TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

        

2 DESENVOLVIMENTO        4

        

2.1 MICRO E MACRO ECONOMÍA        4

2.1.1ESTRUTURAS DE MERCADO        

2.2MÉTODOS QUANTITATIVOS................................................................................7

2.3ÉTICA POLÍTICA E SOCIEDADE        9

3 CONCLUSÃO        0

REFERÊNCIAS        1



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver os conhecimentos adquiridos pelo aluno nas disciplinas de Micro e Macro Economia, Métodos Quantitativos e Ética, Política e Sociedade. Tomando por base tais conhecimentos, é possível desenvolver um conhecimento crítico que poderá ser utilizado no decorrer da vida acadêmica e posteriormente no dia a dia profissional.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Micro e macroeconomia

Nos países desenvolvidos, a concentração das grandes empresas apresentam sintomas de saturação, ou seja não há mais perspectiva de crescimento em seus locais de origem o que força as empresas a buscarem novas estratégias para continuarem o processo de crescimento. Nos lugares onde as empresas se originaram, justamente por não haver perspectiva de crescimento migram para outros países onde podem continuar se desenvolvendo.

O plano real trouxe consigo a estabilização da moeda brasileira. Nos planos anteriores ao real, registraram-se índices que no período de maio de 1993 a junho de 1994 o índice variava de 30,72% a 46,58%, índices absurdos considerando que a inflação em 2013 terminou em 5,91%. Junto com esse plano diversas redes estrangeiras ingressaram no brasil, atraídos por vários motivos entre eles a estabilização da moeda, a legislação brasileira que não oferece restrições à entrada de novas empresas e principalmente a baixa concorrência do setor juntamente com um amplo mercado consumidor.

As 4 maiores empresas do setor supermercadista do Rio Grande do Sul foram responsáveis por 41,64% do setor em 2003, 42,02% em 2004 e 47,25% em 2005. Esses números estão relacionados a forma como as empresas atuam. Em meados da década de 90 até 2001 as empresas usavam capitais estrangeiros com o intuito de comprar os grupos brasileiros menores aumentando o número de estabelecimentos administrados pelo grupo maior.

No caso das grandes redes supermercadistas, por comprarem grandes volumes de mercadorias conseguem melhores preços e como consequência o produto pode custar mais barato para o consumidor final mas nem sempre pois segundo o estudo de Sousa (2004) “Transformações no Setor Supermercadistas e Reflexos nos Preços da Cesta Básica”, tomando como base os preços de 54 produtos em estabelecimentos de diversos portes, constatou que os preços mais competitivos estavam nos supermercados de pequeno e médio porte. Também as empresas investem em publicidade nos meios regionais e locais.

2.1.1 Estruturas de mercado

MONOPOLIO

O monopólio é uma estrutura de mercado caracterizada por ser uma única empresa fornecedora de um determinado bem ou serviço, um exemplo é a energia elétrica na qual a empresa é a responsável por atender a uma determinada região, não havendo concorrência.

Essa estrutura de mercado por ser só uma empresa ofertante de um produto ela tem o poder de definir o preço conforme os interesses da mesma.

Concorrencia perfeita

Se monopólio é uma única empresa que não tem substituto próximo e pode controlar os preços sem no entanto influenciar na demanda, esta estrutura de mercado que veremos a seguir é justamente o contrário.

Nessa estrutura de mercado, há um número grande de compradores e vendedores mas a sua principal característica é que os produtos são iguais ou seja são diversas empresas oferecendo o mesmo produto e o que influencia o preço do produto é a oferta-demanda. Um exemplo dessa estrutura de mercado é a produção de arroz, que o valor será influenciado de acordo com a safra.

ConcorrÊncia monopolÍstica

A concorrência monopolística de certa forma é muito similar a concorrência perfeita, ambas compartilham algo em comum: possuem um número elevado de vendedores e compradores mas o que difere uma da outra é que na concorrência monopolista as empresas não trabalham com um único produto e estão sempre em disputa pela preferência do consumidor.

Cada empresa decide o valor de venda de seu produto considerando que o produto é diferente do mercado por causa de suas alterações técnicas. Como exemplo pode-se citar o comercio de celulares que cada empresa fabrica um modelo diferente e cada produto se diferencia da concorrência em aspectos como tamanho de tela, número de funções disponíveis no aparelho, hardware entre outros.  

oligopólio

Esta estrutura localiza-se entre o monopólio e a concorrência perfeita e é caracterizada por ser um número pequeno de firmas que atendem a um grande mercado consumidor e por esse fato podem influenciar o valor de um bem ou serviço.

2.2 METODOS QUANTITATIVOS

Medidas descritívas

As medidas descritivas é a área da estadística responsável por, como o próprio nome diz, descrever os dados e organizá-los, através de um conjunto de técnicas, de forma que a compreensão se torne mais facilitada. Essa é a primeira etapa da análise e aplica-se diversos métodos para organizar e descrever um conjunto de dados estatísticos.

As medidas de tendência central são medidas de posição de dados. As mais usadas são média, mediana e moda. A média é uma das mais utilizadas pois determina um valor médio entre 2 ou mais números ou um conjunto de dados agrupados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com