TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  3/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.724 Palavras (11 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 11

TURMA 30

FRANCISCO LÍVIO DO NASCIMENTO

CLEYRTON ROBSON PAIVA VASCONCELOS

ANTONIO CLÊRTON AGUIAR COUTINHO

MATEUS FRANCK FONTINELE BRITO

DAYANA VIEIRA ANANIAS

ELZIANE LIMA E SILVA

CARTA DE OTTAWA:

PRIMEIRA CONFERÊNCIA INTERNACIONA DE SOBRE PROMOÇÃO DA SAUDE

Relatório apresentado ao Instituto Superior de Teologia Aplicada como requisito parcial para aprovação na disciplina Processo Saúde-Doença, do curso de Enfermagem tendo como orientador o professor Esp. Paciolo Montini.

SOBRAL – CE

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2 OBJETIVO............................................................................................................04

3 METODOLOGIA.....................................................................................................05

3.1 TIPO DE ESTUDO.............................................................................................05

3.2 FONTE DE COLETA.........................................................................................05

3.3 MÉTODOS E PROCEDIMENTO.......................................................................05

4 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................06

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................13

6 REFERÊNCIA.........................................................................................................14

7 ANEXO....................................................................................................................15


1 INTRODUÇÃO

         A apresentação feita pela equipe de enfermagem sobre a Primeira Conferência Internacional de Promoção da Saúde, realizada em Ottawa, Canadá, em novembro de 1986, mostra em forma de seminário, a Carta de Intenções, que seguramente contribuirá para se atingir Saúde para Todos no Ano 2000 e anos subsequentes.

Este seminário visa informar sobre o que houve nessa conferência, quais suas propostas, suas medidas tomadas e principalmente sua credibilidade em relação a melhorias na saúde mundial e que se todas as medidas estabelecidas fossem seguidas por todos, seria possível alcançar todos os objetivos.

Durante a apresentação de nossa equipe, são abordados alguns tópicos como a Promoção da Saúde, Pré-requisitos para a Saúde, a Defesa de Causa, a Capacitação, a Mediação, os Significados das Ações de promoção da Saúde: Construindo políticas públicas Saudáveis, Criando Ambientes favoráveis, Reforçando a Ação Comunitária, Desenvolvendo Habilidades Pessoais, Reorientação dos Serviços de Saúde, Voltados para o Futuro, Compromissos Com a Promoção da Saúde e por uma Ação Internacional.

As discussões foram baseadas nos progressos citados acima em que foram estudadas e averiguadas a melhor forma de explanarmos cada tópico sobre Cuidados Primários em Saúde dentro do tempo determinado.


2 OBJETIVO

        Apresentar em forma de seminário a carta de Ottawa.


 3 METODOLOGIA

3.1 TIPO DE ESTUDO

Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica sobre essa temática.

3.2 FONTE DE COLETA

Foi pesquisado no site da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, pelo site disponibilizado na internet.

3.3 MÉTODOS E PROCEDIMENTO

Foram pesquisadas no site da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, as Cartas de Promoção da Saúde, onde continha todas, referente a promoção da saúde e ficamos com uma delas para apresentarmos.

Foi analisada a carta de Ottawa pelos membros da equipe em que cada participante pode opinar sobre cada temática que estava sendo abordada. Nosso grupo dividiu a carta em seis partes, sendo que cada parte ficou com um membro, em que no final de uma semana, foram juntadas as partes e verificada cada processo estabelecido e averiguado se todos concordavam, e não tendo controvérsias foi finalizado e adicionado em slides para a apresentação em forma de seminário.

A divisão da carta de Ottawa estabelecida pela equipe visa um melhor aproveitamento de compreensão explanação para os demais acadêmicos ouvintes e melhor absorção por parte dos envolvidos na explicação.

4 DESENVOLVIMENTO        

CARTA DE OTTAWA

PRIMEIRA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Ottawa, novembro de 1986

A Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Ottawa, Canadá, em novembro de 1986, apresenta neste documento sua Carta de Intenções, que seguramente contribuirá para se atingir Saúde para Todos no Ano 2000 e anos subsequentes.

Esta Conferência foi, antes de tudo, uma resposta às crescentes expectativas por uma nova saúde pública, movimento que vem ocorrendo em todo o mundo. As discussões localizaram principalmente  as necessidades em saúde nos países industrializados, embora tenham levado em conta necessidades semelhantes de outras regiões do globo.

As discussões foram baseadas nos progressos alcançados com a Declaração de Alma- Ata para os Cuidados Primários em Saúde, com o documento da OMS sobre Saúde Para Todos, assim como com o debate ocorrido na Assembleia Mundial da Saúde sobre as ações intersetoriais necessárias para o setor.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

Promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. A saúde deve ser vista como um recurso para a vida, e não como objetivo de viver. Nesse sentido, a saúde é um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Assim, a promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (159.6 Kb)   docx (165.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com