TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.550 Palavras (15 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado individualmente para atender as disciplinas do oitavo período de admistração, de forma a poder analisar o estudo de caso sobre a empresa Foxconn, apontando suas estratégias para se instalar no Brasil e alguns diferenciais que a mesma deve ter.

Assim, por meio deste podem ser notados como algumas estratégias que as empresas internacionais como a Foxconn devem ter para se instalar no Brasil, e como alguns diferenciais (ética, imagem corporativa e responsabilidade social) são de importante valia para uma empresa que pretende se diferenciar no mercado brasileiro e adquirir a confiabilidade de seus clientes.

Por conseguinte, este trabalho encontra-se organizado em quatro etapas.

A primeira etapa do trabalho identifica qual a modalidade adotada pela Foxconn para se instalar no Brasil, suas áreas de negócio, os produtos e serviços adaptados para o mercado brasileiro, bem como as estratégias de cada produto.

A segunda etapa faz um levantamento de informações sobre ética e imagem corporativa, descrevendo de forma clara é objetiva sobre a ética empresarial, o principal aspecto ético que uma empresa deve apresentar, o que é considerado antiético em uma organização e como uma empresa deve construir sua imagem corporativa.

Na terceira etapa, é apresentado o resultado de uma pesquisa prática com dez entrevistados que deve auxiliar a empresa a ingressar no mercado diferente daquele que ela já está acostumada a trabalhar, e com esta análise pode propor soluções e ações para a empresa Foxconn, sobre os cuidados que deverão ser tomados com relação à ética e a imagem corporativa.

Já na quarta é última etapa iremos demonstrar os ganhos que se deve obter com o planejamento, execução e encerramento, na implementação de um projeto na organização.

Pode-se agrega com este, experiências nas atividades acadêmicas a serem desenvoldidas no decorrer deste curso, na careira profissional e pessoal, e também como futuros administradores encaregados nas tomadas de decisões seguras e confiáveis em nossa organização, para que a mesma se torne ética e responsável.


2 TEMA DO SEMESTRE: GESTÃO EXECUTIVA

2.1 1ª ETAPA – ESTUDO SOBRE A ESTRATÉGIA ADOTADA PELA FOXCONN PARA SE INSTALAR NO BRASIL.

No estudo realizado para identificar a estratégia adotada pela Foxconn para se instalar no Brasil, pode se notar que a modalidade a ser aderida a mesma para realização deste objetivo é de ter uma exportação direta (China→Brasil), pois a China é praticamente o único produtor mundial de terras-raras, 17 produtos minerais usados na fabricação de produtos de alta tecnologia como os iPads e celulares de terceira geração, que a Foxconn se propõe a produzir no país.

Não sendo a opção de ser representante brasileiro exclusivo para venda dos produtos no Brasil, pois em relação à produção de tablets, as novas regras estabelecidas, que exigem crescente participação de conteúdo local para que as empresas tenham acesso aos benefícios fiscais foram totalmente exitosas: 25 empresas já solicitaram autorização para a produção de tablets dentro das novas regras estabelecidas. Nove já foram autorizadas, como: Motorola, Samsung e SempToshiba, que já começam a colocar seus novos produtos no mercado, e em breve teremos outros fornecedores, incluindo o Ipad da Apple, cuja linha de produção está sendo concluída.

Nem a opção de ser montado um escritório de negócios da Foxconn com expatriados chineses e nem a construção de uma fábrica em território brasileiro, pois não seria vantajoso, sendo que a mesma já possui fábricas instaladas no Estado de São Paulo.

Seguindo a estratégia de “ir aonde o mercado esta”, a Foxconn vai montar tablets como o iPhone e Ipad adaptados para o mercado brasileiro, pois afirmaram que o Brasil tem um tremendo potencial de desenvolvimento econômico e está estrategicamente posicionado para atender às necessidades dos mercados em crescimento de toda América Latina. Assim estrategicamente no Brasil os tablets vão promover de maneira relativamente barata o acesso à internet na classe média brasileira emergente, que corresponde atualmente por cerca de metade dos 190 milhões de habitantes do país, e também pelo Brasil ter um dos regimes tarifários mais rigorosos da América do Sul e é um dos lugares mais caros do mundo para fazer negócios, devido à pesada carga tributária, à moeda supervalorizada e encargos trabalhistas.

2.2 2ª ETAPA – PESQUISA SOBRE ÉTICA E IMAGEM CORPORATIVA.

Ética é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motiva, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, e busca justificativas para as regras propostas pela moral e pelo direto, sendo diferente de ambos (moral e direito), pois não estabelece regras. Como teoria, não se identifica com os princípios e normas de nenhuma moral em particular e tão pouco pode adotar uma atitude indiferente ou eclética diante delas, e como as demais ciências, a ética se defronta com fatos, quer estes sejam humanos implica, por sua vez, em que sejam fatos de valor.

Já dentro de uma organização a ética pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, conseqüentemente, seus bons resultados. Estabelecendo normas de conduta humana dentro das empresas e também o relacionamento com o público externo a esta, podendo ser definida como a capacidade de refletir sobre os valores dos processos de tomadas de decisões da empresa, de determinar de maneira como esses valores e decisões vão afetar vários grupos de interesse e estabelecer como os gerentes poderão utilizar dessas observações na administração diária de uma empresa.

Assim, a ética empresarial infuência na imagem corporativa que um indivíduo ou um grupo associa a uma empresa ou marca. Sendo esta a representação mental que um indivíduo faz de uma organização, aquilo que se pensa que ela é. E depende essencialmente do resultado da sua atuação e do seu relacionamento com o mercado. Uma atuação pouco estruturada pode resultar em imagens diferentes das pretendidas, imagens confusas ou até mesmo imagens diferenciadas consoante o tipo de público-alvo. É fundamental, portanto, dar uma atenção especial à comunicação de forma a ter algum controle sobre a visão externa da organização. Para isso deverá ser assegurada uma perfeita integração entre a comunicação interna, a comunicação de marketing e a comunicação institucional, que deverão estar em consonância com a estratégia e com a sua missão e valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (210.7 Kb)   docx (78.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com