TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.758 Palavras (16 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL

 2013


UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho de Graduação apresentado como

requisito parcial da disciplina de Teorias da Administração para obtenção do titulo de

Bacharel em Administração na Faculdade Anhanguera Educacional.

TUTOR PRESENCIAL: CARLOS GUIMARÃES

PROFESSORA: MONICA SATOLANI

PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL

2013

RESUMO

O trabalho a seguir apresenta uma síntese de pesquisas relativas às teorias da administração, bem como uma analise critica destas e também comparações entre cada uma, implicações éticas, principais fundamentos e junto a esse desenvolvimento são agregados as principais ferramentas de gestão utilizadas cotidianamente nas empresas nos tempos atuais.

Palavras chave: Teorias; Administração; Implicações; Ferramentas; Gestão;  Empresas;


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        ORIGEM DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS        

2. TEORIAS ADMINISTRATIVAS        

3. ORGANIZAÇÕES MECANICISTAS X ORGANIZAÇÕES FLEXÍVEIS        

X TEORIAS ADMINISTRATIVAS: EXISTIRIA UM MEIO TERMO? 

4. FERRAMENTAS DE GESTÃO E LIDERANÇA SITUACIONAL        

5. COMPETITIVIDADE X ADMINISTRAÇÃO X CONTEXTO EMPRESA        

CONTEXTO EMPRESA        

6. IMPLICAÇÕES ÉTICAS        

7. QUADRO COMPARATIVO DE TEORIAS        

8. CONCLUSÃO        

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

A Administração nada mais é que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa (CHIAVENATO, 1993, p.1), mediante o trabalho com pessoas e o gerenciamento destas, levando em consideração as consequências das tomadas de decisões.  É uma ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.

Trabalhos realizados sobre as teorias da administração desde a revolução industrial do século XIX vêm agregando ao passar dos anos cada vez mais, de forma positiva, para elevar a produtividade e a qualidade na maneira administrativa de gerir as empresas. Cada teoria criada teve uma causa diferente, e com o passar dos anos, uma foi sendo comparada com a outra, a fim de solucionar os problemas que iam surgindo. Esses fundamentos idealizados e posteriormente evoluídos acabaram por idealizar a teoria geral da administração utilizada atualmente nas empresas.

Taylor, Ford, Fayol, Weber e os demais idealizadores de suas épocas foram os responsáveis por começar a teoria geral da administração que hoje trabalhamos.

  1. ORIGEM DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Desde o surgimento da administração, tornou-se mais fácil de entender o funcionamento de uma empresa, visando sempre à busca pela excelência de resultados.

Conceitos de como administrar os negócios vem de tempos remotos, mas a partir do século XVIII com o surgimento da mecanização industrial e também da agricultura, principalmente por causa da aparição das maquinas a vapor, foi que começaram a serem substituídos os procedimentos artesanais pela atividade fabril realizada por máquinas.

Desse crescimento industrial e agropecuário originam-se as teorias administrativas, onde em cada processo e subprocesso eram encontrados inúmeros problemas organizacionais que requeriam técnicas para serem solucionados.

2. TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Durante a revolução industrial (fim do século XIX e inicio do século XX) com o grande crescimento econômico do setor fabril era requerido um melhor controle das organizações que visavam a excelência de resultados. Desta necessidade de melhoria no controle das empresas nascia o que atualmente chamamos de Teoria Geral da Administração.

Com uma busca pelo rendimento máximo da empresa Frederick Winslow Taylor foi responsável pela criação da Teoria da Administração Cientifica, dando origem a um sistema de organização industrial que dividia as tarefas dentro de uma empresa, objetivando a maximização dos rendimentos e minimizando o tempo da atividade. Esta racionalização do trabalho foi denominada ORT (Organização Racional do Trabalho). Alem de dividir o trabalho de forma inteligente, também incentivou os trabalhadores com o pagamento salarial por produção.

Depois Taylor concluiu que a racionalização do trabalho na indústria, realizado por funcionários, deveria ser ministrado a partir de uma estruturação geral da empresa e que tornasse por base a aplicação dos seus princípios. Registrou que as indústrias tinham deficiências que poderiam ser agrupados em três fatores: Vadiagem sistemática por parte dos operários; Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização; Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho. Para sanar os problemas citados, criou quatro princípios que a gerencia deveria utilizar, de maneira cautelosa e em um período de quatro a cinco anos, a fim de evitar descontentamentos dos empregados e prejuízos aos donos das empresas.

São eles: O Principio de Planejamento; O Princípio do preparo; O Princípio do Controle;  O Princípio da Execução;

Essa teoria de Taylor foi a base dos fundamentos administrativo e organizacional na administração, originando muitas outras teorias, as quais tem o intuito de melhorar o funcionamento administrativo das empresas. A partir desta foram surgindo outras teorias.

Henry Fayol (1841-1925) é considerado o fundador da teoria clássica da administração, criada a partir do modelo de organização militar exemplificando suas posições teóricas e copilando alguns fundamentos e princípios consolidados na época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com