TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

        [pic 16]

  1 INTRODUÇÃO

 Neste texto irei falar de um tema atual de nossas vidas, sobre o trabalho digno para o

pessoas trabalhando de maneira

SUMARIO

 INTRODUCAO-------------------------4

DENSENVOLVIMENTO---------------5

CONCLUSAO---------------------------8

REFERENCIAS-------------------------9

                                             INTRODUÇÃO 

 

  Na intenção de introduzir um produto no mercado, visar seu futuro é algo que todo empresário, não deixaria passar despercebido, e para que exista um futuro decisões devem ser tomadas a todo o momento, em cada fase do ciclo de vida do produto, da sua introdução no mercado, passando pelo crescimento e maturidade até chegar ao seu declínio, e o marketing como um estudo de trocas que se realizam no mercado no qual o objetivo será sempre pensar em atender ao cliente seria uma excelente opção estratégica para saber do cliente que tipo de produto o agrada ao ponto de permanecer no mercado por um bom tempo. Associando estratégia ao marketing o resultado seria uma estratégia de marketing adequada para cada estagio da vida de um produto. Existem diversos modelos de analise estratégicas e o BCG é uma das ferramentas utilizadas pelo marketing que se baseia no ciclo de vida do produto onde será relacionado o crescimento da empresa com sua participação no mercado dando origem a produtos que podem ser classificados na sua introdução como um produto oportunidades ou interrogação, passando para estrela no seu crescimento.

 

                                         

                                         

                                       Desenvolvimento

  Cada produto tem um ciclo de vida que vem mostrar sua evolução no mercado, o desempenho de suas vendas. As empresas utilizam esta analise para prever o momento certo de se fazer campanhas de revitalização ou se lançar produtos substitutos. Mas, durante este ciclo a empresa reformula sua estratégia de marketing diversas vezes, afim de estender a vida e a rentabilidade do seu produtos.

  Este ciclo é dividido em quatro fases: a introdução do produto no mercado,o crescimento, a maturidade e o declínio.

  1. Introdução: neste momento o produto não é conhecido, por isso, as vendas são ínfimas não há grande geração de receita, alem disso, o gasto em manutenção do produto é alto, o que provoca prejuízo.
  2. Crescimento: acontece quando o mercado passa a conhecer o produto o que provoca o aumento das vendas. Concorrentes começam a lançar modelos, esta competição somada a economia de escala vai provocar a diminuição do preço. A rentabilidade começa a aumentar.
  3. Maturidade: quando os volumes de vendas alcançam seus limites, os preços e os custos tendem a cair, os lucros diminuem e a concorrência aumenta.
  4. Declínio: os volumes caem drasticamente, os preços diminuem visando manter os volumes altos, o lucro diminui sensivelmente e o numero de concorrentes cai.

  No estagio inicial introdução a empresa deve definir a identidade e os valores de sua nova marca assim como definir os níveis de qualidade, o marketing trabalhava em cima desses parâmetros visando estimular a procura do mercado pelo seu produto, as campanhas publicitárias devem enfatizar as informações acerca de suas características como diferenciais, tecnologia, inovações, embalagens e vantagens competitivas. Neste momento não existe muito mercado consumidor,então as estratégias devem atrair os consumidores e convencê-los sobre as vantagens do produto, também pela falta de mercado existe a necessidade de deixar o produto disponível para os clientes, assegurando a distribuição nos pontos de venda e varejo. No quesito preço a estratégia de marketing é variada: o produto pode ser lançado com um valor alto e propaganda reduzida, a chamada penetração seletiva, ou o produto pode ser lançado com um preço mais baixo e intensa propaganda, essa  e a penetração antecipada. Existe ainda a estratégia do perfil elevado que consiste em lançar o produto com alto preço e intensa propaganda e a estratégia de perfil reduzido que consiste em pouca propaganda e preços reduzidos.

  Quanto maiores o gasto na promoção do produto acelera a taxa de penetração no mercado enquanto mantê-los baixo auxilia na diminuição com os custos com marketing.  Já a relação ao preço, quanto alto ajuda a recuperar o maior lucro do produto. Cabe a cada empresa escolher a estratégia que consiste no posicionamento pretendido.

  Quando o produto entra na fase de crescimento os consumidores já sabem seu diferencial, o que gera a necessidade nos consumidores em obtê-los e por isso as vendas crescem. O que ocasiona algumas dificuldades para a empresa, a primeira delas é lidar com a demanda. A estratégia neste caso é propor a melhoria da qualidade e acrescentar novos aspectos e modelos ao produto. Em relação ao preço deve ser mantido esperando o momento apropriado para sua redução, atraindo os consumidores sensíveis a preço na hora certa. Outra dificuldade são os concorrentes que aparecem, uma vez que o produto se mostrou lucrativo. A estratégia então deve ser substituir a propaganda de formação de consciência do produto, usada na fase anterior para sua aquisição, mostrando as vantagens do produto em relação aos concorrentes.

  A melhoria na qualidade, adição de novos modelos e entrar em novos canais de distribuição é importante para atingir os concorrentes, nesta fase a diferenciação e a estratégia mais relevante para que a empresa não perca a parcela de mercado que já foi conquistada.

  Quando o produto atinge um pico de volume médio vendido e estabiliza, ele esta na fase de maturidade, nesta fase o lucro estabilizara ate entrar em declínio, a concorrência é acirrada, assim a empresa tem que buscar sempre inovar, despertar novamente no consumidor a intenção de comprar, a estratégia é incluir atributos ao produto que converterão não usuários em novos usuários, mas a empresa também pode optar pela modificação do mercado, ou seja, a observação das oportunidades para encontrar novos seguimentos.e ainda escolher por conquistar os consumidores dos concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com