TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO À ECONOMIA

CONCEITO DE ECONOMIA

ORIGEM ETIMOLÓGICA

OIKOS  =  CASA         +     NOMOS = LEI   logo : OIKOSNOMOS =Administração da casa, da coisa pública, do Estado.

CONCEITO

É a maneira pela qual os diferentes sistemas econômicos, administram recursos, com a finalidade de produzir bens e serviços objetivando o atendimento de necessidades da sociedade.

SISTEMA ECONÔMICO

O sistema econômico é regido por leis, normas, regulamentos, que tem a finalidade de disciplinar, ordenar e organizar o sistema, evitando práticas contrárias à ética no processo de oferta e procura de bens e serviços.

O sistema econômico é a forma como está organizada a sociedade para o desenvolvimento das atividades econômicas, valendo-se dos seguintes processos:

 

PRODUÇÃO

DISTRIBUIÇÃO

CIRCULAÇÃO  E

CONSUMO

Bens e serviços

Através dos seus agentes econômicos, sendo:

FAMÍLIA

Unidades familiares – consumo e proprietários de trabalho terra capital e capacidade empresarial

EMPRESAS

Unidades produtivas – produzir /comercializar

GOVERNO

Leis, normas, regulamento – organizar e disciplinar.

ECONOMIA UMA CIÊNCIA SOCIAL

A economia é considerada uma CIÊNCIA SOCIAL, porque como todas as ciências sociais, estudam a organização e o funcionamento da sociedade, mas no caso, sob o ponto de vista econômico, o que difere de outras ciências, tais como:

- SOCIOLOGIA         : valores, crenças, costumes, hábitos.

- BIOLOGIA                : características biológicas.

- PSICOLOGIA        : Comportamento do indivíduo.

Os assuntos de natureza econômica têm atormentado, desde remotas épocas, reis, imperadores, presidentes, ministros, políticos, filósofos e leigos.Um vez que os princípios e práticas econômicas moldam a vida diária da sociedade como um todo, tendo uma repercussão mais acentuada nas pessoas.

Faz-se necessário ter certo conhecimento em economia por estarem atrelados a ela a maior parte dos complexos problemas sociais, sendo:

  1. DESEMPREGO
  2. INFLAÇÃO
  3. POBREZA
  4. MEIO AMBIENTE

O PROBLEMA DA ESCASSEZ

A ESCASSEZ é o problema central de qualquer economia, se não houvesse ESCASSEZ não haveria necessidade de estudar economia.

A ESCASSEZ existe, porque as necessidades humanas são ILIMITADAS (roupas, calçados, alimentos, bens diversos), serviços (educação, saúde, segurança, transporte, outros), e os recursos produtivos (matéria-prima, máquinas, fábricas, terras agricultáveis), necessários para atender as necessidades da sociedade, os recursos são LIMITADOS.  O que temos, portanto é o FINITO, para atender o INFINITO.

O fenômeno da ESCASSEZ está presente em qualquer sociedade, seja ela rica ou pobre, porém em PAISES RICOS (USA, Inglaterra, Alemanha, Japão,...) as conseqüências são menos sofríveis, pois a sociedade acaba tendo alternativa substitutiva. Já nos PAISES POBRES (Zâmbia, Moçambique, Malauí, Somália, Etiópia...) a sociedade não resiste a determinados problemas, por falta de capacidade econômica.        

Não existe no mundo sociedade auto-suficiente, todas inevitavelmente, tem suas deficiências, decorrente de fatores diversos, tais como: CLIMA, SOLO, LOCALIZAÇÃO e outros fatores.

A ESCASSEZ decorre da necessidade de escolha, já que um país não pode produzir tudo o que a sociedade precisa, neste sentido são criados mecanismos que auxiliam quanto à decisão sobre o que será produzido, como e para quem.

ECONOMIA DE SUBSISTÊNCIA (escambo)

Segundo os registros dos feitos econômicos, no princípio o homem procurava produzir em seu pedaço de terra, tudo o que ele acreditava ser necessário à sobrevivência de sua família (legumes, verduras, grãos, carne de gado, carneiro, aves, lã, roupas, cobertores), no entanto lhe faltava o SAL e outros produtos. Para atender a ESCASSEZ, necessariamente ele iniciava um processo de troca, com seus familiares, vizinhos, na cidade. Com a evolução desta prática houve a necessidade de se criar uma referência de valor que facilitasse o processo de troca surgindo o COMÈRCIO.

O COMÉRCIO

O comércio em si surgiu em decorrência da NECESSIDADE de trocas de bens e serviços. O processo de troca foi se tornando complexo, cuja circunstância impôs o nascimento organizado de troca em um centro com essa finalidade específica CENTRO COMERCIAL/(FEIRA). Mais tarde surge uma referência de valor (MOEDA) que permitisse com segurança o valor da troca, e que pudesse agilizar o processo de aquisição de mercadorias e serviço.

NECESSIDADES

Em administração, mais precisamente em TGA – TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO, MASLOV no estudo das relação do homem com a organização, criou a HIERARQUIA DAS NECESSIDADES, segundo ele o homem na busca de sua realização como pessoa e como profissional busca atender suas necessidade dentro de uma escala hierárquica, sem queima de etapas, na seguinte ordem:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (213.2 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com