TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.534 Palavras (15 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 15

1 . Argumente a Administração como uma ciência, necessidade básica na vida das pessoas e das empresas. Explorando o conceito de Administração e Organização, diferencie eficiência e eficácia.  

   As organizações, grupo estruturado de pessoas que se unem para alcançar objetivos comuns, servem à sociedade, permitem a realização de objetivos que, individualmente, não poderiam ser alcançados. E para isso, é necessária uma administração eficaz de seus recursos. Dessa forma, sendo a administração um processo de coordenação do trabalho dos membros organizacionais, torna-se necessidade básica na vida das empresas e das pessoas.

   A principal condição para uma boa administração é a motivação. Devemos nos manter motivados para a vida e transmitir essa motivação para as pessoas com quem tratamos. Empreendimentos, negócios ou empresas só progridem quando há uma boa administração, ou seja, precisa ser eficiente e eficaz. Ou melhor, eficiente porque carecem de minimizar a utilização dos recursos utilizados e eficazes porque precisam alcançar resultados, atingir os objetivos estabelecidos.

2. Comente as funções da administração, níveis hierárquicos de uma organização e suas principais áreas funcionais. Papéis que o administrador desempenha nas organizações, cite exemplos.

   Assim como na nossa vida, na qual existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando na biosfera, na administração não é diferente, os administradores podem ser classificados pelo nível que ocupam na organização. Com relação à posição que ocupam na estrutura organizacional, pode-se distinguir três níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional. O nível estratégico é o mais elevado e é composto pelos administradores de topo, os quais, são responsáveis pelas principais decisões da organização, abrangendo a organização como um todo. O nível tático representa um ponto a seguir na estrutura organizacional. Esses administradores coordenam as atividades de outros de níveis mais baixos, e sua atuação é tática, orientada para uma unidade de negócio ou área funcional. O nível operacional é o mais baixo da hierarquia, constituído pelos administradores de primeira linha que são responsáveis pela coordenação do trabalho dos membros da organização e execução de atividades cotidianas.

   Nesse contexto, há funções da administração que auxiliam os administradores, como: planejar, organizar, dirigir e controlar. Todas essas funções são executadas de uma forma inter-relacionada. O planejamento consiste na definição das estratégias e no desenvolvimento de planos, a organização é a função que distribui as tarefas e os recursos entre os membros organizacional, a direção está relacionada com os processos de gestão de pessoas na organização e o controle assegura que os objetivos estão sendo alcançados.

   As organizações são divididas em áreas funcionais, são elas: produção e operações (conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou prestação de serviços de uma organização), marketing e comercial (está relacionada com as atividades que têm como objetivo captar e manter clientes), área financeira (lida com todos os aspectos que envolvem recursos financeiros) e recursos humanos (tem como objetivo a administração de comportamentos individuais em função dos objetivos coletivos).  As áreas funcionais representam uma forma de estruturação das atividades, permitindo à organização ganhos com a especialização de seus membros em tarefas e funções específicas.

   Os administradores desempenham uma variedade de papéis para alcançar os objetivos organizacionais. Entre eles, podemos destacar: papéis interpessoais (envolvem as relações dos administradores com outras pessoas), como, líder, símbolo e elementos de ligação, papéis informacionais (envolvem a coleta, o processamento e a comunicação de informações), como, monitor, disseminador e porta-voz e, por fim, os papéis decisórios (envolvem todos os eventos que implicam a tomada de decisão), como empreendedor, solucionador de conflitos, administrador de recursos e negociador.

3. Conceituar a tomada de decisão, a importância na Administração. As características do ambiente da tomada de decisão, como se dá o processo da tomada de decisão.

   Todos os dias as pessoas precisam tomar diversas decisões, como a roupa que irá vestir ou mesmo, o que comer. Nas organizações não é diferente, é necessário que os administradores tomem as decisões corretas para alcançar os objetivos. A tomada de decisão é a parte essencial do trabalho de um administrador. Uma decisão é a escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade. Não é fácil tomar as decisões corretas, para isso é preciso analisar o ambiente e avaliar as alternativas. Mesmo as decisões em que aparentemente todos ganham, têm de oportunidade, pelo fato de impedir a implementação de outras opções. Cada situação de decisão deve ser organizada em uma escala que vai da completa certeza à completa incerteza.

   Apesar da tomada de decisão ser definida coma uma escolha entre alternativas, não basta para qualificar o processo decisório. O processo de tomada de decisão é constituído por seis etapas, são elas: identificação da situação (identificar uma oportunidade ou um problema), diagnóstico da situação (estabelecimento de objetivos que se pretende alcançar com a decisão e análise das causas), desenvolvimento de alternativas (geração de possibilidade de ação), avaliação de alternativas (avaliação e comparação de alternativas, com o objetivo de selecionar a melhor), seleção e implementação da melhor alternativa (escolha da alternativa que se adapte aos objetivos  e valores da organização e que permita resolver o problema ou aproveitar uma oportunidade, assim que for escolhida, deve ser implementada) e monitoramento e feedback (monitor a implementação da decisão e avaliar sua eficácia).

4. Descrever decisões programadas e não programadas. Definir: certeza, risco e incerteza.

   Os administradores enfrentam muitas situações diante das quais precisam tomar decisões. Dependendo na natureza da situação, o administrador deve usar tipos de decisão diferentes. Existem dois tipos de decisões gerenciais: as decisões programadas e não programadas. As decisões programas são soluções para situações repetitivas e estruturas. Essas decisões encurtam o tempo do processo decisório, porque são soluções já testadas com sucesso. As mesmas não dependem de julgamentos, mas de mecanismos já definidos e testados, como as regras, procedimentos e políticas. Já as decisões não programadas são soluções específicas para resolver situações desestruturadas e pouco frequentes. O processo decisório é usado geralmente para apoiar esse tipo de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com