TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.694 Palavras (11 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO:                                                                                                                                                                                

Neste trabalho serão apresentados os seguintes conceitos básicos de economia que motivam as análises e estudos empresariais relacionados á análise de investimentos em uma economia de mercado, que envolvem os assuntos relacionados á microeconomia e á macroeconomia dentre as suas diferenças. Serão apresentados os métodos quantitativos, onde irá facilitar a compreensão da sua aplicabilidade no contexto organizacional. O conceito de ética, política, e sociedade também foram expostos, abordando o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista.

Para começarmos a compreender á microeconomia e á macroeconomia precisamos saber quais suas respectivas diferenças:

Á microeconomia é a parte que se encarrega do comportamento de cada ator econômico de forma individual, como podem ser as famílias, as empresas, ou os trabalhadores. Nela se analisa de forma exaustiva leis como a da oferta e demanda entre os consumidores, o nível de preços ou á elasticidade de cada produto. Isto é o como se chega á um acordo entre as necessidades dos consumidores e das empresas que oferecem os bens e serviços, bem como todas as variáveis “psicológicas” que podem afetar, como á qualidade do produto ou as diferentes necessidades de cada pessoa.

Á macroeconomia é a parte da economia que se encarrega de estudar o funcionamento econômico em geral, bem como as politicas econômicas que são adotadas em larga escala, por exemplo, em um país. Isto é engloba á sociedade em um conjunto funcionando ao mesmo tempo, não de forma independente. Algumas das variáveis mais usadas são os produtos interno bruto, a taxa de desemprego, os níveis de impostos ou á taxa de juros, entre outros.

Podemos observar como a inflação tem influenciado na economia e acompanhar através dos diversos veículos de comunicação seus impactos como no exemplo:


         A variação dos índices de inflação afeta diretamente a economia de um país, refletindo em indicadores como o de desemprego. Em feiras e supermercados, é comum notar uma mudança no preço de alguns produtos num curto espaço de tempo.

Das definições anteriores podemos destacar várias diferenças que nos ajudam a distingui-las.

A macro procura uma perspectiva geral e a micro uma perspectiva individual.

As variáveis utilizadas são muito diferentes, por exemplo em macroeconomia o PIB observa a produção total de um país e em microeconomia a quantidade produzida por uma só empresa.

A situação que afetam a macroeconomia e não a microeconomia, e vice-versa. Por exemplo, um novo modelo de carro muito barato afetará as variáveis microeconômicas, mas não as macroeconômicas.

Ainda que sejam muito diferentes, não são totalmente independentes e precisamos de ambas para compreender a economia.

Desenvolvimento

        As instituições empresariais organizam-se de maneira em busca da consolidação da empresa no mercado regional e mundial visando sempre o publico exigente na qualidade e eficiência na prestação de serviço. A situação nacional com suas variações reflete uma nova tendência de organização na gestão empresário fundamentado na intepretação da estatística que estabelecem parâmetros de atuação e investimento. A criação de métodos que utilize os dados obtidos no levantamento estatísticos servirão como fonte na formulação de politica de uma empresa.

        O ramo de supermercado está sendo um segmento que sofre uma grande competitividade com redes empresarial estrangeira que implanta em nossos pais modificações estrutural de qualidade, maskintig eficiência, com isso, a pequena empresa tem que estrutura, e investir conscientemente em tecnologia avançada que proporcione uma visão sistemática das variações ocorridas em curto, médio e longo prazo.

        Em virtude aos fatos mencionados é de grande relevância a gestão financeira está atualizada com os índices de desenvolvimento, identificando a problemática econômica catalogando pontos de melhorias interna e externas.

        Considerando os aspectos que nos últimos 10 anos de evolução do segmento de redes de supermercados, torna-se  indispensável uma organização das pequenas e grandes empresas, aperfeiçoando e buscando os conceitos numéricos apresentados no mercado econômico, pois o país está em processo de desenvolvimento necessitando de estudos das diversas mudanças neste segmento, possibilitando um levantamento de dados que demostre de que forma fazer um investimento direcionado a demanda proposta.  

Conceito aos números índices

A aplicabilidade de índices tem como fundamento as estatísticas de comparação aos grupos variáveis relacionados entre si, fato que possibilita um resumo da variações significativas ocorridas ao longo do tempo, em si tratando de mercado econômico é apresentado na forma de percentuais, medido as variações de preços e de quantidade no decorrer do tempo.

        Os índices são classificados da seguinte forma;

        Índices simples e índices compostos;

        Relativos;

        Índices agregativos simples e ponderados;

        Índices de Sauerbeck;

        A duas formas de líder com índices, a primeira delas e a grandezas simples que é utilizado um (único item ou variável) sendo qualificado de         ÍNDICE ELEMETAR OU SIMPLES, o segundo é a grandezas complexas que utiliza (aquelas que expressas por muitos valores) qualificado com ÍNDICE SINTÉTICO OU COMPOSTO, por sintetizar a variação global das variáveis por ele avaliadas.

 Por número de índice, entendesse a relação entre o valor da variável em duas datas diferentes;

        O primeiro valor que é apresentado no numerador e chamado de VALOR CONSIDERADO OU CORRENTE;

        O Segundo valor que é apresentado no denominador e chamado de VALOR- BASE OU DE REFERÊNCIA.

Definido o numero de índice da seguinte maneira;

B (Valor-base) e C (Valor considerado) dpor Ib,c

        Ib,c =  Valor da variável na dta considerada  . 100

                  Valor da variável na data_base

Cabel ressalta que os índices são destituídos de qualquer significado se não forme especificado as datas a que se referem, por isso, a expressão acima está multiplicada por 100.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com