TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  18/5/2015  •  Resenha  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

Camila Rubia de Santana – RA 217185

Atividade para reposição de falta.

Resumo:  As Cinco Forças Competitivas que moldam a Estratégia.

A estratégia é a ferramenta fundamental para enfrentar uma competição dentro dos setores. A disputa pelo lucro vai além da concorrência determinada no setor que inclui quatro forças competitivas: clientes, fornecedores, potenciais, concorrentes e produto. A competição é o maior resultado dessas cinco forças que mostra a estrutura de um setor que se adapta a natureza da ação competitiva dentro deles.

A estabilidade do setor faz a competição e a rentabilidade e não o motivo de o setor criar um produto ou serviço de emergente ou maduro, de alta ou baixa tecnologia.

Forças que moldam a competição: A força competitiva é a mais forte e se torna mais importante na criação de estratégia, a formação de um setor cria-se com várias características econômicas e técnicas que determina a força competitiva.

Ameaça de entrada: ao estarmos em um setor novas situações concorrentes nos dá o desejo de competir e ganhar participação no mercado.

Com a ameaça de entrada dificulta o potencial de lucro, quando existe um alto risco, as empresas devem assegurar os preços ou controlar mais os investimentos. “Conforme o autor Michael E.Porter – As Cincos Forças Competitivas que Moldam a Estratégia barreiras à entrada são vantagens exibidas pelas empresas em sete grandes fontes:

1. Economias de escala do lado da oferta, 2. Benefícios de escala do lado da procura, 3.Custos de migração do cliente, 4.Exigências de capital,5. Vantagens da liderança sem relação com o porte.”

Os fornecedores maiores ficam com a parcela maior do valor limitando assim qualidade ou serviços ou transferir lucros para os envolvidos do setor.

Poder de compradores: clientes e fornecedores poderosos podem exigir para si próprio mais valor ao baixar o preço, sendo assim exigir mais qualidade ou mais serviços o que aumenta os custos em modo geral.

Ameaça de substitutos: às vezes um substituto pode exercer o cargo idêntico ou parecido com a do produto de um setor.

Rivalidade entre concorrentes: essa rivalidade pode atuar de várias formas e uma delas baixo preço, a novidade de novos produtos.

Para uma boa análise deve ser examinado com rigor a base da estrutura rentável de cada setor e um dos primeiros critérios importante é saber qual é o adequado.

O critério de análise setorial não é analisar se o setor e atraente ou não e sim saber como está à competição e sua rentabilidade. Por fim para uma boa análise de setor é necessário uma visão sistêmica

Definição do setor relevante: A diferença entre as cincos forças em relação aos produtos ou áreas distintas é de grau o que acaba tornando o setor uma questão direta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com