TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade abordar as disciplinas abordadas no decorrer do semestre.

A finalidade é apresentar a importância das ferramentas utilizadas para o sucesso das empresas.

Podemos destacar o guia PMBOK, o ciclo PDCA e o programa 5S esses estão voltados para a melhoria dos processos organizacionais.

Além das ferramentas, será apresentado a importância e o destaque da logística nas empresas modernas e o quanto está ligada com a satisfação do cliente, atualmente a logística é um grande diferencial, deste modo as empresa tem investido na área.

Já para os novos empreendedores, será abordada a importância do planejamento antes de abrir um negócio, deste modo a análise de mercado e o plano de negócios ganham grande destaque.

2 O QUE É O PMBOK?

O PMbok é um guia que possui diversos processos, técnicas e ferramentas uteis para o gerenciamento dos negócios. O PMbok não é um guia que determina como deve ser gerenciado um negócio, ele apenas apresentada boas práticas, deste modo o gerente e sua equipe ficam livres para escolher o que mais se adapte ao projeto.

O guia PMbok podem ser organizados por áreas de conhecimentos, no trabalho proposto abordaremos quatro áreas, sendo elas: Escopo, Riscos, Fornecedores e partes interessadas.

2.1 ÁREA DE CONHECIMENTO – ESCOPO

O escopo do projeto é o conteúdo que o projeto deve possuir e somente ele, ou seja, esta área define os processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário e apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso.

Segundo o guia PMBOK são necessários alguns elementos para o gerenciamento de escopo de um projeto, sendo eles: Planejar o gerenciamento do escopo, coletar requisitos, definir escopo, criar a estrutura analítica do projeto, todos estão relacionados ao planejamento de escopo e verificar e controlar o escopo, estão ligados ao monitoramento e controle de escopo do projeto.

2.2 ÁREA DE CONHECIMENTO – RISCOS

O gerenciamento dos riscos descreve os processos relativos a realização do gerenciamentos dos riscos em um projeto. Os objetivos dos gerenciamentos dos riscos são aumentar a probabilidade dos resultados positivos e diminuir dos resultados negativos.

Nesta área de conhecimento dos riscos, o objetivo é determinar como os riscos serão identificados, analisados e como as respostas serão planejadas.

2.3 ÁREA DE CONHECIMENTO – AQUISIÇÕES OU FORNECEDORES

Esta área define os processos que compram produtos ou adquiri serviços ou resultados. O objetivo principal desta área é determinar o que adquirir, de quem se quer adquirir, sendo assim se faz necessário avaliar as respostas dos fornecedores e escolher o fornecedor, como será a forma de pagamento, qual o contrato, prazo de entregas.

2.4 ÁREA DE CONHECIMENTO – PARTES INTERESSADAS

As partes interessadas são todas as pessoas envolvidas no projeto, sendo que podem exercer influência sobre o projeto.

As principais finalidades no processo são: identificar as partes interessadas, gerenciar o envolvimento das partes, monitar, controlar o envolvimento das partes no projeto.

3 O CICLO PDCA

O ciclo PDCA é um método utilizado pelas organizações para as tomadas de decisões, com finalidade de garantir o alcance das metas necessárias.

Ele foi desenvolvido pelo americano Shewhart, porém seu divulgador foi Deming.

As etapas que compõe o ciclo são: Planejamento (P – Plan), Execução (D – Do), Verificação (C – Check) e Atuação corretiva (A – Action).

Fonte: http://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/ciclo-pdca/235505/area/46

O ciclo PDCA começa pelo planejamento, que significa estabelecer missão, objetivos, metas e os procedimentos e processos para atingir os resultados. Este primeiro passo deve ser estabelecido de acordo com as diretrizes da empresa, definido as metas é preciso estabelecer uma metodologia para atingir os resultados esperados.

As empresas estabelecem dois tipos de metas, sendo elas: metas para manter e as metas para melhorar.

As metas para se manter são aquelas que vêm do mercado e que representam os desejos dos consumidores, por exemplo: todo cliente que entra em contato com uma empresa através do telefone, quer ser atendido prontamente, por isso torna-se conveniente padronizar o atendimento, deste modo o telefone deverá ser atendido em no máximo três toques e ao ser atendido, de imediato o atendente deverá identificar o nome da empresa, posteriormente se identificar e cumprimentar de acordo com o horário. Este é um procedimento padrão, sendo assim todos os departamentos deverão utilizar, facilitando ao consumidor no momento do contato.

Já as metas a melhorar, são aquelas que visam a produzir produtos ou serviços cada vez melhores para os clientes.

No texto base Os biscoitos: Girls Scouts, TI e perspectivas para a expansão, apresenta claramente uma meta de melhoramento, pois os pedidos que eram feitos de forma manual, foram revisados e através de um planejamento adotou-se um sistema informatizado que melhorou no controle dos pedidos e agilidade das entregas dos biscoitos.

Outra meta a melhorar que as empresas adotam é a redução de desperdício, ou seja, as organizações criam estratégias para diminuir ou zerar o desperdício e deste modo contribui diretamente com a produção dos produtos e com o meio ambiente em geral, por exemplo, atualmente as empresas contam com programas de reciclagem com o intuito de diminuir os danos ao meio ambiente.

O segundo ciclo da PCDA é a execução, neste ponto é muito importante treinar o método a ser adotado, executar e coletar os dados para a verificação do processo.

O terceiro passo é verificar os resultados, ou seja após planejar as metas e executar, torna-se necessário verificar o processo e os resultados obtidos, neste momento deve-se avaliar se o trabalho esta sendo realizado de acordo com o padrão estabelecido, verificar se os valores medidos variaram, e comprara os resultados com o padrão.

E a ultima etapa do ciclo são as ações corretivas, sendo assim se o trabalho desviar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com