TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS UNIDADE 1  

Curso: Tecnologia em Logística

Disciplina: PROINTER PARCIAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIOR DE TECNOLOGIA I (PROINTER I)

Relatório Parcial

Marcos Teixeira David                       RA -7702635653

Marina de Sousa                                 RA - 7939672510

       Sergio Claudio Custodio da Rocha     RA - 7373577352

Tatiana Martins Cardoso                    RA – 8136745404

Tiago da Silva Hoffmann                    RA- 8137748669

Tutor EAD:  Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Tutor Presencial:  Alexandre Negri

CAMPINAS / SP

2015

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera UNIDERP, como exigência no relatório final da Disciplina PROINTER _IV para a obtenção de nota, sob orientação do Professor Tutor EAD Cesar Augusto Fernandes Barbosa.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ______________________________________ 4

QUESTIONÁRIO ____________________________________ 5

EXPOSIÇÃO DA IDEIA _______________________________ 8

ANALISE DO MERCADO _____________________________ 9

SWOT ___________________________________________________________ 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS __________________________ 12

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, veremos algumas respostas sobre: princípios, características e técnicas utilizadas por Empreendedores de sucesso e, apresentar o empreendedorismo como a criação de algo novo a partir da identificação de uma oportunidade, a dedicação, a criatividade, a persistência e a ousadia aparecerem como atitudes imprescindíveis neste processo para se obter os resultados pretendidos.  

QUESTIONÁRIO

  1. Entrevista com um Empreendedor:
  • Nome da Empresa: Hoffman Transportes Logísticos
  • Endereço: Avenida Marginal, nº572  
  • Bairro: Jardim São Domingos
  • Cidade: Campinas
  • Estado: SP
  • Ramo de Atividades: Transportes
  • Produtos e/ou serviços: Logística
  • Data de Início das atividades: 23/10/1992
  • Entrevistado: Alberto Hoffman

  1. Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

Tive essa ideia porque queria uma melhor forma de vida, então porque não trabalhar pra me mesma? Decide então abrir uma microempresa, e com muito esforço, hoje ela se tornou uma empresa de sucesso no mercado.

  1. Existem outros empreendedores em sua família?

 Não, na minha família ninguém é empreendedor.

3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade? Sim, Devido aos estudos e o entendimento do que é, e faz um Empreendedor, eu me interessei e decidi encarar esse desafio, a partir daí, comecei a fazer pesquisas de mercado e estratégias para me tornar um empreendedor.

  1. Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?  Administração de Empresas. Sim, pois o conhecimento acadêmico foi o que me motivou ainda mais a me tornar um empreendedor.

5) Porque muitos Profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento? Devido a Legislação trabalhista, concorrência desleal e alta carga tributária.

6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais? Dedicação, Estudo de habilidade e não correr riscos excessivos.

7) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento? É fundamental ter ética no relacionamento humano, e para uma organização ter sucesso, é preciso um bom relacionamento entre as pessoas para a realização das tarefas do dia a dia, empreendedores, colaboradores, funcionários, todos precisam ter responsabilidade ética dentro da empresa para o sucesso dos negócios.

 8) Como você encontrou a oportunidade de empreender? Com a visão de fazer melhor do que já existia no mercado, e analisando o ramo de atividades na qual, se esperava de que seria o de maior crescimento e oportunidades no país.

 9) Como você avaliou esta oportunidade? Conhecendo outras pessoas que atuam na área e pesquisando o mercado no qual se tinha maiores oportunidades.

10) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique. Sim, todo negócio tem que ter um planejamento, e todo planejamento tem que ter evolução e aprimoramento.

11) Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?  Trabalhei com rotinas administrativas, comecei da base realizando trabalhos internos e externos, assim, aprimorei meus conhecimentos sobre o negócio, observando o trabalho de outros profissionais.

12) Quais são suas forças e fraquezas?  Segredo, nunca se deve mostrar suas forças ou fraquezas a ninguém.

13) Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio?  Sim, nem sempre, mas é importante ouvir a opinião diversas.

14) O que significa ter ética nos negócios para você?  Crescer, Sobreviver, Evoluir, sempre respeitando as pessoas e o ambiente no qual se habita.

15) Quais os recursos econômicos/financeiros você precisou para iniciar o negócio?  Utilizei um capital no qual eu possuía investido em conta no banco.

16) Onde e quando obteve estes recursos? De trabalhos realizados como funcionário em empresas de vários seguimentos.

 17) Quando e como obteve o primeiro cliente? Meu primeiro cliente eu obtive após a compra de um caminhão de médio porte, e prestar serviço a uma empresa de transporte logístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (200.2 Kb)   docx (139.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com