TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

A CONTABILIDADE E O  TRIBUTARISMO

[pic 3]

Assis

2015

A CONTABILIDADE E O TRIBUTARISMO

Trabalho Acadêmico apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Matemática Comercial e Financeira; Planejamento tributário; Contabilidade Aplicada à Administração; Seminário V.

Orientador: Prof.  Marcelo Caldeira Viegas, Paula Cristina O. Klefens, Regiane A. Brignoli, Karen H. Manganotti, Regis Garcia, Luciana Barbosa Fukuy.

Assis

2015

Introdução

O mercado está cada vez mais competitivo, existindo vários preços e qualidades de um mesmo produto. Atualmente no Brasil manter uma empresa em pé está cada vez mais complicado devido aos altos tributos. Tributos são as taxas cobradas para que as empresas possam mante-las de acordo com as leis.

Nesse trabalho será abordada a questão sobre a situação tributária em que vive o país hoje, o qual está tornando a vida dos brasileiros mais difícil e mais restrita com relação a gastos.

Ressaltando sobre a principal importância de ter um bom profissional na área de contabilidade, pois a sua função é manter o controle da situação, direcionando os administradores ao caminho mais correto e mais eficaz para obtenção de resultados lucrativos para a empresa.

  1. A importância da matemática financeira e o papel da contabilidade financeira.

A matemática financeira é uma área de grande importância para uma empresa, porque estuda a variação do dinheiro ao longo prazo, com o objetivo de estudar o comportamento do capital vendo de que forma ele está sendo utilizado e os melhores caminhos a serem percorridos.

Essa ferramenta auxilia na hora de tomar uma decisão, pois ela fornece instrumentos necessários para avaliar negócios, na identificação dos recursos que são mais rentáveis verificando quais os melhores investimentos, trazendo um resultado mais sólido e preciso para fins de diminuir os gastos e maximizar os lucros.

Nessa área também é possível realizar orçamentos, previsões futuras, fluxo de caixa entre outros. Um bom gestor deverá saber qual o objetivo que a empresa busca e estar sempre atento as mudanças que ocorrem nos fatores macro e microeconômicos relacionados.

As pequenas e microempresas muitas vezes não têm esses tipos de profissionais com a intenção de diminuir os custos, acabam se restringindo somente as obrigações legais, no qual resulta em uma deficiência nessa parte para pode tomar uma decisão.

A contabilidade tem fundamental importância, pois coleta, registra, resume e analisa as informações para que possa demonstrar aos seus gestores os relatórios de custos e desempenho, podendo ser expostas as falhas, visando uma forma de tentar corrigi-las, através de uma linguagem concisa e clara.

Os dados coletados por esses profissionais além de facilitar a compreensão também precisa ser diferenciados conforme a precisão de seus usuários que podem ser internos e externos, sendo os internos: administradores, encarregados, diretoria e pessoal interno em geral. Os externos são: investidores, acionistas, bancos, órgãos públicos, entre outros.

  1. A situação tributaria no  Brasil inteiro.

Tributo são taxas cobradas como impostos e contribuição por melhorias, são arrecadados em lei para que não ocorram atos ilícitos, através da atividade administrativa vinculada plenamente. Esses tributos estão cada vez mais elevados e tornando difícil a situação financeira da população brasileira.

Essas taxações existem para a manutenção do Estado para que exista uma sociedade organizada e democrática, visando garantir ao cidadão os direitos fundamentais e em ordem jurídica, social e econômica, porem não é bem isso que vem acontecendo.

Desde as eleições de outubro de 2014, a situação vem piorando de uma forma muito elevada, devido as contas do governo desorganizadas, as corrupções e muitas vezes a falta de interesse em querer melhorar a economia do Brasil.

Esse aumento tem refletido muito nas entidades e fazendo com que muitas empresas evitem perdas e tomarem as seguintes medidas: cortes de funcionários e gastos, levando ao aumento de desemprego, assim, o PIB está muito baixo perto das inflações. Um exemplo que está sempre sendo citado diariamente em noticiários é o aumento da gasolina, do diesel e da energia, o que influência muito na economia brasileira.

  1. Os incidentes tributarios sobre o faturamento e lucros da empresa.

A empresa tem diversos tributos a serem pagos, tais como: Cofins (contribuição para financiamento da seguridade social); CSLL(contribuição sobre o lucro liquido); IRPJ( imposto de renda de pessoa jurídica); IPI( imposto sobre produtos industrializados); Inss( imposto nacional da inseguridade social); PIS(programa de integração social); ICMS( imposto sobre circulação de mercadorias e serviços).

As empresas continuarem dentro da lei e precisam pagar esses tributos, porém consomem grande parte das despesas, pois o Brasil é um dos países que possuem maiores taxas tributarias no mundo. Uma pesquisa aponta que a empresa de grande influência no mercado do ramo é a cervejaria.

Nessa empresa existem os tributos incidentes sobre o faturamento e o lucro que afetam diretamente o fluxo de caixa, porque o dinheiro desse ramo vai diretamente para os cofres públicos. Os principais são: PIS, CONFINS e o INSS.

O COFINS é a contribuição para o financiamento e a seguridade social, que tem o objetivo de financiar a seguridade social que abrange a previdência social, a saúde e a assistência social. E por fim o INSS que significa imposto sobre serviço de qualquer natureza.

  1. Juros simples e compostos.

Os juros simples são calculados em cima do capital inicial emprestado ou aplicados. Já os juros compostos são os juros sobre juros que são somados de um determinado período somados ao capital para gerar novos juros para o próximo período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com