TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.797 Palavras (12 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Administração

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Atividades Práticas Supervisionadas

Profa. Me. Jefferson Dias

Prof. Tutor Presencial Antônio André da Silva Freitas

Márcia Adriana Reis (RA 416333)

Miriam Duarte e Silva (RA 412056)

Rogério da Rosa Brasil (RA 428294)

Bagé – RS

01/04/2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho...

ETAPA 1

TIPOS DE INVESTIMENTOS

        Diariamente ouvimos falar a respeito de investimentos, eles se apresentam de diferentes maneiras, mas são todos de grande importância para o desenvolvimento da economia em geral. É preciso ter conhecimentos básicos a respeito da área em se se pretende investir, certamente uma pessoa prevenida terá menores chances de desperdiçar suas economias ou até mesmo seu capital.

        Para ser um investidor, não é necessário grandes projetos, uma pessoa que resolver aplicar uma determinada quantidade em um fundo de aplicação já é considerado um investidos, ou até mesmo investir nos estudos, na compra de imóveis para futuras locações, entre outros.

        Segundo OLIVIO (2012), “um investimento é qualquer ato ou ação que implica renunciar a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro”.

        Existem diferentes tipos de investimentos, cada qual com suas características específicas, vejamos as especificações de cada um deles:

  1. Investimentos Públicos: são todos os recursos disponibilizados por setores governamentais ou entidades públicas, com a intenção de facilitar o desenvolvimento da sociedade em geral.
  2. Investimentos Privados: são recursos disponibilizados por pessoa jurídica ou física de direto privado, com a intenção de gerar algum retorno monetário aos seus investidores.
  3. Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados em fontes como entidades públicas ou governamentais, dai o nome “misto”, tais recursos podem ser direcionados a pessoas físicas ou jurídicas.

Estudar as formas de investimento  não é um simples ato de investigação, é a forma pela qual se alcança êxito em práticas empresariais ou até mesmo pessoais, para isso é preciso seguir alguns passos fundamentais como: determinar o investimento a ser realizado, enumerar as alternativas viáveis dentro da realidade financeira da pessoa ou empresa, analisar cada alternativa, comparar as alternativas e por fim escolher a melhor alternativa referente aos prováveis investimento a serem realizados.

        Considerando a importância de um investimento, é necessário salientar que em casos de abertura de empresas, primeiramente deve ser feita um estudo da região, fazendo um breve levantamento em relação a aceitação do tipo de negócio que se pretende investir.  Vejamos alguns aspectos que devem ser avaliados:

  1. Econômicos: estudo da realidade e riscos do investimento, direcionando o investidor a aplicar suas fichas em um negócio com maiores chances de desenvolvimento e estabilização a longo prazo.
  2. Financeiro: verificar as possibilidades de necessitar de capital de terceiros, tal como empréstimos ou sócios que possam contribuir para a abertura de um determinado negócio.
  3. Ambiente empresarial: verificar algumas correntes políticas, sociais e culturais que possam vir a afetar o crescimento do negócio.

NEGÓCIO PRETENDIDO

- Lanchonete Universitária

- Produto oferecido: Lanches práticos e saudáveis com baixo custo.

- Nome Fantasia: Fast-uni Ltda –ME

- Razão Social: Lanches Universitários Ltda – ME

- Endereço: Santa Tecla  nº 1780, Bagé – RS

ORGANIZAÇÃO DO INVESTIMENTO

Para a abertura da empresa Fast-uni foi necessário o estudo da região e das empresas já existentes dentro do mesmo ramo, no caso o alimentício. Percebendo a necessidade de uma empresa que fosse ao alcance dos universitários, com lanches rápidos e de preços acessíveis, certificou-se que era possível crescer dentro da realidade existente.

ETAPA 2

FLUXO DE CAIXA

Quando analisamos um possível investimento, não podemos ter uma visão limitada do mercado que se pretende atuar, todo negócio não é único dentro do seu meio, ou seja, cada área está interligada direta ou indiretamente a outros fatores, que influenciam no crescimento do negócio. A decisão de investir não pode ser tomada com base na demanda do produto vendido pela empresa, pois  a tomada de decisão é baseada na análise de algumas premissas, que são os métodos e técnicas que garantam a eficácia do investimento projetado.

Ao falarmos em planejamento, resgatamos um aspecto primordial para organização de um investimento, que é o FLUXO DE CAIXA, conhecer a fundo o significado da organização deste fluxo é assegurar maiores chances de sucesso.

O fluxo de caixa de um projeto consiste em uma escala horizontal, na qual são marcados os períodos de tempo, indicado com setas, para cima representam as entradas e para baixo as saídas do caixa. Sendo assim, fluxo de caixa são as entradas e saídas, que ocorrem em determinado período de tempo, só que nos casos de um investimento, este fluxo é projetado previamente para evitar contratempo, não se trabalha com linhas vastas de risco, mas sim com estudos e projeções de investimento de sucesso.

No fluxo de caixa, deve-se adotar um conceito de caixa financeiro, e não um conceito de competência econômica, tendo em vista que o conceito financeiro permite gerenciar as operações diárias da empresa, bem como o fluxo de caixa, permitindo, ainda, comparações entre diferentes opções de investimento.

O fluxo de caixa projetado é aquele utilizado para analisar os investimentos das organizações, apresentando uma estrutura padrão composta por três partes essenciais, que são:

  1.  Investimento inicial: compreende investimentos sob a forma de bens físicos ou sob a forma de capital de giro, representa saídas de caixa, e por isso é identificado com sinal de negativo (-) no fluxo de caixa.
  2.  Retorno de caixa do investimento: compreende a geração de fluxos de caixa positivos (+) para a empresa ou investidor, mostrando assim que o projeto mostra-se rentável.
  3. Valores residuais: são os valores positivos que representam a venda de algum ativo arrecadado após a utilização de alguma vantagem tributária adquirida, este processo ocorre normalmente ao final do investimento, mas é preciso ressaltar que, eventualmente o valor residual pode representar um valor negativo.

A seguir vejamos algumas planilhas que representam as movimentações do investimento pretendido:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (278.2 Kb)   docx (75.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com