trata-se de demostrar a aplicabilidade dos conteúdos aprendidos nas cadeiras de gestão de projetos, empreendedorismo e plano de negócios e administração da Produção e Logística.

Tendo como base o texto “Os Biscoitos: Girls Scouts, TI e perspectivas para a Expansão”, do professor Fernando A. Melo.

Esse texto mostra como a tecnologia da informação facilita, organiza e qualifica os processos de produção, Administração financeiras, Logística e qualidade total.

Com base no conteúdo do texto será apresentado nesse trabalho conceitos e fundamentações administrativas e técnicas utilizadas, assim como bibliografias dos conteúdos trabalhados nas disciplinas do sétimo semestre de Administração de Empresas.

2 GESTÃO DE PROJETOS

A Gestão de projetos tem ganhado, cada vez mais, espaço no mundo dos negócios. A rapidez das respostas e a assertividade dos resultados propostos são fundamentais.

Neste cenário, inúmeras ferramentas, metodologias e até entidades organizacionais vem sendo desenvolvidas com o intuito de garantir que os projetos atinjam os resultados esperados. Dessa forma, irei lhes apresentar em forma de resenha algumas áreas de competência segundo o PMBoK, que são: Riscos, Escopo, Fornecedores e Partes interessadas. Assim como o grau de importância de cada etapa supra citada, do processo de gestão de um projeto.

Para que se alcance um bom resultado no gerenciamento de projetos, podemos nos utilizar de um Guia de padrão internacional, um “Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos”, um guia de boa Práticas – habilidades, ferramentas e técnicas que se aplicadas de modo correto podem aumentar a chance de sucesso nos projetos. Esse guia tem nome: PMBoK – Project Management Body of Knowledge.

O PMBoK é um guia genérico e serve para todas as áreas, focado no gerenciamento de um projeto. E é sempre bom seguir esse guia nos projetos, a menos que se tenha uma boa razão para agir de forma diferente.

O gerenciamento de um projeto engloba várias etapas e variantes, e essas incluem, identificação dos requisitos do projeto, adaptação das diferentes necessidades, preocupação e expectativas das partes interessadas, balanceamento das restrições conflitantes como: Escopo, cronograma, Orçamento, Recursos e Riscos.

Dentre as áreas de competências do projeto, podemos citar o Escopo do Projeto. A definição clara e precisa do escopo de um projeto é fundamental para o desenvolvimento do planejamento de qualquer projeto. Se os planos de projeto tiverem uma definição de escopo “pobre”, incompleta, terá grande risco de o projeto falhar, e não ser entregue como o esperado.

A questão para definição do escopo de um projeto é: Oque estamos tentando fazer? Oque exatamente o cliente quer que seja entregue? Deve-se dar ao cliente exatamente o que foi especificado no escopo do projeto, nem mais nem menos. Dar qualquer extra é perda de tempo e não tem benefício para o projeto.

É no Escopo do projeto que o PMP – Project Management Professional, irá documentar o projeto a ser desenvolvido. Além de ser um documento formal, é também um direcionador de tudo o que será desenvolvido. A Declaração do Escopo determina exatamente qual trabalho ser realizado e quais entregas precisam ser produzidas. A Declaração do Escopo é o maior documento de todo o projeto, pois tem por base assegurar as decisões futuras do projeto de acordo com o que foi planejado.

Para melhor desenvolvimento do projeto é importante que seja criado um Plano de gerenciamento do Escopo do projeto, para garantir que o projeto não se desconfigure e o Escopo inicial seja respeitado. Assim, para que o projeto alcance o objetivo para o qual ele foi elaborado, o gerenciamento do escopo deve ser claro e contemplar todas as expectativas do cliente.

Outra etapa importante do gerenciamento do projeto, é a identificação dos Riscos, então vamos ao conceito segundo o PMBoK:

Risco: Evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do Projeto, como tempo, custo, âmbito de qualidade. – PMI, PMBoK Guide 2004, pag. 238.

O gerenciamento de riscos decorre, principalmente, pela consciência da existência de fatores internos ou externos ao projeto, que ao longo do seu ciclo de vida podem fazer alterar o objetivo do Porjeto. A Identificação dos riscos é uma das etapas fundamentais. O Tipo de risco, sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com