TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.469 Palavras (14 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

PROFESSOR PRESENCIAL ARCELY

PROFESSORES A DISTANCIA LAURA / MARIA RENATA

EXPEDITO JUNIOR FERREIRA DA SILVA RA 3824692684

FERNANDO ALVES DE ALMEIDA RA 3815653892

GIRLEY RODRIGUES DA SILVA RA 4300067645

JUCELIA SOARES RA 3876772574

LUCIANO MARCILIANO SILVA RA 3815665225

MARIA JULIA HISSA DIAS DO VALE RA 3876761370

VILMA DOS SANTOS GONÇALVES ABREU RA 3815668622

WANDER LUCIO DE PAULA RA 4336826395

BELO HORIZONTE 2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO______________________________________________________3

2. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS­­­__________4

3. ETAPA 1 - DIFERENTES DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO________________6

4. ETAPA 2 - CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO______________________________8

5. ETAPA 3 - HABILIDADES ESSENCIAIS PARA OS NEGOCIADORES______ 11

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS__________________________________________ 13

7. REFERENCIAS_____________________________________________________14

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema principal as técnicas de negociações e as formas que podemos utilizá-las, principalmente na nossa vida profissional. E nos possibilita também uma visão global sobre este assunto com informações e até mesmo dicas que podem ser colocadas em prática no nosso dia a dia.

Já conhecemos esta técnica desde criança em situações como: Para um filho parar de chorar ou melhorar a sua nota na escola, negociamos com ele um presente; na adolescência quando começamos a namorar; no casamento e principalmente no mercado de trabalho, ou seja, por toda a nossa vida somos sempre negociadores.

Por este motivo procuramos esclarecer algumas dúvidas e mostramos as diferentes definições encontradas para este assunto tão importante. E tão importante quanto à negociação é a forma como ela é iniciada e finalizada, ou seja, é preciso saber ouvir, ser flexível e comunicativo.

Vale a pena conferir e acrescentar este conhecimento no nosso currículo, pois esta provado que vivemos em constante negociação.

2. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Após ouvir um “NÃO” como resposta a um pedido de aumento salarial, mesmo sabendo que este aumento é merecido, primeiramente é importante manter o equilíbrio emocional, agir pela razão, não desanimar com esta resposta negativa e pensar calmamente em como prosseguir com a negociação. Por isto, a importância de se planejar uma negociação como esta: Um pedido de aumento salarial, porque este pedido tem duas respostas: ‘SIM’ ou ‘NÃO’ e estando preparado para ouvir um “NÃO se pode pensar melhor em como reverter esta situação.

É preciso também planejar e estudar o momento certo, analisar o perfil do gerente e a situação da empresa. È importante também conduzir a negociação de maneira ética e de forma honesta, para que se consiga alcançar o objetivo sem prejudicar o outro lado.

A melhor forma de negociar o salário é ter uma conversa franca e objetiva baseada em argumentos do mercado e do desempenho profissional e prepara-se para ganhar ou perder.

Tomada todas as possíveis precauções é hora de seguir os passos elaborados anteriormente:

*Apresentar ao gerente uma pesquisa de mercado, elaborada de acordo com o cargo ocupado, provando para ele que o salário esta defasado.

*Relatar sobre o empenho para se capacitar profissionalmente, mostrando interesse em permanecer na empresa, por isto busca ser um profissional melhor, fazendo com que ele veja a qualificação como forma de somar benefícios e não interesse pessoal.

*Explicar, brevemente sobre o perfil profissional, frisado o bom relacionamento com os colegas colaboradores e a responsabilidade na execução dos processos. Nesta parte não precisa entrar muito em detalhes, pois o próprio gerente pode buscar maiores informações, caso necessário.

*Fazer uma pausa e esperar que o gerente demonstre alguma reação. Fique atento, pois todos os gestos e expressões devem ser analisados neste momento.

*Caso ele ainda não tenha uma resposta, continue a negociação. Desta vez, mudando de tática, falando sobre o lado pessoal. Explique que é com muito esforço e até mesmo dificuldade financeira que procura ser um profissional mais capacitado e que é necessário que este esforço seja recompensado com uma valorização salarial, para que sirva de incentivo para a continuidade pela busca de qualificação.

*Exponha também sobre as tarefas executadas na empresa, que sempre foram cumpridas com responsabilidade e pontualidade e que no ultimo ano houve uma sobrecarga de serviços e foram assumidas novas responsabilidades no dia a dia e mesmo assim todos os processos bateram metas.

*Diante de expostos todos os argumentos, aguarde a resposta.

*Caso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com