TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: Metalurgia dos pós metálicos.

A metalurgia do pó é uma ciência nova para os metalúrgicos, o processo surgiu como uma tecnologia no início do século passado e está em plena fase de pesquisas para o desenvolvimento de novas aplicações e melhoria das características dos  metais e misturas metálicas ,conhecidas como ligas.

Consiste na injeção de pós metálicos e polímeros ultrafinos, os polímeros servem como elementos ligantes e os pós metálicos são a ligas metálicas e  lubrificantes sólidos  (estearato de zinco, por exemplo), que auxiliam na redução do atrito com as ferramentas compactantes.

Existem alguns métodos  de obtenção de pós , entre eles , os mais importantes conhecidos são a atomização e a eletrólise.

Os pós são misturados em formas de “y” ou em cones, e levados para  potentes prensas mecânicas ou hidráulicas, após  a compactação ,a peça passa para o processo de sinterização e é levada para o forno onde é aquecida de forma controlada, de acordo com os as propriedades desejadas do material.

As vantagens da metalurgia do pó se resumem no aproveitamento de até 97% da matéria prima, não há cavacos, sem formação de carepa, bom acabamento superficial, produtos de alta pureza, fácil automatização de processo produtivo, tolerância dimensional, a peça já sai pronta da linha produtiva, reduzindo os processos posteriores e etc.

As desvantagens se resume a limitação de quantidade mínima de peças para a produção, levando em consideração o custo do processo e as limitações geométricas de alta complexidade, por exemplo, roscas, canais e furos transversais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com