TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  13.993 Palavras (56 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 56

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

        Que tal assim!

        Não continue lendo o material a seguir sem que antes você tenha uma claro entendimento sobre “Qual a diferença entre definição e conceitos? Assista a aula no YOUTUBE no link:  https://www.youtube.com/watch?v=W2mLeSbHtYs.

  1. a definição - é terminantemente enunciada em dicionário – enunciado curto e preciso e;
  2. o conceito -  muda de na medida em que pode ter diversas aplicações em virtude dos AUTORES que os utilizam; isso acontece quando a definição adentra num glossário (de conceitos) importantes num determinado campo de estudo ou ação: necessidade em economia x necessidade em marketing.

I – O ANTEPROJETO

A principal ocupação do discente em ESTÁGIO SUPERVISIONADO I é o de elaborar um ANTEPROJETO, conforme previsto no art. 20º - A realização do Estágio Supervisionado I e que de acordo com o Prof. Carlos Fernando Jung, em sua proposta metodológica, edição de 2009, para Fins Didáticos, aborda o assunto apresentando o seguinte conceito:

Um projeto consiste em um conjunto de etapas sistematicamente ordenadas que tenham por finalidade detalhar um conjunto de ações a serem executadas para se atingir a finalidade requerida (isto é: no processo de investigação da pesquisa).

Então que finalidade é esta? A resposta para tal questão é: “a de realizar uma pesquisa”.

Porém, o que mais desanima o discente nesta fase é a falta de compreensão e da apreensão das informações sobre a PESQUISA ACADÊMICA.  E de que não existe uma RECEITA de BOLO para explicar como REFERENCIAR os ELEMENTOS de um ANTEPROJETO de PESQUISA.

Então vamos tentar oferecer uma perspectiva para facilitar o árduo trabalho de garimpar informações para desenvolver o ANTEPROJETO em ESTÁGIO SUPERVISIONADO I.  

Lembrando que isso vai acontecer no decorrer do processo de busca do discente pela área de conhecimento que será objeto da sua pesquisa, então responda uma das TRÊS PERGUNTAS - possibilidades de pesquisa dó seu PROJETO:

  1. o seu PROJETO será construído a partir de uma HIPÓTESE OU PERGUNTA GERADORA OU NORTEADORA CONSTRUÍDA PELA OBSERVAÇÃO do tipo assim: “Quanto maior o porte da empresa mais sofisticado é o sistema de custos?”
  2. o seu PROJETO será construído a partir de uma HIPÓTESE OU PERGUNTA GERADORA OU NORTEADORA BASEADA NAS PESQUISAS JÁ REALIZADAS do tipo assim: “A utilização do sistema de custo ABC nas grandes empresas localizadas no Estado de São Paulo”.
  3. o seu projeto será constituído a partir de uma HIPOTESE OU PERGUNTA GERADORA OU NORTEADORA BASEADA UMA TEORIA do tipo assim: “Quanto mais às lideranças e organizações estiverem baseadas nas premissas da Teoria Y, maior a probabilidade de sucesso terá a implantação do processo orçamentário na empresa”.

Agora que você já tem uma referência sobre a sua proposta, vamos então para a próxima etapa a busca pela Área Temática – Área Específica do Conhecimento - Disciplina. Nesse contexto, podemos informar que existem no campo da pesquisa as palavras: ÁREA BÁSICA, ÁREA TEMATICA DE CONHECIMENTO, ASSUNTO, TEMA, TÍTULO PROVISÓRIO, PROBLEMA, OBJETIVO GERAL E OBJETIVO ESPECÍFICO e pelo que tudo indica, as mesmas estão muito bem referenciadas e conceituadas no acervo da literatura especializada no assunto.

No entanto a primeira tentativa do aluno e tentar já copiar um TÍTULO PROVISÓRIO DA INTERNET procurando adaptar a uma situação-problema ou hipótese. Lendo engano do aluno, uma vez que o TÍTULO PROVISÓRIO é última coisa que se faz no ANTEPROJETO em função da sua capacidade de construção e reconstrução.

Não existe escapatória. O mínimo que se pode fazer é escolher a ÁREA TEMÁTICA – ÁREA ESPECÍFICA DO CONHECIMENTO - DISCIPLINA e para isto você terá que utilizar o EMENTÁRIO que está no CD com nome/documento -  03 Universo Ementário de Adm SG 2013. Feita isso, um novo caminho deve ser seguido.

O ASSUNTO em ANTEPROJETO DE PESQUISA surge na medida em que o aluno passa a ter contato com os ARTIGOS ACADÊMICOS da sua área de interesse a partir do Ementário, da Disciplina e conteúdo Programático (Linha ou Proposta de Pesquisa – Assunto - UNIDADES) contidos nesse instrumento.   Digamos que a cada nova leitura de um ARTIGO ACADÊMICO surge um conjunto de PALAVRAS CHAVES que podem dar noção de um ASSUNTO e a direção indicativa de um TEMA.  

TEMA (tema ou projeto de pesquisa) é um assunto (um ou mais) cuja DIREÇÃO foi dada a partir de idéias e pesquisas (10 ARTIGOS ACADÊMICOS) efetuadas relativas às: teorias, conceitos e construtos ou construtos do objeto de pesquisa, ou seja, o início do PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO da aquilo que o pesquisador (aluno) pretende abordar e com parâmetros precisos em sua investigação.

O ASSUNTO não é “o que você quer saber”. Porém ele vai lhe ajudar num processo síntese da ÁREA TEMÁTICA – ÁREA ESPECÍFICA DO CONHECIMENTO e oferecer novas fronteiras de pesquisa dentro de um EIXO de pesquisa, por exemplo: falar sobre Recursos Humanos, conforme tabela Capes, seria assim: Ciências Sociais Aplicadas (grande área)  Administração (área do conhecimento – básica)  Administração de Recursos Humanos (área temática – área específica do conhecimento)  Gestão de Pessoas (especialidade)  Recrutamento (assunto) e Seleção (assunto)  Tema (direção do assunto - é descrição discursiva do conteúdo programático, através das suas unidades e que resume um ou mais conteúdos conceituais ou conceituais / procedimentais) Título Provisório (que foi o começo da sua idéia ......). Em caso de dívida consulte o link: http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/tabela-de-areas-do-conhecimento-avaliacao 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (109 Kb)   pdf (915.9 Kb)   docx (541.8 Kb)  
Continuar por mais 55 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com