TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Esta ATPS tem o intuito de nos mostrar a importância da Pesquisa operacional dentro de uma organização, ela nos dá a previsão do resultado final de um projeto, o maior objetivo da Pesquisa Operacional e a maximização dos lucros viabilizando alocação de recursos limitados e a maximização dos impactos nas tomadas de decisões em uma produção.

 

Pesquisa Operacional – PO

A Pesquisa Operacional é uma ciência voltado para soluções de problemas gerais, portanto na tomada de decisões, no planejamento ou operação no conceitos e métodos de diversas áreas cientificas.

A Pesquisa Operacional é um método utilizado desde a Segunda Guerra Mundial, foi utilizado para solução dos problemas logística, táticas e estratégia. Neste período surgiram especialistas em matemática, físicos, engenheiro e cientistas sociais, estes criaram modelos matemáticos apoiados com dados e fatos e dentro deste estudo analisar os problemas e com este estudo simulava resultados hipotéticos e tomavam as decisões mais cabíveis para as determinadas situações.

Devido, o sucesso e a credibilidade que estes especialistas obtiveram neste período que ao terminar este período estes grupos de cientistas e a sua metodologia de abordagem de problemas se transferiram para as empresas. Como a Pesquisa Operacional tem a possibilidade de experimentação da proposta antes da implantação, possibilita a avaliação e as decisões que mais se enquadra dentro da situação que necessita a empresa.

Em alguns países a Pesquisa Operacional foi adotada com outro nome, como Ciência da Gestão ou Ciências da Decisão e em outros como Engenharia Industrial ou Engenharia de Produção.

A Pesquisa Operacional é uma disciplina cientifica de característica horizontais que acabou estendendo para todos os domínios da atividade humana, da engenharia à medicina, pela economia e gestão empresarial.

Pesquisa Operacional é uma disciplina com características horizontais, com ligações muito fortes particularmente na engenharia de produção que tem a possibilidade de abordagem dos problemas que envolve os meios de produção como, seres humanos, matérias primas, equipamentos, recursos financeiros e mio ambiente.

Fases da Pesquisa Operacional:

MUNDO REAL

 

FORMULAÇÃO

 

 

CONSTRUÇÃO

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

 

 

SOLUÇÃO

IMPLEMENTAÇÃO

AVALIAÇÃO

 

 

 

DECISÃO

Programação Linear –

A Programação Linear (PL) foi criada em 1946 e tem sido aplicada em várias áreas é uma técnica de planejamento muito útil em quase todas as atividades humanas, pois a mesma tem como ser aplicada na diminuição dos custos e aumento dos lucros.

A Programação Linear tem como método quantitativo de resolução de problemas, aplicados na pesquisa operacional que são baseados nos conceitos matemáticos e estatísticos.

Tem como objetivos:

  • Reconhecer os problemas que passiveis de análise do modelo
  • Auxilia o analista na inicial investigação
  • Analisar e avaliar os resultados
  • Aplicar os resultados com confiança que só é adquirida com o conhecimento real do problema.

Onde se deve aplicar:

  • Problemas de alocação
  • Problemas complexo de alocação que não podem ser resolvidos com técnicas analíticas convencionais

Como aplicar:

  • Produtos serão fabricados, composição da fabricação, planejamento levando em consideração a demanda, adequar capacidade de produção e a facilidade de distribuição, diretrizes administrativas.
  • Utilizar matéria prima, analisando qualidade e custo mínimo para maximizar o lucro.
  • Planejamento de estoque
  • Capacidade das maquinas, distribuição das matérias primas.
  • Transporte e capacidade de distribuição física.

Vantagens –

A vantagem de utilizar a Programação Linear nas empresas são a real redução de custo e visivelmente o aumento de lucros.

Cálculos da Programação Linear –

O cálculo dependerá da programação adotados no problema, método mais utilizado e Método Simplex porque é baseado no algoritmo simplex, problemas como alocação serão resolvidos pelas versões especiais, menos complexas do método simplex, conhecidas como métodos gráficos e de transportes.

Por isto é importante que consiga distinguir as variáveis fora do controle do analista ou parâmetros cujos os valores já estão fixados, e do outro lado as variáveis para conhecer os valores.

A solução de um modelo dará o valor destas variáveis de decisão, que compõe a função e as restrições de um objetivo, que são representadas pelas letras x, y, z e outras, ou então por letras indexadas

Estruturas de modelos matemáticos:

Considerar três conjuntos de elementos em um modelo.

1 – Variáveis de decisão e parâmetros – variáveis de decisão são as incógnitas e os parâmetros são os valores fixos.

2 – Restrições – levar em conta as limitações físicas do sistema

3 – Funções e objetivos - é a função matemática que mostra a qualidade da solução em função das variáveis de decisão.

2° passo

Utilizando um modelo matemático para a produção de armário de cadeira, importante a identificação de dos elementos problemas que incluem variáveis controláveis e variáveis não controláveis, as restrições sobre as variáveis e as soluções.

Em uma marcenaria sua produção é baseada somente em um modelo de armário e um modelo de cadeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (178.9 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com