TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.643 Palavras (11 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO -

MODALIDADE A DISTÂNCIA

ATPS – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Sumaré - SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO -

MODALIDADE A DISTÂNCIA

ATPS – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ATPS elaborada para fins de avaliação parcial do Módulo de Administração Financeira e Orçamentária do curso de Administração de Empresas ANHANGUERA EDUCACIONAL, sob a orientação do Professor Wagner Luiz Villalva e da Tutora presencial

Sumaré – SP
2015

Sumário

Introdução        

ETAPA 1        

Planejamento da Administração Financeira        

Questão – Reforço do conceito teórico        

ETAPA 2        

Administração financeira e orçamentária        

Avaliação dos Investimentos em Ações na Companhia Agua Doce        

Informações sobre cálculos de Risco e Retorno        

ETAPA 3        

Conceito de valor        

Cálculos – Empresa A,Z        

Cálculos – Empresa Y        

Cálculo de viabilidade (VPL,TIR e IL)        

ETAPA 4        

Avaliação de investimentos em ambientes de risco        

Métodos para análise de orçamento de capital        

Análise de Sensibilidade e Nível de Risco – Projetos X e Z        

Cálculo de viabilidade – Companhia Doce Sabor        

Conclusão        

Referências Bibliográficas        

Introdução

Neste capitulo abordaremos o estudo feito através dos exercícios proposto na ATPS de Administração Financeira.

A Administração Financeira e Orçamentaria envolvem as áreas de Humanas e Exatas que juntam diversas matérias com: Custos, Contabilidade, e Matemática Financeira e as coloca no ponto de vista de um Gestor Financeiro, que deve estar atento aos setores do mercado no geral acionistas, bancos, entidade, governantes e entre outros.

Nesta ATPS foi possível por em pratica a avaliação de um investimento/projeto em relação ao risco e retorno e como as taxas do mercado podem influenciar no retorno de um investimento.

No modo geral tivemos a oportunidades de praticar os conhecimentos estudados em sala de aula, e apreciar os retornos de um projeto ao longo de um período. Também pudemos verificar os retornos de acordo com as taxas do mercado, e determinar qual é o melhor investimento através do coeficiente de variação.      

ETAPA 1

Planejamento da Administração Financeira

Afim dealcançar os objetivos estipulados e definir as formas para alcança-las, é esperado que a empresa planeje de forma antecipada, de forma que sejam traçados formas e meios de conseguir atingir os seus objetivos.

Podemos definir o planejamento como parte das ações de extremo papel em meio à organização, e que se faz de extrema necessidade em quase todos os departamentos de uma companhia, de forma especial naquelas onde se desenvolvem as atividades financeiras, como dito por Gitman (1987).

É por meio do planejamento financeiro, que o gestor de finanças pode seguir as regras de mudanças, e revisar as mesmas quando preciso, verificar previamente as possíveis chances de investimentos, endividamento e a avaliar o montante necessário de dinheiro para poder se estabelecer de forma segura, independente da situação a ser passada.

Podemos então dizer que, o planejamento financeiro nos indica aos caminhos, que nos conduzem as conquistas das metas da empresa, mesmo sendo ele a curto ou a longo prazo. A fim de conduzir a gestão desta forma, ou até mesmo de uma forma eficaz, os gestores precisam fazer uso de ferramentas de confiança, afim de que possam tomar as melhores e mais oportunas decisões.

Segundo a descrição dada pelo autor Lawrence: Uma vez que o campo das finanças está diretamente ligado à Teoria Econômica, é requerido dos gestores financeiros o entendimento da estrutura econômica e estar atentos para as consequências das variações de atuação econômica e de alterações da política econômica.

Isso acontece principalmente em relação à moeda, e sua valorização como moeda nacional.

Quando ocorre uma valorização monetária nacional, a companhia brasileira tende a encontrar obstáculos ao competir com as mercadorias comercializadas por outros países.

Uma companhia que exporta na região da Europa, no qual o Real está com um valor maior que o Euro, não conseguirá comercializar o seu produto na região.

Por exemplo, um produto brasileiro, que tem seu valor estipulado em mais de mil reais, tende a aumentar o seu valor para o destino europeu, ainda que o mesmo continue sendo vendido pelo mesmo valor inicial, pois uma vez na Europa, no momento de realizar a conversão desse preço para a moeda local (Euro), eles precisarão pagar mais Euro para obter o mesmo produto.

Ou analisando por outro ângulo, para as companhias que importam tal produto, o fluxo tende a ser favorável, pois serão necessários menos Reais, para o montante de Euros requeridos para a aquisição de máquinas ou matérias-primas vindos da Europa, por exemplo.

Por outro lado, imaginemos que, o país se encontra em meio a uma situação de desvalorização monetária, e como consequência sofrendo a inflação, no qual a moeda do país se encontra a perder seu valor, e por outro lado, as demais como o dólar faz o contrário. Nesse caso, por exemplo, para as empresas que atuam no comércio exterior e em meio à importação de matéria-prima, em meio à alta inflação, tende a adquirir um insumo mais caro, e como consequência o valor do produto final tende a aumentar e com isso, alimentando uma alta da inflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (931.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com