TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

ORGANIZAÇÃO E REORGANIZAÇÃO

A Organização na contemporaneidade é considerada um organismo vivo em desenvolvimento constante, realizando a prática da inovação como um processo rotineiro favorável ao seu bom desempenho a serviço da sociedade. Incorporada essa visão e para o melhor entendimento do escopo e andamento habitual de uma organização, temos facilitando um processo de tomada de decisão, a exposição e análise de gráficos, organogramas.

Um bom planejamento pode determinar êxito no alcance dos objetivos. Dentro de organogramas temos algumas tipologias que podem auxiliar e determinar como o planejamento deve ser executado, destacando que a rigidez e a flexibilidade são os quesitos que diferenciam essas tipologias.

O organismo, incorporado ao estágio em vigor, poderá utilizar tanto uma como outra tipologia, seja mecanicista ou orgânica, pois as duas são veículos condutores ao escopo desejado, devendo existir a predileção por uma delas, podendo a não preferencial coadunar com a finalidade proposta.

Isso vai ao encontro de situações divergentes onde a instituição deve administrar as tipologias a serem utilizadas de acordo com a ocasião. E se, nesse contexto, consegue obter êxito, atinge suas finalidades, findando ciclos e interagindo positivamente com o ambiente (microambiente ou macroambiente) em que está inserida.

Como coadjuvante do processo de tomada de decisão, temos o layout, que nada mais é que a estrutura física e concreta do arranjo, disposição dos componentes materiais e humanos (móveis e pessoas) de uma organização. A proposta aqui é favorecer o bem-estar, partindo do princípio de que o indivíduo permanece maior parte do seu tempo em um ambiente que precisa estar adequado ao dinamismo das atividades, visando nesse contexto, um maior rendimento, maior retorno na execução do exercício, pois a comprovação de que o funcionário rende mais quando há qualidade de vida no trabalho é concreta.

Independente de como é efetuada a organização estrutural do espaço e alocação das pessoas, se de forma administrativa ou industrial, ou ainda quais cores serão usadas para influenciar no comportamento dos funcionários, o intuito é mesmo, facilitar a comunicação e o desenvolvimento das tarefas organizacionais.

Analisando a Gestão de Processos, temos a utilização de metodologias que devem ser esquematizadas como parte do desenvolvimento funcional a ser utilizadas como ferramentas fundamentais às finalidades institucionais de integração, essas nos permitem o acompanhamento das entradas, processamentos e saídas de todo o fluxo em andamento.

A Organização se estrutura de maneira diversificada, utiliza suas metodologias, layout e tipologias mais adequadas, mas nenhum desses quesitos funcionam acertadamente sem o mérito comunicativo. A comunicação tem sido um dos maiores vetores em difundir conhecimento, qualificando a máquina humana e mantendo a celeridade na execução dos processos internos ou esternos à estrutura, facilitando assim o marketing com os clientes que colaboram com a organização.

Caracteristicamente uma estrutura por processos vem acarretar uma série de procedimentos a serem analisados como desafio de gestão, em vista de outras executadas por função. A gestão por processos necessita diversificar estratégias para adaptar-se ao ambiente em que está inserida a instituição, maneja diferentes níveis de recursos, responsabilidades, instrumentos, diagnósticos, análises e requer um grande empenho do trabalho em equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com