TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.624 Palavras (19 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 19

APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA MELHORIA CONTINUA UTILIZADA POR GRUPOS DE CCQ: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA VALE S.A

Amanda Paula Rodrigues de Moura *

______________________________________________________________________

RESUMO

Para conseguir atingir a qualidade no sistema de gestão nos produtos e serviços, as empresas se valem de ferramentas de qualidade que ajudam os grupos de trabalho, os CCQ’s (círculo de controle de qualidades), e a toda empresa a conseguir resolver seus problemas. Para tanto as ferramentas de qualidade são técnicas criadas por vários especialistas de qualidade, que ao longo de anos as desenvolveram e aprimoraram para que estas fossem utilizadas por toda a organização para poder atender ao ciclo de qualidade. A pesquisa inicialmente foi bibliográfica, buscando na literatura obra com o tema aqui abordado e posteriormente o estudo de caso. O objetivo geral desta pesquisa foi o de analisar a eficácia das ferramentas de qualidades utilizadas por grupos de CCQ associada ao ciclo do PDCA no setor administrativo da empresa VALE S.A na promoção da melhoria continuada.

Palavras-chave: Qualidade; Ferramentas da qualidade; CCQ.  ______________________________________________________________________

* Aluna de ........


ABSTRACT

______________________________________________________________________

To be able to achieve the expected quality in products and services, companies make use of quality tools that help workgroups, the CCQ's (quality control circle), and the whole company to solve their problems. For both quality tools are techniques developed by several quality experts, who over the years have developed and improved so that they were used throughout the organization in order to meet the quality cycle. The research was initially literature, searching the literature works with the theme addressed here and then the case study. The overall objective of this research was to examine the effectiveness of the quality tools used by QCC groups associated with the PDCA cycle in the administrative sector of the company VALE SA in promoting continuous improvement.


Keywords: Quality; Quality tools; CCQ.

INTRODUÇÃO

A importância na qualidade no sistema de gestão nos produtos e serviços é um tema discutido em todas as empresas que se tornaram exitosas nos mercados competitivos e pelas empresas que buscam a melhoria contínua para satisfazer as exigências de seus clientes. O conceito de qualidade no sistema de gestão é antigo e mesmo antes da industrialização já se fazia a distinção entre produtos de qualidade e produtos com a qualidade aquém das exigidas pelo mercado (LACOMBE; HEILBORN, 2011).

A qualidade do sistema de gestão surgiu na Década de 1920, nos EUA e começou apenas como controle de produtos acabados, para posteriormente se tornar um controle ao longo do processo de todo produto ou serviço fornecidos no mercado. Agora a qualidade abrange todas as áreas, adquirindo, a partir dos anos de 1960, maior importância devido a popularização da gestão da Qualidade Total (LACOMBE; HEILBORN, 2011).

A qualidade seria, portanto a correção de erros ao longo dos processos de produção, desde o início da elaboração dos produtos/serviços até a entrega ao cliente final, satisfazendo todas as exigências esperadas. Custódio (2015) citando os estudos de Feigenbaum, afirma que até 40% de capacidade de produção das empresas é desperdiçado por estas não operarem com qualidade desde o início dos processos.

Já os americanos, afirmavam que qualidade era um conceito incompatível com custos baixos, e sempre seria necessário escolher ou um ou outro. Existe um custo a ser pago por uma alta qualidade de produtos e serviços, pois qualidade reflete a quantidade de atributos de um produto/serviço. Porém custos maiores acontecem quando não se tem qualidade. Diante disso, estudos realizados nos anos de 1950 e 1960, demonstraram que em muitos casos os custos reduziam-se com a implantação de processo de qualidade ao longo da produção de produtos no lugar de simplesmente retirar produtos defeituosos, gastos eram diminuídos com devoluções, transporte, inadequação de produtos e serviços e impedindo que peças defeituosas comprometessem a produção (LACOMBE; HEILBORN, 2011, p. 490).

A partir destes estudos e da constatação que se poderia aliar qualidade a redução de custos da produção, a qualidade total tomou rumos de crescimento em todo mundo, espalhando seus critérios e ferramentas para quase todas as organizações. Ao longo do tempo, novos conceitos foram incorporados aos já existentes, como o foco no cliente e nos princípios divulgados por Toledo (1993) sobre a falta de qualidade (perda de vendas; custos da baixa qualidade que envolvem reclamações, perdas de clientes e custos em processos; além dos perigos para a sociedade com produtos inadequados a vida e saúde das pessoas). Devido a estas conscientizações, a qualidade total é buscada de forma a satisfazer os clientes e tornar sua vida melhor.

Para conseguir atingir a qualidade esperada em produtos e serviços, as empresas se valem de ferramentas de qualidade que ajudam os grupos de trabalho, os Círculos de Controle de Qualidade (CCQ), e a toda empresa a conseguir resolver seus problemas. As ferramentas de qualidade são técnicas cridas por vários especialistas de qualidade, que ao longo de anos as desenvolveram e aprimoraram para que estas fossem utilizadas por toda a organização para poder atender ao ciclo de qualidade. É importante observar que as ferramentas são meios para se alcançar a melhoria da qualidade (MARQUES, 2010).

Este artigo pretende analisar as ferramentas de qualidade utilizadas pelo (CCQ), uma vez que se torna importante a divulgação do uso destas ferramentas que facilitam a busca pela qualidade nas organizações, tanto nos seus processos produtivos quanto nos serviços prestados. Desta forma, a pesquisa irá abordar a gestão da qualidade, com foco no CCQ e as ferramentas de qualidade mais conhecidas no Brasil. Bem como também aprimorar nossos conhecimentos quanto a importância do círculos de controle de qualidade (CCQ); que é um grupo formado a partir de indivíduos de um mesmo nível funcional, ou pertencentes à mesma área de trabalho que visa identificar problemas ou assuntos relacionados a sua atividade. Normalmente a composição dos grupos é voluntaria, realizadas pelos próprios funcionários, com o incentivo de chefias imediatas. O grupo identifica os problemas que serão estudados e posteriormente apresenta soluções para os mesmos. Estas sugestões não se referem apenas à qualidade dos produtos, mas abrangem problemas relacionados a eficiência, ou seja, a qualidade dos processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (195.6 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com