TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Autodesenvolvimento RDR Anhanguera Educacional

Planejamento e Controle da Produção.

Aula Tema 5

Principais Conceitos Sobre Kanban.

  1. O que é Kanban ?

O Kanban e uma ferramenta muito utilizada  nas empresas , e tem como principal função o controle do estoque e , toda a movimentação de peças na linha de produção de uma empresa, e uma ferramenta de origem japonesa que seu significado é cartão visual , começou a ser utilizada desde o ano de 1980, é bem difundida , e controla principalmente o fluxo de peças, também e conhecida como gestão visual.

O Kanban teve origem em empresas japonesas, a principal  foi a TOYOTA, e foi conhecido como sistema de produção toyota just in time , esse termo até hoje e muito confundido com o kanban , mas trata-se de um outro sistema.

A principal função do sistema kanban e controlar o processo de estoque e produção, por meio de cartões de cores diferentes , luzes caixas vazias ou lugares demarcados, assim só sai do estoque o volume necessário de produção , fazendo com que a produção seja mais controlada, evita desperdícios e peças que não são  utilizadas naquele momento de produção , o que não atrapalha  a produção.

As decisões são tomadas conforme a quantidade de cartões priorizando o que é mais importante para o momento , realizando setup de maquinas , e calculando até mesmo as maquinas paradas em manutenção.

Ou seja a principal função do kanban é o controle de movimentação da produção por meio de sinalização evitando o desperdício, e retirando do estoque somente as peças necessárias na produção.

Esse sistema de visualização kanban , ultiliza os porta kanbans , mas também outros meios , que poder ser luzes ou qualquer outro tipo de iluminação para passar informações . Quando utilizados cartões estes são produzidos para ser duráveis e suportar o manuseio do controle entre o estoque os clientes e fornecedores de cada movimentação dos itens necessários . O kanban é  algo muito particular então cada empresa emprega seu tipo de kanban, seu tipo de cartão de acordo com a produção, e sua necessidade de produção.

2 – Quais são os principais tipos de kanban ?

Cartão Kanban de produção.

Conhecido como kanban de processo, serve para controlar e autorizar a fabricação e montagem de lotes de itens , e fica restrito ao local do trabalho que coloca em pratica as atividades produtivas dos itens da empresa.

Cartão Kanban de Requisição Interna

É conhecido dentro das empresas como Kanban de Transporte , movimentação, ou retirada, parte a partir de uma requisição de matérias, controla o fluxo entre os itens do centro de trabalho de produção , e o centro de consumidor dos itens.Sua principal função e manter o sistema de produção abastecido somente com peças que serão utilizadas naquele determinado momento.

Cartão Kanban de Fornecedor

Controla todo o sistema de compra , assim os fornecedores externos  recebem o cartão com o pedido e entrega diretamente do  departamento responsável , do lote de itens necessários, desde que o mesmo tenha consumido o lote correspondente ao cartão.

Referencias :

<https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EWTFzRjFjWWgzU2s>.

https://gestaodalogistica.wordpress.com/2012/10/21/kanban/

http://www.pgpconsultoria.com.br/p/?p=132

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com